6 dicas para economizar nas compras de material escolar

Prime Cursos 01.02.2019

Quem tem filho em idade escolar já sabe que o começo do ano é época de comprar o material. Mas com os preços cada vez mais altos, é importante que os pais planejem muito bem as compras, e sejam cuidadosos antes de adquirirem itens desnecessários, parcelar as compras e ceder ao desejo de compra das crianças. E por mais que a compra seja anual, geralmente na virada do semestre já é preciso repor canetas, borrachas, lápis e outros materiais, o que aumenta ainda mais os custos.

Algumas compras são inevitáveis, porém, se houver um bom planejamento é possível economizar bastante nas compras. Selecionamos 6 dicas que podem ajudar:

Pesquise muito antes de comprar

Não adianta, se você deseja economizar, terá que pesquisar. Faça uma lista das lojas e se não puder ir em todas, entre em contato por telefone. E será que não é mais barato comprar pela internet? Verifique e compare o preço de cada item. E ás vezes, comprando todo o material numa única loja, você consegue um bom desconto.

Pesquise e compare preços antes de comprar o material escolar!

Pesquise e compare preços antes de comprar o material escolar!

Reaproveite o que puder

Antes de sair comprando coisas novas, cheque tudo o que seus filhos já têm em casa. Muitas coisas provavelmente ainda estarão em boas condições de uso, e com certeza poderão ser reutilizadas. Tesouras, réguas, estojos e mochilas são alguns bons exemplos. Talvez eles não gostem muito dessa ideia – o que é normal, já que a maioria das crianças adora ganhar materiais novinhos – porém, é preciso moderação!

É possível também aproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, e se não der, faça uma boa ação e doe o material para crianças/adolescentes de famílias que não têm condições de comprá-los.

A união faz a força (e a economia também)

É muito importante conversar com vizinhos, amigos e familiares, e verificar se eles têm materiais para trocar ou emprestar. Verifique o que você não usa mais e troque, empreste ou doe. Assim, um pode ajudar o outro. Além disso, lojas de atacado costumam oferecer bons preços. Então, que tal juntar mais alguns pais e comprar o material escolar com eles? Lápis, borrachas e canetas são itens facilmente encontrados em pacotes, e crianças de praticamente todas as idades precisam. A união e a parceria fazem boas economias!

Combine com outros pais e comprem juntos o material em lojas de atacado!

Combine com outros pais e comprem juntos o material em lojas de atacado!

Analise se é necessário comprar tudo agora

Será que você realmente precisa comprar todos os itens da lista agora, ou pode esperar alguns meses? Nessa época os preços estão muito altos, então ás vezes, esperar é uma boa ideia. Compre os materiais mais importantes, e se possível, vá comprando o resto aos poucos.

Cuidado com os personagens

Provavelmente seu filho vai querer o material completo do Ben 10 ou de algum outro personagem. Mochila, caderno, estojo, lancheira, apontador. Geralmente esses produtos são mais caros, podendo chegar a três vezes o valor do produto. Que tal então negociar? Compre um item do personagem favorito do seu filho, mas não o material completo. Existem diversas opções de produtos bonitos, mais baratos com a mesma qualidade.

Cuidado: os materiais com estampas de personagens têm preços mais elevados!

Cuidado: os materiais com estampas de personagens têm preços mais elevados!

Antecipe suas compras

Quanto mais perto da data de início das aulas, mais altos serão os preços. A dica é se programar para comprar os materiais o quanto antes. Assim, além de conseguir preços melhores, você também evita filas!

Compre primeiro o necessário

Sabemos que muitas vezes a emoção pode falar mais alto, afinal, qual pai não deseja comprar tudo o que o filho pede? Bom, mas é importante administrar a compra de material escolar como qualquer outra compra, e calcular o quanto você poderá gastar.

Faça uma lista de prioridades, e compre primeiro o mais importante, como livros e outras exigências do colégio. Deixe para renovar a mochila ou comprar outras coisinhas que as crianças gostam no final, se sobrar algum dinheiro. Além disso, que tal aprender a administrar suas finanças fazendo um curso online? A Prime Cursos oferece diversos cursos sobre Finanças e outros assuntos interessantes que podem te ajudar!

Compre primeiro os materiais mais importantes!

Compre primeiro os materiais mais importantes!

Veja abaixo um vídeo com dicas para economizar nas compras de material escolar:

Esperamos que as dicas possam ajudar, e se você gostou do artigo, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

Um Comentário

thadeus

, Gostei das dicas.Aproite oque sobrou do ano passado, em matéria de cadernos.Nao comprar por impulso na primeira loja e faça sua pesquisa, pois mesmo as mês mas lojas em lugares diferente teem preço diferente.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *