A Importância da Ética Profissional

Prime Cursos 23.10.2018

A palavra “ética” vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, “propriedade do caráter” ou “modo de ser”. Trata-se de uma disciplina da filosofia que estuda a conduta humana.

Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ter ética ou ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, não prejudicar o próximo, e cumprir os valores determinados pela sociedade em que se vive.

Quem tem ética profissional, cumpre as atividades exigidas pela sua profissão, e cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar de acordo com as diferentes áreas de atuação. Porém existem algumas atitudes que são universais, ou seja, um padrão que deve ser aplicado em qualquer tipo de atividade profissional, como o respeito, responsabilidade e honestidade.

A ética profissional traz diversos benefícios tanto para o profissional, quanto para seus colegas de trabalho e para a prórpria empresa. Existem diversos benefícios ao aplicá-la na sua rotina, como:

– crescimento dos resultados da empresa
– maior respeito entre os colegas de trabalho
– educação desde situações pequenas até as maiores
– relacionamentos interpessoais
E muito mais, desde que todos os colaboradores sigam os princípios abaixo:

Honestidade

Acredite: ter honestidade é a característica mais importante de qualquer pessoa, em qualquer área de atuação, e vida pessoal em geral. Essa qualidade pode te levar longe, abrir caminhos e fazer com que você tenha sucesso pessoal e profissional. Tenha sinceridade com seus colegas, para quem assim você seja respeitado e classificado como alguém de confiança.

Educação em qualquer situação

Por favor, obrigado, desculpe e com licença são palavinhas mágicas que podem abrir caminhos e encantar pessoas. Trate a todos com muita educação, assim como você também gostaria de ser tratado.

Ser humilde

Você não é melhor do que o seu colega. Seu chefe não é melhor do que você. Entenda que independente do cargo de cada pessoa, todos devem ser tratados com o mesmo respeito. É preciso ser humilde para trabalhar em equipe, além de estar disposto para ouvir críticas e sugestões. O ideal é ser flexível, manter a mente aberta e dar espaço para a opinião dos outros. O profissional humilde sabe reconhecer seus erros, sabe ouvir conselhos e críticas e sabe que é preciso estar em constante aprendizado.

Ter respeito

Tenha cuidado com as suas palavras e atitudes, e seja educado com todos ao seu redor. O respeito é fundamental e faz parte das regras de ética profissional. Se precisar conversar sobre algum problema ou fazer alguma crítica construtiva, faça sempre de forma educada. Tente analisar como você gostaria de ser tratado, e como você gostaria que os outros conversassem com você.

Não fale dos outros

A fofoca pode até parecer algo comum, mas é um erro grave que muitos profissionais cometem. Um simples comentário pode se tornar em algo grande, e acabar machucando a pessoa ao reu redor. A fofoca pode prejudicar até a carreira da alguém, então evite ao máximo. Se alguém tentar te chamar para uma conversa assim, saia imediatamente. Além de prejudicar outros profissionais, o tempo gasto fofocando poderia ser usado para trabalhar e fazer coisas muito mais importantes.

Tenha respeito pela hierarquia

Cuidado para não prevalecer algum amigo apenas pela relação que você tem com ele. Não deixa que nada interfira na relação herárquica, nem uma amizade, nem uma inimizade. Lembre-se de que o importante é que cada pessoa seja valorizada pelo seu trabalho e suas competências, e não pelo nível de amizade.

Aprenda a reconhecer o mérito dos outros

Um dos fatores mais motivacionais de um ambiente de trabalho é o reconhecimento. Por isso, aprenda a reconhecer o mérito das outras pessoas, dê crédito à quem mereceu e NUNCA aceite elogios pelo mérito alheio. Saiba reconhecer o trabalho do outro e seja sincero quanto ao trabalho das pessoas de sua equipe. Os elogios e as recompensas devem ser de quem merece.

Respeite a privacidade

Nunca mexa na gavera, mesa, computador, celular ou documentos de outras pessoas, apenas se você tiver autorização para isso. Você gostaria que alguém ficasse mexendo nas suas coisas? Aposto que não, certo? Então respeite a privacidade de todos ao seu redor.

Assuma seus erros e saiba pedir desculpas

Errou? Acontece! Mas aprenda a reconhecer. Não se desespere, não fique dramatizando, nem forçando a barra. Apenas busque a melhor solução para o problema e claro, garanta que não acontecerá novamente. Se precisar de ajuda, peça, e lembre-se de sempre falar a verdade.

Se você gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

24 Comments

Luís Monteiro Oliveira

Meu sempre obrigado, Prime! Vocês continuam ensinando o de melhor! Parabéns!

Reply
elcy castor

Excelente texto, Claro, objetivo e didático. tem muita gente precisando saber como proceder e talvez seja essa ausência ou desconhecimento de ética a causa de tantas demissões nas empresas !!!!!

Reply
Arlindo

Adorei o texto, antecipadamente tenho noção do que é ética profissional, pois sim, teri proximo ano na Univerdidade.

Reply
Arlindo

Disculpa, salvo o erro de digitação no comentário acima da forma verbal *TERI* para *TEREI*

Reply
Leandro

A equipe da Prime Cursos, se supera a cada dia que passa. Dicas muito valiosas.

Obrigado!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *