5 Dicas Preciosas para Manter o Foco nos Estudos

Prime Cursos 21.08.2018

Não importa se é um curso de automaquiagem ou curso de inglês, realmente é fácil perder o foco depois de horas estudando. Qualquer detalhe do ambiente pode se tornar uma distração e fica pior quando percebemos que o tempo está acabando.

Alguns fatores podem atrapalhar (bastante) a capacidade de manter o foco nos estudos, principalmente nas tarefas que exigem um nível ainda maior de concentração. Mas então, o que podemos fazer para incentivar o cérebro a se concentrar?

foco-nos-estudos-

Vejam abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar certas distrações e manter o foco nos estudos e principalmente em seus resultados:

Organização

Parece uma dica “ok”, mas você perceberá que estudar num ambiente organizado faz toda a diferença. Isso fará com que você pare de dar importância à coisas que não interessam na hora do estudo.

Limpe a sua mesa de estudos e deixe apenas o necessário. Outra dica é escolher um local confortável e bem arejado, com uma cadeira adequada e que a temperatura seja agradável (nem muito frio, nem muito quente).

Organize seu local de estudos e sua agenda também

Organize seu local de estudos e sua agenda também

Seja organizado e crie um cronograma com atividades de estudo e prazos para executá-las. Assim será muito mais fácil alcançar seus objetivos, pois você deverá cumprir o que está no cronograma.

Elimine tudo o que não lhe ajudar nos estudos

Televisão? Nem pensar. Música? Deixe para depois. O celular deve ser desligado ou mantido longe, assim como qualquer outro objetivo que pode “roubar” sua atenção.

Nem pense em falar “só vou verificar se chegou alguma mensagem”, você sabe que pode olhar depois. Se você deseja estudar, tire aquele tempo para ESTUDAR.

Avise a todas as pessoas que moram com você que você precisa de concentração, por isso não pode ser interrompido. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você irá se adaptar e conseguir se concentrar e estudar com mais facilidade.

Faça todo o possível para evitar distrações

Faça todo o possível para evitar distrações

Se não conseguir a tranquilidade necessária em casa você pode optar por estudar em blibliotecas, universidades abertas ou em alguns lugares públicos.

Hora da Pausa

Você não precisa de trancar no quarto e só sair após 5 horas de estudos. Não estude sem descansar, estude com pequenas pausas, necessárias para manter o foco.

Quando perceber que a concentração diminuiu, pare por alguns minutos, tome uma água, faça um lanchinho, para poder voltar renovado e com mais vontade ainda de adquirir conhecimento.

momentos de descanso são essenciais para seus estudos

momentos de descanso são essenciais para seus estudos

Uma ótima estratégia é revezar seu tempo de estudos com tarefas diárias de forma a intercala-las, por exemplo: estudo, almoço, estudo, pagar contas, estudo, lanche, estudo, academia, etc… até uma pequena cochilada ou assistir uma serie na netflix pode lhe auxiliar desde que seja programada.

Respeite seu tempo

Tem quem prefira estudar de manhã, e também quem pense que se concentra muito mais à noite. É importante entender que cada indivíduo tem caracteríticas únicas e se conhecer, saber os horários que você rende mais podem te ajudar nessa hora.

Por exemplo, se a noite é seu perído mais produtivo onde consegue se concentrar mais, deixe para estudar as matérias mais difíceis neste período…. nos outros você direciona as matérias que tem mais facilidade.

Leia e Escreva

Não se contente em apenas ler a matéria, escreva também para gravar com mais facilidade. É mais fácil entender o assunto e mantê-lo na mente quando escrevemos.

Estude lendo e escrevendo também

Estude lendo e escrevendo também

Outra dica que faz muita diferença é escrever o assunto à mão em vez de digitar. Pode ser que você não preste tanta atenção digitando, quanto prestaria se fosse escrever.

Abuse dos recursos

Nossa memória consegue absorver informações de diversas formas e quando você está no limite de uma delas, como por exemplo ler, pode usar outros recursos como por exemplo assisitr uma aula no youtube ou até praticar sua corrida ouvindo um audiobook.

vídeos podem lhe auxiliar nos estudos

vídeos podem lhe auxiliar nos estudos

Conclusão

São dicas simples e que podem auxiliar nos dias de estudo. Tente segui-las e veja se a sua concentração melhora. Não tem tempo para estudar? A Prime Cursos oferece diversos cursos online e gratuitos. Você pode começar na hora que desejar e estudar de acordo com o seu tempo.

cursos online gratuitos

Leia Também

133 Comments

Margarete Furini Perez

Estou me atentando a tudo isto; pois quando focamos em objetivos que queremos para nossa vida profissional acho muito importante estas dicas e por isto as levo a serio. Obrigada

Reply
Prime Cursos

Olá José, tudo bem?
Sim, quanto mais você ler mais criará o hábito de ler. Para quem ainda não tem o hábito pode parecer difícil, mas depois você conseguirá com mais facilidade!
Qualquer dúvida deixe seu comentário!
Prime Cursos

Reply
Athanazio Trivellato Ambiel

Estou exatamente com este problema de estudo, e percebo que minha filha não tem muita concentração, ainda mais agora com celular, internet, facebook…

Reply
Alexandra

Adoro as dicas que vcs da Prime Cursos nos passa, estou aprendendo todos os dias .

Valeu vcs são demais.

Reply
vania maria de oliveira pereira soares

obrigado pelas dicas, é bom saber que há gente disposta a ajudar com suas dicas, incentivo e dicas nunca são demais!

Reply
adriana

Gostei muito das dicas já prático algumas, mas precisarei me atentar mas ainda, pois estou no final da pós graduação, portanto no final requer muito esforço mental.

Reply
Maurício José T Ribeiro

O essencial para estudar corretamente está de acordo, e também uma “pré disposição” para aceptar melhor as informações explanadas …

Reply
PRISCILA TOMAZ BATISTA

estou adorando esse site, as dicas me são muito bem vindas e estão me ajudando muito a ter mais foco nos estudos. Obrigada pela incrível atenção que vocês nos dão.

Reply
Lana

Meu maior problema é querer saber tudo de uma vez.Não consigo esperar para depois se posso ver agora e acabo dando longo espaço de tempo para retornar pq sei que vou estudar até me cansar mesmo.Isso tem feito eu desistir pela falta de organização do tempo.Mas vou me corrigir.Obrigada pelas dicas pq aprender é muito bom!

Reply
Luiz

Sou igual a vc. Quero aprender tudo de uma vez só. Por isso que fico triste, pois quando mais aprendo mais quero aprender

Reply
HEBERTT

nao sei estudar estudar por partes sempre pego todo material e nao faça nada, nao sei me concentrar nas leituras penso muitas coisas ao mesmo tempo, e acabo ficando sem paciência.

quero muito sair desde problemas,
agradeço muito ajuda.

Reply
Jozineide brito

Estou precisando, de concentração e muita coisa para um
Ser humano, gostei das dica.

Reply
Giorgia Santos

Boa tarde,
Muito boa as dicas de como estudar, seria interessante se colocasse de maneira mais clara como se organizar ou fazer um planejamento para estudos ou também projetos, ou ainda , técnicas de concentração, pois percebo que é isso que falta na maior parte dos estudantes.
Gostaria de agradecer e parabenizar à Prime Cursos pelas dicas, artigos e cursos disponibilizados a todos, parabéns pela iniciativa!

Reply
Prime Cursos

Olá Giorgia, tudo bem?
Obrigada pela sua sugestão, assim que possível faremos um artigo com técnicas de concentração!
Fique a vontade para fazer quantos cursos desejar em nosso site ok?
Desejamos muito sucesso!
Prime Cursos

Reply
gilberto

É +ou- o que eu faço. A melhor hora para estudar é de madrugada.Precisa ter força e determinação.

Reply
Graça Olveira

Ame as dicas, tenho um fiho que não consegue se concentrar, pois vve estudando rodeado de celular e caixas de múscas

Reply
Lussandra

Estas são otimas dicas , ja estou a fazê-las. E como mudou minha concentração, meu desempenho.

Reply
Prime Cursos

Olá Gilmara! Tudo bem?
O que está ocorrendo ao tentar fazer o seu cadastro? Se possível, tente abrir por outro navegador! 🙂

Qualquer dúvida deixe seu comentário.
Prime Cursos

Reply
Francisco Daniel

Acabo de entrar em contacto com estás instruções e percebi que, elas ser-me-ão úteis, visto que, estou começar um curso de mestrado num país, que estou a conhecer pela primeira vez.

Reply
Ana Wladia

a minha maior dificuldade, é mais em redação!
eu gosto muito de escrever mais sei que nao estou fazendo direito logo vem os erros e falo ah sei que nao vou ser aprovada, passei muito tempo me dedicando aos meus filho e trabalho, mais é óbvio que gostaria e quero ter foco…

Reply
Edna

Dicas bastante animadoras . Já estou pondo em prática para o concurso público. Valeu,vcs são ótimos!

Reply
Osvaldo da Fonseca

gostei das dicas dadas para estudar, mais ue, ñ consigo acabo por adormecer e me distraiu por tudo e a matéria ñ entra. seguirei vossos metodos em menos de um mês darei a devida resposta. Obrigado pelas dicas.

Reply
magda

Gostei das dias …ajuda bastante. .gostaria de saber quais os cursos da prime curso e como faço. .

Reply
Prime Cursos

Olá Magda, tudo bem?
Você pode conhecer todos os cursos pelo link abaixo:

https://www.primecursos.com.br/cursos/

Você deve fazer o seu cadastro no site, e depois escolher o curso que deseja fazer. Após isso, clique em ASSINAR GRÁTIS e depois em CONFIRMAR ASSINATURA. E pronto, depois basta entrar no curso escolhido em sua área para alunos.

Qualquer dúvida entre em contato ok?
Prime Cursos

Reply
Zenith Santos Nogueira

Estou mesmo precisando de um bom estímulo
que ajude a manter esse foco.
cansaço….preguiça….falta de uma dose de pressão que as vezes faz parte.
a idade avançada .
Zenith S.Nogueira – outubro 2016, 14:13:16

Reply
maria

gostei das dicas,vou coloca – las em prática ,sou ansiosa,trabalho e estudo,as despesas da casa todas são de minha responsabilidade,moramos em 3 pessoas todas adultas,e, em vez de me ajudar,duas dessas pessoas diz que de tanto estudar vou enlouquecer.Já eo.stou pensando em procurar um psicologo.

Reply
Regisson Silva

Muito bacana Antônio!
Inclusive tenho um material sobre como organizar a agenda de estudos (fiz pensando nos guitarristas, mas pode ser aplicado para qualquer atividade).

Abrass

Reply
Paulo C Spina

Muito bom, a dica do cronograma e ótima pois fica claro o tempo disponível, mas gostaria de acrescentar um dado importante que por falta de informação passa despercebido.
O tipo de luz que utilizamos na área de estudos pode deixar nosso cerebromais atento ou ocorrer o oposto.
Nosso ciclo circadiano é regido pela temperatura de corda luz portanto luzes azuladas que reproduzem a luz do amanhecer deixam o cérebro em estado de alerta propício para assimilação de informações, a luz amarelada como final de tarde é exatamente o oposto.
Se desejar mais informações e só mandar um email que terei prazer em compartilhas mais informações.

Reply
Sandra Britto

MEU MAIOR PROBLEMA EM CONCENTRAÇÃO, SÃO OS PENSAMENTOS… ELES ME TIRAM O FOCO. AS VEZES ESTOU NUMA FRASE E DE REPENTE VEM ALGUM PENSAMENTO QUE NÃO TEM NADA A VER COM O ESTUDO… MAS VOU PROCURAR MELHORAR… VOU TRABALHAR MAIS NISSO… OBRIGADA

Reply
Natália

Se a gente for listar todos os itens que fazem com que percamos a concentração nos estudos, entre eles estão os principais: smartphone, com acesso às redes sociais, whatsapp, ou mesmo quando se tratam de assuntos mais sérios, como as preocupações com outras atividades que a gente tem que desempenhar ou compromissos que ainda precisam ser cumpridos, problemas pessoais e profissionais, meu amigo, haja motivo para perder o foco! Mas as dicas vão me ajudar bastante mesmo, daqui em diante,pois preciso muito de organização em meu ambiente de estudos, separar o tempo certo para cada atividade e compromisso, e , acima de tudo, respeitar o meu horário, que é à noite, que eu consigo me concentrar mais, pelo fato de não haver barulho para incomodar. Sou também muito sensível a barulhos. Portanto, obrigada,Antônio pelas dicas! Um abraço!

Reply
Antonio Crlos Donato

meu grande problema é a concentração, muitas coisas durante o dia que atrapalha muito como conversas musica sou apaixonado por musica se estou estudando e ouço uma musica quando me vejo já estou prestando atenção na musica; então agora com estas dicas vou tentar me organizar melhor e ver o horário que posso estudar melhor, vou seguir as dicas.

Reply
Margaret

Meu maior problema é realmente me concentrar no que estou lendo. Ás vezes estou lendo e meu pensamento vai para outra coisa que tenho que fazer, recomeço a leitura e já não é a mesma coisa. O difícil mais ainda é ter um horário específico para estudar, a não ser que seja na hora de dormir e aí não dá, durmo sentada em cima do not de cansada. a minha rotina é pesada. Amei o vídeo e suas dicas. Obrigada!

Reply
josé maria

Bom dia. estudar sempre é ou será nosso privilégio,mas o tempo é bem curto para quem trabalha o dia inteiro e tbm a noite durante a semana.Mas, sempre deixo para estudar melhor aos finais de semana,pq reservo o tempo só pra isso pois me concentro melhor ,pq durante a semana não dá.

Reply
Deuslene Santos

São dicas enriquecedoras,para trabalhar as nossas dificuldades, com maior precisão, tornando assim mais apta…

Reply
LILA TENÓRIO CAVALCANTI

É MUITO BOM ESTUDAR, JÁ FEZ CURSO,GOSTEI BASTANTE…
ESTAS DICAS SÃO MUITO IMPORTANTE……………OBRIGADA, EU SEMPRE INDICO A ALGUÉM………..JOSEFA.

Reply
Deia

Gostei das dicas…..tbm estou nesse caminho dos estudos comecei a poucos dias…..depois q agente é mãe de família coisas desse tipo ficam mas complicadas mas não impossível ner…. obrigada pelas dicas

Reply
Bianca Queiroz

Bom dia! Estou adorando as dicas. Tenho dificuldade em me organizar para estudar e mais ainda em manter o foco, quando estou estudando, acabo pensando em outro assunto e tbm na leitura tenho muito sono. Gostaria de entender o por quê de tanto sono, se tive uma noite tranquila?
Obrigada!

Reply
Prime Cursos

Olá Bianca, tudo bem?
É normal sentir sono na hora de ler e estudar! Você já tentou mudar o horário dos estudos? Tente ler num horário que tenha mais disposição! Outra dica é analisar a iluminação do ambiente. É fundamental ter um ambiente claro para ler e estudar. Cuidado também com a sua postura! Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida deixe seu comentário!
Prime Cursos

Reply
CIRLENE PEREIRA

ME DISTRAI MUITO OS MAUS PENSAMENTOS, FICO PENSANDO MUITO NO MEIO DA LEITURA E TENHO QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO.. O QUE FAZER??

Reply
Rubens Sousa

Nunca consigo tempo para estudar por conta dos filhos, casamento e cansaço físico!

Reply
Benedita maria

Bem na mosca,tenho varios cursos começados que não vejo a meses,não consigo manter o foco,me sinto incapaz por isso quero muito aprender mais de muita coisa,mas vou procurar seguir esses conselhos muito utéis,obrigada.

Reply
Ussene Rodrigues Murequege

Ganho vontade e atencao para estudar, quando estou fora do ambiente academico. Mas quando sao coisas sem interesse como ( ler publicidades, cadalogos entre outros formularios) ganho mais foco e muita capacidade para reter-los.

Espero que as dicas possam dar-me efeitos!

Reply
Flaudenice Ramos de Vasconcelos

Amei as dicas, a maior dificuldade pra ter foco nos estudos é a ansiedade. Mas agora vou tentar controlar a ansiedade. Obrigada!

Reply
Rosângela de Jesus Jorge Santos

Achei excelente as dicas,penso que preciso esquecer um pouquinho os afazeres domésticos para concentrar mais nos estudos, principalmente agora que estou fazendo a monografia .As vezes penso que não vou dar conta de tanta coisa,afinal ser mulher é assim ,trabalhar,estudar,cuidar da casa ,filhos e marido.Mas com essas dicas com certeza chegarei ao final com sucesso.Obrigada.

Reply
Rejane Martins

Tudo é motivo para que eu deixe meu foco de lado.
meu celular tem sido meu grande inimigo…

Não sei mais o que fazer!!!!!

Reply
Aldileia Souza

Acredito que todos têm esse problema na hora do estudo. Acredito que problemas, silêncio do ambiente quaisquer coisa li tira o foco.

Reply
Lourival Pereira

Lourival N Pereira.

Olá bom dia!
E sinto muito sono toda as vezes que vou ler ou estudar, e não consigo me concentrar preciso de ajudar. O que devo fazer para libertar desse impedimento que esta me atrapalhando e muito?

Reply
Prime Cursos

Olá Lourival! Tudo bem?
É normal sentir sono na hora da leitura…porém se possível, tente trocar o horário que irá ler e estudar. Além disso, veja se você está com uma boa iluminação no ambiente. Outra dica que ajuda é ler sentado e/ou em voz alta! Manter uma postura correta também ajuda muito. São algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença. Teste e conte se deu certo ok? Bons estudos!
Prime Cursos

Reply
Luis joão camundonda

Tenho muita dificuldade, de como gerenciar o tempo e me distraio fácil mente. perco o foco com facilidade, e não consigo me concentrar nos estudo. mas gostei das vossas dicas vou procurar polas em pratica.

obrigado – preme cursos

Reply
Rita de Cássia Dantas

Tenho dificuldade de me concentrar o horario q produzo melhor não tenho como parar,preciso organizar meu tempo trabalho muito em regime de plantões desorganiza meu biorritimo.produzo melhor pela manhã até pq minha cidade muito quente. obrigada pelas dicas me fez ver que são obstáculos que preciso superar.

Reply
Francisco Paixão

É muito importante essas dicas, quando vou estudar procurar seguir essa linha de raciocínio para obter mais resultados. Parabéns por essas orientações.

Reply
Lucas Miranda

Eu estudo, porém não mantenho foco, realmente essas dicas são valiosas, porque também não definimos um objetivo, não organizamos um horário para estudar e nos organizar melhor. Obrigado prime cursos por essas essas dicas!

Reply
Antonia Da Silva Furtado Da Silva

Gostei das dicas gosto de estudar pela manhã q estou sozinha em casa a tarde os meus filhos me tiram do serio. RSRS

Reply
Thiago Pereira

ótimo artigo, me ajudou muito, pois eu praticava muitos erros ali descritos!
muito obrigado!!

Reply
Maria Gonsalves

Gostei muito, pois estava realmente precisando organizar meu tempo, pois ás vezes achamos mais fácil desistir dizendo que não tem tempo do que se organizar.
Obrigada pelas dicas, pois vou me organizar meu tempo em todas as áreas.

Reply
ilza de jesus machado

boa noite.
obrigada pelas dicas. Tentarei fazer com que meu filho ponha essas dicas em prática. Tenho um filho que faz Eng. da Computação em Goiânia e reclama da dificuldade de concentração.

Reply
Carmen Jesus de Oliveira

Neste vídeo você falou tudo que estou vivendo. Como me identifiquei com as suas palavras.Vou acessar com urgência o vídeo da Prática Deliberada. Obrigada!

Reply
Aires Francisco

Estou muito agradecido pelas dicas. Na verdade, tenho perdido concentração. No entanto, vou segui-las.

Reply
angela gloria

náo consigo manter o foco….
mas agradeço muito seu estimulo.Pois apesar de ter 60 anos me interesso por estudar.
Gosto de acumular conhecimentos de diversas matérias…..
Vai uma dica:
se tivesse ilustrações talvez fosse mais fácil assimilar os temas do estudo.
Muito obrigado pelo inventivo…
Estava precisando bastante nesse tempo q vivemos….

Reply
joao sergio

Dificilmente consigo me conçentrar apenas naquilo que estou a estudar,preciso que desenvolvam mais este tema por favor.

Reply
joao sergio

Este ano vou pra a Universidade e vou fazer Administração Publica e, precisarei bastante da vossa ajuda.

Reply
Sandra Tereza de Freitas

Muito interessante as dicas, em vários momentos me identifiquei com as dicas, eu até gosto de estudar, mas diante do fator idade, situações vivida de dedicação para a família, as cobranças que me faço. Tudo isso entre outras situações causa as distrações internas.
Fiz anotações que vou buscar seguir nos próximos estudos.Obrigado.

Reply
bruno

eu tenho muita dificuldade de ler e entender o texto, estou precisando de ajuda por favor me socorrem

Reply
Joel Costadelli

OLA, QUE LEGAL, EU ESTOU MESMO PRECISANDO ME CONCENTRAR NOS ESTUDOS, VOU TENTAR SEGUIR ESTAS DICAS, BRAVO, PARABÉNS PELO BELO SITE.

Reply
Élida Pinto da Vitória

Esse artigo foi escrito exclusivamente pra mim. Obrigada!!

Reply
Leandro

Na verdade se todos pudessem ser pai só depois de entender isso as coisas estavam muito melhor. Pois o artigo esta de acordo mesmo com as idéias dos mais famosos estudiosos, escritores, compositores entre outros. Porém como muitos as vezes não tem acesso a um conteúdo como esse, pode acabar achando que não render nos estudos seja crônico e seu mesmo. Obrigado!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *