|

6 dicas para economizar nas compras de material escolar

Quem tem filho em idade escolar já sabe que o começo do ano é época de comprar o material. Mas com os preços cada vez mais altos, é importante que os pais planejem muito bem as compras, e sejam cuidadosos antes de adquirirem itens desnecessários, parcelar as compras e ceder ao desejo de compra das crianças. E por mais que a compra seja anual, geralmente na virada do semestre já é preciso repor canetas, borrachas, lápis e outros materiais, o que aumenta ainda mais os custos.

Algumas compras são inevitáveis, porém, se houver um bom planejamento é possível economizar bastante nas compras. Selecionamos 6 dicas que podem ajudar:

Pesquise muito antes de comprar

Não adianta, se você deseja economizar, terá que pesquisar. Faça uma lista das lojas e se não puder ir em todas, entre em contato por telefone. E será que não é mais barato comprar pela internet? Verifique e compare o preço de cada item. E ás vezes, comprando todo o material numa única loja, você consegue um bom desconto.

Pesquise e compare preços antes de comprar o material escolar!
Pesquise e compare preços antes de comprar o material escolar!

Reaproveite o que puder

Antes de sair comprando coisas novas, cheque tudo o que seus filhos já têm em casa. Muitas coisas provavelmente ainda estarão em boas condições de uso, e com certeza poderão ser reutilizadas. Tesouras, réguas, estojos e mochilas são alguns bons exemplos. Talvez eles não gostem muito dessa ideia – o que é normal, já que a maioria das crianças adora ganhar materiais novinhos – porém, é preciso moderação!

É possível também aproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, e se não der, faça uma boa ação e doe o material para crianças/adolescentes de famílias que não têm condições de comprá-los.

A união faz a força (e a economia também)

É muito importante conversar com vizinhos, amigos e familiares, e verificar se eles têm materiais para trocar ou emprestar. Verifique o que você não usa mais e troque, empreste ou doe. Assim, um pode ajudar o outro. Além disso, lojas de atacado costumam oferecer bons preços. Então, que tal juntar mais alguns pais e comprar o material escolar com eles? Lápis, borrachas e canetas são itens facilmente encontrados em pacotes, e crianças de praticamente todas as idades precisam. A união e a parceria fazem boas economias!

Combine com outros pais e comprem juntos o material em lojas de atacado!
Combine com outros pais e comprem juntos o material em lojas de atacado!

Analise se é necessário comprar tudo agora

Será que você realmente precisa comprar todos os itens da lista agora, ou pode esperar alguns meses? Nessa época os preços estão muito altos, então ás vezes, esperar é uma boa ideia. Compre os materiais mais importantes, e se possível, vá comprando o resto aos poucos.

Cuidado com os personagens

Provavelmente seu filho vai querer o material completo do Ben 10 ou de algum outro personagem. Mochila, caderno, estojo, lancheira, apontador. Geralmente esses produtos são mais caros, podendo chegar a três vezes o valor do produto. Que tal então negociar? Compre um item do personagem favorito do seu filho, mas não o material completo. Existem diversas opções de produtos bonitos, mais baratos com a mesma qualidade.

Cuidado: os materiais com estampas de personagens têm preços mais elevados!
Cuidado: os materiais com estampas de personagens têm preços mais elevados!

Antecipe suas compras

Quanto mais perto da data de início das aulas, mais altos serão os preços. A dica é se programar para comprar os materiais o quanto antes. Assim, além de conseguir preços melhores, você também evita filas!

Compre primeiro o necessário

Sabemos que muitas vezes a emoção pode falar mais alto, afinal, qual pai não deseja comprar tudo o que o filho pede? Bom, mas é importante administrar a compra de material escolar como qualquer outra compra, e calcular o quanto você poderá gastar.

Faça uma lista de prioridades, e compre primeiro o mais importante, como livros e outras exigências do colégio. Deixe para renovar a mochila ou comprar outras coisinhas que as crianças gostam no final, se sobrar algum dinheiro. Além disso, que tal aprender a administrar suas finanças fazendo um curso online? A Prime Cursos oferece diversos cursos sobre Finanças e outros assuntos interessantes que podem te ajudar!

Compre primeiro os materiais mais importantes!
Compre primeiro os materiais mais importantes!

Veja abaixo um vídeo com dicas para economizar nas compras de material escolar:

Esperamos que as dicas possam ajudar, e se você gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

12 Comentários

  1. , Gostei das dicas.Aproite oque sobrou do ano passado, em matéria de cadernos.Nao comprar por impulso na primeira loja e faça sua pesquisa, pois mesmo as mês mas lojas em lugares diferente teem preço diferente.

  2. Minha filha me faz gastar muito dinheiro com material escolar.. ano que vem seguirei essas dicas.

  3. Sempre analiso o que é necessário, principalmente agr na faculdade. Muitas coisas ficam novas e dá para reaproveitar quase tudo.

  4. Adorei as dicas, material escolar é um gasto considerável e economizar é sempre bom!
    Obrigada por compartilhar.

  5. Gostei dicas! Uma que sempre siga é a de evitar os desenhos animados eles encarecem demais nossa lista. Compro 1 caderno só de desenho caros os outros compro comuns. Meus filhos entendem.

  6. Ótimas dicas, economizar é sempre bom né!

  7. Consegui economizar muito esse ano seguindo as dicas. Obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.