Dicas para melhorar sua memória e raciocínio

Deu branco! Quem nunca passou por isso? Durante um discurso ou uma avaliação, é comum observar que muitas pessoas esquecem o que iam falar ou alguma parte do conteúdo da prova. Por mais preparado que esteja, algumas informações importantes podem ser esquecidas.

Exercitar o cérebro é fundamental para garantir uma boa memória e aperfeiçoar as capacidades de concentração e pensamento lógico. Existem algumas atividades e atitudes que podem ajudar a lembrar do que estudamos e a ter um excelente raciocínio. Você sabia que até melhorando a alimentação podemos estimular a saúde cerebral?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Sabendo da importância desse assunto, trouxemos hoje algumas dicas para quem deseja melhorar memória e raciocínio. Vamos ver?

Cuide da sua alimentação

Como falamos acima, algumas mudanças na alimentação podem ajudar o organismo a melhorar a memória e o raciocínio. Ao promover pequenas mudanças no dia a dia, já é possível notar uma grande diferença na memorização, além de ganhar mais disposição. Sempre que possível, invista em frutas frescas, vegetais, peixes e outros alimentos com Ômega-3.

Veja abaixo um vídeo interessante com 6 alimentos capazes de turbinar cérebro:

Tente usar as duas mãos e os dois pés

Sim, pode parecer impossível escrever com a outra mão para pessoas que são destras ou canhotas. Aliás, fazer qualquer coisa utilizando o outro pé ou a outra mão pode ser uma tarefa difícil. Porém, saiba que quando você  tenta fazer algo com a mão menos utilizada, você consegue estimular os dois lados do cérebro. Por isso, sempre tente fazer outras coisas com a mão ou pé que você usa menos, como por exemplo, chutar a bola com o outro pé durante um jogo de futebol ou pentear o cabelo com a outra mão.

Faça contas de cabeça

Quando precisamos calcular algo, automaticamente pegamos o celular ou abrimos a calculadora no computador, não é mesmo? É claro que fazer isso faz com que ganhemos tempo, além da praticidade de não precisar contar de cabeça. Porém, fazer contas de cabeça é fundamental para manter o seu cérebro ativo. A matemática faz com que você estimule e amplie a capacidade de raciocínio, por isso, antes de recorrer a calculadora, faça contas mentalmente.

Durma bem e pratique exercícios

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para o corpo e para o bem estar, e também ajudam a aumentar a capacidade cerebral. A atividade física ativa os reflexos e a circulação sanguínea. Então, nada de sedentarismo, ok? A saúde agradece! Além disso, busque dormir melhor. Uma boa noite de sono é revitalizante, e o hábito de dormir bem é muito importante para a saúde do cérebro. Além disso, o sono ajudar a regenerar as células cerebrais e remover toxinas acumuladas no organismo.

Faça coisas diferentes

Que tal mudar o caminho de volta para casa hoje? Ou então, que tal ouvir uma música nova, comer algo diferente ou fazer alguma atividade que nunca fez antes? Situações diferentes e inéditas são excelentes para fortalecer o raciocínio lógico, além de estimularem a produção de novas conexões neurais.

Estimule a criatividade

Busque aprender algo novo todos os dias. A curiosidade é um ótimo estimulante para o cérebro, e quando pesquisamos sobre algum assunto, o órgão cria novas conexões neurais. Por isso, busque aprender sobre novos assuntos, conhecer novas palavras e novos termos. Ouviu algo numa rodinha de amigos e não entendeu? Tire um tempinho do dia para pesquisar! Além de aprender algo novo, você ainda melhora o seu raciocínio!

Se você deseja estimular a criatividade aprendendo sobre novos assuntos, que tal fazer um curso online? Na Prime Cursos você encontra diversos cursos de diferentes áreas. Que tal aprender sobre comunicação, gastronomia, informática, administração ou até aprender um novo idioma? Faça o seu cadastro no site e comece agora mesmo a ganhar conhecimento e exercitar o cérebro! Todos os cursos são online e gratuitos!

Faça da leitura um hábito

Como já falamos aqui no blog, a leitura nos traz a possibilidade de aprender sobre novas culturas, hábitos e histórias diferentes. A leitura estimula o raciocínio e a imaginação. O hábito da leitura deve ser uma momento de descontração e lazer, e não uma obrigação. Se ainda não tem o hábito de ler, comece aos poucos com uma pequena leitura sobre algo que você goste. Aos poucos você irá se acostumando e a leitura fará parte do seu dia a dia naturalmente. A leitura é uma ótima maneira de ganhar conhecimento e melhorar a memória!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para melhorar a memória:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

20 COMENTÁRIOS

  1. Dicas de muita importância e que tenho procurado me valer das mesmas para melhorar o bem estar e a qualidade de vida. Isto vale para todos.

  2. Gostei muito das dicas!!! Estou estudando com vocês da Prime cursos: e estou feliz com o que estou aprendendo.

    Brigado a todos vocês! !

    Edimilson Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui