Truques para evitar o famoso “branco” ao falar em público

Você já ficou tenso em alguma apresentação em público? Ficou com medo de errar ou, pior ainda, esquecer o que ia falar? Saiba que é normal e muitas pessoas temem o famoso “branco” ao falar em público.

O apavorante “branco” pode acontecer quando a pessoa está muito nervosa. O nervosismo aparece porque a pessoa tem medo de ser julgada ou interpretada de forma equivocada durante a apresentação. Além de esquecer sua fala, muitas pessoas podem até suar e gaguejar.

O que podemos fazer então para evitar que essas coisas aconteçam? Afinal, todos desejam ter tranquilidade e uma boa apresentação, sem nervosismo e erros. No artigo de hoje vamos ver algumas dicas de como evitar este problema.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

falar-em-publico

Prepare o conteúdo da apresentação com antecedência e paciência

Nada melhor do que um bom planejamento. Se preparar com antecedência e paciência é um dos segredos de sucesso de qualquer palestrante. Por isso, não deixe para estudar e preparar o material um dia antes da apresentação. É necessário ter um bom tempo para preparar e estudar. Uma boa dica é fazer slides, que são práticos e eficazes para qualquer palestra. Coloque-os em tópicos, para facilitar a localização de todo o conteúdo. Provavelmente será mais fácil lembrar do assunto quando você olhar para algum tópico.

Evite decorar

Deixe a “decoreba” de lado e aprofunde-se sobre o assunto. É muito importante que você compreenda o tema que irá abordar, principalmente se você tiver que responder perguntas durante ou no final da palestra. Além disso, o conhecimento sobre o assunto fará com que sua apresentação seja mais atraente e natural. As palestras ficam muito mais interessantes quando percebemos que o palestrante realmente entende do assunto e sabe do que está falando.

Não estude apenas o conteúdo da apresentação

Nada de estudar apenas o necessário e o que irá falar. Busque informações sobre tudo relacionado e que você pretende abordar na apresentação. Com isso você terá novos caminhos. Existe uma técnica conhecida como storytelling, que tem como objetivo contar uma boa história, com o recorte definido pelo palestrante. Essa é a oportunidade para conquistar o público e mostrar que você entende do assunto.

falar-em-publico-

Mantenha a calma

Mesmo com as dicas acima, sabemos que o nervosismo pode aparecer e o “branco” pode acontecer. Se este for o caso, primeiramente respire e mantenha a calma. Se esquecer o que ia falar, tente ganhar tempo enquanto você tenta lembrar. Peça desculpas e comece novamente. Tente evitar que o público perceba o que aconteceu, afinal, apenas o palestrante sabe até onde o conteúdo da apresentação irá terminar, o público não.

Para finalizar, lembre-se de treinar bastante e pedir para que alguém o avalie. Nada melhor do que ter um “público” em casa antes de partir para a apresentação, não é mesmo? Fale como se já estivesse na apresentação, e quanto mais você treinar, melhor.

Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Oratória e Apresentação em Público da Prime Cursos do Brasil. O curso é totalmente gratuito e online, e você pode estudar quando desejar.

Veja abaixo um vídeo muito interessante sobre o que fazer quando o famoso “branco” acontecer:

Esperamos que as dicas ajudem, e qualquer dúvida, deixe o seu comentário, ok?

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

28 COMENTÁRIOS

  1. preciso o curso para ganhar dinheiro na internet,
    mas até ainda não dei sorte só vem enganação
    E ai eu espero de ser tratado como aluno ou cidadão

  2. bom dia! eu morro de medo de falar em publico rsrs, sempre oro a Deus pra me dar força, dircernimento e fé acima de tudo. eu faço parte da renovação carísmatica da igreja católica de minha cidade, mais nunca tive coragem de dar pelestra, mais reço sempre e tenho certeza que um dia consequirei. é como foi citado ai no texto logo acima deixe; o decoreba rsrs verdade. vocẽ só fala bem daquilo que vocẽ vive, se aprofunda, e na igreja mais que tudo vocẽ tem que deixar ser moldado pelo amor de Deus, e do espirito santo. vou fazer esse curso de oratória e apresentação em público. boa tarde a todos do primecursos.

  3. Obrigada pelas dicas! Mas mesmo estudado dias antes da apresentação fico muito nervosa na hora da explicação. obrigada!

  4. Bom dia! obrigada pelas dicas. Já fiz o curso mas, sempre quero aprender mais, e nada melhor do que contar com a colaboração da PRIME CURSOS.
    Valeu!

  5. Nunca tinha pensado dessa forma estas dicas são maravilhosa gostei porque as vezes tenho que , ler na igreja e já me aconteceu , ter um branco e nevosismo , gostei mesmo .

  6. Boa noite adorei Primercursoas dicas de como guarda dinheiro e como falar a publico. E gostaria e saber se voces podem vender apostilha do assunto ou se poder mi enviar por I-mal por escrito. Pois tenho problema de audicao. Olainer e bom sim mais que descrevesse o assunto na tela tanbem seria bom para quem tem problemas de surdez. A gradeco de coracao a Primecursos , por nos da essa chance de fazer cursos gratuitos. E uma oportunidade unica, adorei e quero continua a mi aprimora ainda mais. Desde ja agradeco a atencao que mi for concedida. Atenciosamente,

  7. Parabéns pelas dicas, cada vez que leio aprendo mais, agora vou fazer o curso de oratória para melhorar as minhas apresentações na faculdade, faço pedagogia.

  8. muito bom
    as vezes vou conversar uma coisa sobre meu trabalho com meu chefe e ele muito atarefado e de cara fechada fazendo sempre três ou mais coisas .Começo a falar com ele e de repente ou não consigo a coisa entendida por ele ou ele solta uma pergunta que me vende.
    obrigado pelo o post e não desanime primecursos, DEUS tudo vê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui