Como ser mais produtivo e ter mais foco com a Técnica Pomodoro

Veja se você já passou por isso: você acorda cedo para um novo dia de trabalho. Chega na empresa motivado e começa a planejar o seu dia. O horário do almoço chega e você percebe que tudo o que fez até o momento foi tomar algumas xícaras de café, checar seus e-mails e planejar o que iria fazer durante o dia. Após a pausa, começa novamente motivado a recuperar o tempo perdido pela manhã. Sem querer, você procrastina novamente, e quando percebe o dia está quase terminando. Você se pressiona e tenta realizar algumas tarefas no fim do dia, mas não, isso não funciona. Você vai dormir frustrado por não ter feito nada durante o dia inteiro, e promete a si mesmo que no dia seguinte isso vai mudar, pois você terá foco e será muito produtivo. Mas infelizmente, você sabe, não é assim que funciona.

As distrações fazem com que as pessoas procrastinem
As distrações fazem com que as pessoas procrastinem

Se você se identificou com essa situação, saiba que isso é normal. Infelizmente as distrações do dia a dia fazem com que as pessoas procrastinem, e deixem de fazer o que é realmente importante. Barulhos externos, conversas com colegas de trabalho, ligações e redes sociais são alguns exemplos de distrações do dia a dia, que podem não parecer, mas prejudicam muito o seu rendimento no trabalho e nos estudos.

Mas e se eu te dissesse que existe uma técnica específica que pode te ajudar?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, que tem como objetivo aumentar a produtividade. Foi criada por Francesco Cirillo na Itália no fim da década de 80. O nome “Pomodoro”, que em italiano significa “tomate”, foi escolhido depois de Francesco utilizar um daqueles cronômetros de cozinha em formato de um tomate para gerenciar o seu tempo.

"Pomodoro" significa "tomate" em italiano
“Pomodoro” significa “tomate” em italiano

Além de melhorar a sua produtividade no trabalho, a técnica pode ser usada para a organização de diversos tipos de tarefas, como longos períodos de estudos, projetos que precisam ser finalizados, atividades domésticas, leitura diária e qualquer outra coisa que você desejar adotar na sua rotina.

A técnica consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoros. Cada pomodoro tem 25 minutos. Após muita pesquisa, Cirillo chegou à decisão de que 25 minutos seria o tempo ideal para cada bloco, pois é um tempo curto, então fica relativamente fácil controlar a ansiedade pra não mexer no celular ou checar o site de notícias, certo?

 

Para fazer a técnica, você precisará apenas de um cronômetro. Pode até ser o celular, desde que não você se distraia. O ideal é utilizar o cronômetro de um relógio ou aqueles de cozinha mesmo, assim não tem erro. Mas não se preocupe, não precisa ser em formato de tomate, RISOS, apenas se você desejar! O importante é que controle o tempo e toque um alarme no final. Essa é a única coisa que você vai precisar, e agora vamos ao passo a passo!

Crie uma lista de tarefas

Crie uma lista de tarefas!
Crie uma lista de tarefas!

No começo do seu dia de trabalho ou estudos, faça uma lista com as tarefas que você precisará executar nesse dia. A lista deve ser dividida em duas partes.: uma em “tarefas planejadas” e a outra em “tarefas não planejadas”, ou seja, aquelas que aparecem durante o dia, como por exemplo, um trabalho novo que seu chefe ou colega acabou de te passar. Você pode fazer essa lista num papel, no celular ou no computador, como achar melhor.

Coloque as tarefas de acordo com a sua importância, e ao lado de cada tarefa, anote quantos “pomodoros” em média você levará para finalizá-las. Veja um exemplo:

Pesquisar o conteúdo para um artigo – 1 pomodoro
Fazer o artigo – 2 pomodoros
Enviar e-mails – 1 pomodoro
E assim por diante.

Programe o cronômetro para 25 minutos e comece a fazer a primeira tarefa. Durante esses 25 minutos, trabalhe nessa tarefa sem interrupções. Ou seja, nada de parar para olhar o celular ou conversar com seu colega de trabalho.

Assim que o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Esses 5 minutos são livres, então aproveite muito bem o seu tempo. O indicado é levantar um pouco, fazer um alongamento e beber uma água. Essas pequenas pausas servem para descansar a sua mente e te preparar para o próximo pomodoro, ou seja, para a próxima tarefa da sua lista.

Aproveite para beber água durante a pausa!
Aproveite para beber água durante a pausa!

Se os 25 minutos acabaram, e você ainda não finalizou a tarefa, faça a pausa mesmo assim, e deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro.

Quando acabar, risque essa tarefa da sua lista e sinta o prazer e a satisfação de ter finalizado um pomodoro.

Assim que seu tempo de descanso acabar, retome o trabalho e comece um novo pomodoro por mais 25 minutos.

Faça isso até finalizar 4 pomodoros. Depois, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos! Ou seja, faça o primeiro pomodoro, e depois descanse por 5 minutos. Avance para o segundo pomodoro, e faça novamente uma pausa de 5 minutos. Vá para o terceiro pomodoro, e faça outra pausa de 5 minutos. Após o quarto pomodoro, faça um intervalo de 15 a 30 minutos. Aproveite esse tempo para descansar, pegar um café, ir ao banheiro, caminhar um pouco, e checar o que deseja.

Após finalizar 4 pomodoros, aproveite para relaxar um pouco!
Após finalizar 4 pomodoros, aproveite para relaxar um pouco!

Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas sugestões do método clássico, mas nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.

Agora você já sabe como fazer a técnica, e eu espero que você consiga adotá-la para a sua vida. Mas além disso, para que você consiga realizar os pomodoros e aumentar a produtividade, você também precisa aprender a eliminar algumas distrações, ou pelo menos, diminuí-las durante o dia.

Segundo o criador da técnica, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois, até porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar, certo?

Primeiramente, tente identificar tudo o que te atrapalha. Alguns exemplos disso, como falamos no começo do vídeo, são as notificações do celular e de e-mail, pausas para cafézinhos e conversas.E tudo isso vai atrapalhando as nossas tarefas, mesmo utilizando a Técnica Pomodoro.

Você precisa aprender a lidar com essas distrações. Comece desativando as notificações do seu celular e também do e-mail. Quando seu colega puxar assunto, fale para ele, com educação é claro, de que você não pode conversar no momento, pois precisa terminar suas tarefas. Outra coisa que você pode fazer, e tem total controle sobre isso, é moderar as pausas durante o dia. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você vai eliminando todas essas distrações e focando apenas no que importa.

Distrações podem atrapalhar e fazer você procrastinar!
Distrações podem atrapalhar e fazer você procrastinar!

BENEFÍCIOS

Depois que começar a utilizar a técnica, você poderá notar alguns benefícios, como:

São diversos os benefícios de adotar a Técnica Pomodoro!
São diversos os benefícios de adotar a Técnica Pomodoro!

– melhora da produtividade e foco;
– descobrir quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;
– entender o que te distrai recorrentemente;
– e descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.

Bom, agora é com você: pegue o cronômetro, faça a sua lista de tarefas, e evite ao máximo qualquer distração. Eu espero que você tenha gostado, e se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários! E você, qual motivo você acha que mais procrastina? E quais são as piores distrações no seu dia?

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia, gostei muito deste primero curso destas Técnica Pomodoro! gostaria de receber mais dicas e estudos como este pois estou comesando agora no mercado de marketing e ainda não tenho esperiencia de escrever conteúdo de valor como este, mais gostaria de mais ajuda para receber orientação de como elaborar um artigo de valor, mais tenho a certesa que ainda irei conceguir escrever conteúdo asim. Obrigado por este cursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui