Dicas para cuidar do meio ambiente no ambiente de trabalho
Felizmente a necessidade de cuidar do meio ambiente está cada dia mais presente na vida das pessoas e das empresas. Ajudar o planeta é uma obrigação de todos, e pequenos gestos podem fazer uma grande diferença. E não apenas em casa, mas em qualquer lugar é possível contribuir com o meio ambiente, inclusive no trabalho. Selecionamos algumas dicas de ações benéficas para o meio ambiente para quem desejar aplicar no dia a dia de trabalho. Vamos lá?
Abandone o uso de copos, pratos e talheres descartáveis
Por favor, pare imediatamente de utilizar copos e utensílios descartáveis. Esse hábito simples além de ajudar o meio-ambiente, também será benéfico para a sua saúde. Leve a sua própria garrafinha, de preferência de vidro ou inox, sua caneca, seus talheres e até um pratinho se for preciso. Os copos descartáveis demoram entre 250 e 400 anos para se decompor. Evite também tomar cafézinhos ou chá quente em copos de plástico. Além de prejudicar o meio ambiente, os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno!
Evite utilizar sacos plásticos
Se possível, troque os sacos plásticos por sacos de pano ou de tecidos reutilizáveis. Se ainda não conseguir substituir, use o mínimo possível, sempre de forma consciente. Quando for comprar algo, apenas aceite a “sacolinha plástica” se não conseguir carregar a compra na mão. O plástico é um dos maiores componentes do lixo doméstico e um material que demora centenas de anos a decompor-se. Ah, e se for tomar alguma bebida, lembre-se de recurar o canudinho. Você sabia que mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente só nos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa do governo? Se o consumo de plástico seguir no mesmo ritmo de hoje, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050. Então, para que usar mais plástico?
Pegue as contas online
Opte por receber todas as suas faturas eletronicamente e pagar suas contas online. Além disso, ao invés de receber extratos bancários via correio, consulte pelo site. Felizmente, cada vez mais pessoais estão adotando essa atitude ecológica super simples. Com isso é possível poupar papel e árvores, afinal, são necessárias 20 árvores para produzir uma tonelada de papel!
Desligue o computador
Desligue o computador e tire-o da tomada quando não for usar mais. E se não puder desligar completamente, desligue pelo menos o monitor.
Apague a luz
Apague a luz se não vai voltar à alguma sala dentro dos próximos 15 minutos. Uma dica é sugerir a troca de lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas!
Recicle pilhas e baterias
Não jogue pilhas e baterias no lixeiro, pois são altamente poluentes. Você sabia que uma simples bateria é o suficiente para espalhar metais pesados em um rio ou lençol freático inteiro? Pilhas e baterias possuem em sua composição metais pesados como chumbo, zinco, manganês e cádmio, que podem prejudicar a natureza. Para reciclá-las o ideal é procurar por depósitos especiais, em lojas de celular ou em outras grandes lojas. As empresas de pilhas e celulares deveriam recolhê-las, mas isso ocorre em poucos lugares. Outra dica é utilizar pilhas recarregáveis. O meio ambiente agradece!
Faça pelo menos uma refeição vegetariana por semana
Fazendo pelo menos uma refeição vegatariana na semana, você ajuda a reduzir custos energéticos, naturais e de transporte relacionados com a criação e distribuição de carne. Pense no meio ambiente e nos animais!
Evite fazer muitas impressões
Quanto menos papel você utilizar, melhor. Imprima apenas o que realmente precisar, sempre de forma consciente. E se possível, tente utilizar os dois lados da folha.
Separe o lixo
Separe o lixo em casa e no trabalho, e recomende isso à todos os seus colegas e familiares. Se na empresa em que você trabalha ainda não tem uma lixeira individualizada para cada tipo de material, dê a sugestão de criar um sistema de coleta diferenciada. Se não for possível, separe e leve à um posto de coleta.
E você, já está fazendo a sua parte? Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares e ajude ainda mais o meio ambiente! 🙂
Se gostou do artigo, deixe seu comentário!
Prime Cursos
Stories
Posts Recentes
- Direção Defensiva: Estratégias para Condução Segura
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?
- Segurança no Trânsito: A Importância da Direção Defensiva
- Erros Comuns com ‘Nessa’ ou ‘Nesta’ e Como Evitá-los
- A Partir ou Apartir: Entenda a Diferença e Use Certo
- Técnicas de Direção Defensiva: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Qual o papel da educação inclusiva nas escolas?
- Vantagens de Contratar Síndico Profissional para Seu Condomínio
- Ética na Gestão: Guia para Síndico Profissional de Condomínios
- Como aplicar educação inclusiva de forma efetiva em escola?
- Quais são os 6 pilares da educação inclusiva?
Excelente essas dicas de conservação da biodiversidade.
Bom Dia estou cursando Gestão Hospitalar com espêcializaçâo em resido solido e molhado.
Excelente matéria! Se todos optarem por fazer assim , teremos um meio ambiente bem mais sadio e com melhores condições de vida!!
Falta conscientização das pessoas. Investimento em sustentabilidade o Brasil além de reduzir danos a natureza ela iria reduzir o números de desempregados
Excelente comentário sobre que devemos fazer obrigada