21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21 – Yuval Noah Harari

Um pessoa morrendo num hospital superlotado, reunindo todas as forças para respirar mais uma vez, não está analisando o aquecimento global naquele momento. Ou então aquela mãe que luta para criar seus três filhos numa favela e está desesperada com a próxima refeição, certamente também não deve estar se preocupando com o futuro do planeta. E provavelmente até você, com aluguel, condomínio e outras tantos boletos para pagar, e ainda apreensivo por causa das eleições, provavelmente não pensa muito no futuro da humanidade. Mas, de um jeito ou de outro, nossa espécie precisa de uma mudança radical de comportamento para evitar que tudo piore ainda mais. É o que Yuval Harari acredita, e prega em seu novo livro, 21 Lições para o Século XXI.

O livro explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo, e também como manter o foco coletivo e individual em relação às mudanças frequentes e instáveis. Afinal, seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Este livro fascinante é do historiador israelense Yuval Noah Harari, mesmo autor do livro Homo Deus e do livro Sapiens, que alcançou a incrível marca de 12 milhões de exemplares vendidos em 45 países. O livro fez tanto sucesso que Bill Gates até repetiu a leitura. Além disso, se transformou no livro de cabeceira do ex presidente dos EUA, Barack Obama, fez Mark Zuckerberg colocar o livro no seu clube de leitura online, e o Youtube lotar de vídeos das suas aulas.

Bom, o livro Sapiens fala do passado, HomoDeus do futuro, e agora Harari voltou sua atenção para o presente com 21 lições para o século 21, que tem como objetivo fazer um balanço de onde a humanidade chegou e para onde ela poderia ir.

O  autor nos faz analisar quais são os maiores desafios dos dias atuais, qual deve ser o foco da nossa atenção e o que devemos ensinar aos nossos filhos. Afinal, com tantas informações irrelevantes, clareza é poder, segundo o autor. O livro traz um guia de auto-ajuda para uma era desconcertante – e suas declarações são repletas de observações que realmente expandem a mente. Selecionamos alguns pontos importantes do livro, mas recomendamos que todas façam a leitura completa. Vamos lá?

O futuro não é o que você vê nos filmes

Ninguém sabe como será o futuro, e infelizmente nada pode nos preparar adequadamente para os próximos 50 anos. O autor diz que novas tecnologias e mudanças climáticas podem tornar o mundo mais diferente do que podemos imaginar, então precisamos manter uma mente aberta e esperar que o melhor aconteça.

Harari confronta seus críticos expondo ideias para salvar o homem da completa desumanização. Segundo ele, é preciso se livrar da estupidez em que estamos mergulhando, reunir as aquisições científicas e filosóficas válidas, e se preparar para mudanças que podem em breve causar a perda da própria noção de humanidade.

O autor oferece algumas dicas para neutralizar a estupidez. Como falamos no início da vídeo, Harari acredita que CLAREZA É PODER, então a dica mais útil é cultivar a clareza de pensamento para compreender o significado de situações como a desilusão política, o pânico social e as perturbações tecnológicas.

E para obter mais clareza, o segredo é a meditação

Sua grande idéia para todo o caos do presente e do futuro é a Meditação. É claro que ele não está sugerindo que os problemas do mundo desaparecerão se um número suficiente de pessoas começar a se sentar na posição de lótus e entoar o “om”. Mas ele insiste que a vida no século 21 exige atenção plena, ou seja, nos conhecer melhor e entender como contribuímos para o sofrimento em nossas próprias vidas.

O autor diz que ameditação não é uma fuga da realidade. Na verdade, é  uma maneira de entender a realidade e de entender a si mesmo e seu sistema operacional. Medite para obter mais clareza e uma perspectiva de longo prazo mais ampla.

A meditação te ajudará a se conhecer melhor. Além disso, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

Quem sou eu?
O que devo fazer na vida?
Qual é o significado da (minha) vida?

Se você desejar saber mais sobre esse assunto, recomendamos a leitura do artigo sobre minfdulness que temos aqui no blog!

A vida é sobre descobrir a si mesmo e criar a si mesmo.

Harari expressa seu medo de que a humanidade tenha uma resistência psicológica para enfrentar o nível e a velocidade da mudança que vem se acelerando nos últimos dois séculos. Como a taxa de doença mental está explodindo, mais recursos precisam ser investidos para aumentar a resiliência psicológica nas pessoas. A meditação pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse das mudanças e incertezas. Ele diz que com a prática da meditação você consegue observar melhor o que está acontecendo ao seu redor.

Ele recomenda que cada pessoa se desconecte por algumas horas por semana e conheça então a realidade de sua própria mente e corpo. Ele pratica a meditação Vipassana, faz um retiro de meditação entre 30 e 60 dias todos os anos, e separa pelo menos duas horas por dia para observar a realidade como ela é. Ele diz também que sem o foco e a clareza fornecidos por essa prática, não poderia ter escrito nenhum dos seus livros.

Quando você crescer, talvez não tenha um emprego

Os dispositivos de Inteligência Artificial estão aprendendo a ser mais lúcidos que os seres humanos. Segundo o autor, nenhum trabalho humano remanescente estará a salvo da ameaça de automação futura. A revolução da automação e da inteligência artificial tornará os humanos redundantes de todos os tipos de campos, desde motoristas de caminhão, à advogados, contadores, professores e assim por diante.

O autor diz que: “Visto que a inteligência artificial toma melhores decisões do que nós sobre carreiras e talvez até relacionamentos, nosso conceito de humanidade e de vida terá que mudar”. E por isso, vamos para a próxima dica do autor, que é sobre a importância de saber mudar, se reinventar e ser flexível.

A mudança é a única constante

Em relação à educação do futuro, o autor acredita que a mudança é a única constante, e que o atual modelo centenário da educação escolar está falido. A inteligencia artificial, o mais avançado algoritmo mestre de aprendizado, será capaz de fazer tudo no futuro.

Harari diz para esquecer o ensino de programação para crianças, e que a melhor habilidade que você pode ensinar é a reinvenção. Muitos especialistas pedagógicos argumentam que a escola deveria ser transformada em ensinar “os quatro Cs” – pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade.

Mais amplamente, as escolas devem minimizar as habilidades técnicas e enfatizar as habilidades para a vida de propósito geral. O mais importante será a capacidade de lidar com a mudança, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações desconhecidas. Para acompanhar o mundo de 2050, você não precisará apenas inventar novas idéias e produtos – você, acima de tudo, precisará ter a habilidade de se reinventar.

Além da informação, a maioria das escolas também se concentra muito em fornecer aos alunos um conjunto de habilidades predeterminadas, como resolver equações diferenciais, identificar produtos químicos em um tubo de ensaio ou conversar em outro idioma. No entanto, como não temos ideia de como o mundo e o mercado de trabalho serão daqui a 50 anos, realmente não sabemos de quais habilidades específicas as pessoas precisarão. Podemos investir muito esforço ensinando as crianças a resolver equações ou a falar chinês, apenas para descobrir que até 2050 a inteligência artifical poderá codificar softwares muito melhores do que os humanos, e um novo aplicativo do Google Tradutor permitirá conduzir uma conversa quase impecável em qualquer idioma.

Não confie demais nos adultos

Nesta lição, vamos continuar falando sobre mudança e a importância de ser flexível. A mudança é quase sempre estressante e, depois de certa idade, a maioria das pessoas simplesmente não gosta de mudar. Quando você tem 15 anos, toda a sua vida é mudança. Seu corpo está crescendo, sua mente está se desenvolvendo, seus relacionamentos estão se aprofundando. Tudo está em fluxo e tudo é novo. Você está ocupado inventando a si mesmo.

O autor diz que o melhor conselho que poderia dar a um garoto de 15 anos preso em uma escola desatualizada em qualquer lugar do mundo é: não confie demais nos adultos. A maioria deles simplesmente não entende o mundo. No passado, era uma aposta relativamente segura seguir o que os adultos diziam e faziam, porque eles conheciam bem o mundo, e o mundo mudou lentamente. Mas agora tudo está diferente. Devido ao ritmo crescente de mudança, você nunca pode ter certeza se o que os adultos estão dizendo é sabedoria eterna ou preconceito desatualizado.

Embora o cérebro adulto seja mais flexível e volátil do que se pensava, ainda é menos maleável que o cérebro adolescente. Reconectar neurônios e religar sinapses é um trabalho extremamente difícil. E no século 21, você dificilmente pode ter o luxo da estabilidade. Se você tentar manter alguma identidade estável, emprego ou visão de mundo, corre o risco de ficar para trás enquanto o mundo voa. Dado que a expectativa de vida provavelmente aumentará, você pode ter que passar muitas décadas como um fóssil ignorante. Para permanecer ativo – não apenas economicamente, mas também socialmente – você precisará da capacidade de aprender constantemente e se reinventar.

À medida que a estranheza se torna o novo normal, suas experiências passadas, assim como as experiências passadas de toda a humanidade, se tornarão guias menos confiáveis. Os seres humanos como indivíduos e a humanidade como um todo terão que lidar cada vez mais com coisas que ninguém jamais encontrou antes, como máquinas superinteligentes, algoritmos capazes de manipular suas emoções com uma precisão extraordinária, rápidos cataclismos climáticos provocados pelo homem e a necessidade para mudar sua profissão a cada década.

Então qual é a coisa certa a fazer quando for preciso confrontar uma situação completamente sem precedentes? Como você deve agir quando é inundado de informação e não há absolutamente nenhuma maneira de absorver e analisar tudo isso?

Para sobreviver e prosperar em tal mundo, você precisará de muita flexibilidade mental e grandes reservas de equilíbrio emocional, daí entra a importância da meditação e da flexibilidade , que já falamos antes. Você terá que desistir repetidamente do que sabe mais e se sentir em casa e a vontade com o desconhecido. Infelizmente, ensinar as crianças a abraçar o desconhecido e manter seu equilíbrio mental é muito mais difícil do que ensinar-lhes uma equação na física ou as causas da primeira guerra mundial. Você não pode aprender a resiliência lendo um livro ou ouvindo uma palestra. Os próprios professores geralmente não têm a flexibilidade mental exigida pelo século 21, pois eles mesmos são o produto do antigo sistema educacional.

Por fim, o autor diz que a história não dá descontos. Se o futuro da humanidade é decidido na sua ausência, porque você está muito ocupado assistindo televisão com seus filhos – você e eles não estarão isentos das conseqüências. Nós estamos sem tempo agora.  As decisões que tomaremos nas próximas décadas moldarão o futuro de nossas vidas, e podemos tomar essas decisões com base apenas em nossa visão atual do mundo.

Este foi apenas um rápido resumo, então recomendamos que você leia o livro 21 Lições para o Século 21 e assista as palestras do autor no youtube!

Link para comprar o livro: https://amzn.to/2xOQffP

Se você gostou, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

 


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

10 Comentários

  1. BOM DIA,PELO QUE EU LI AQUI NESTE RESUMO EU GOSTARIA DE COMPRA OS LIVROS 21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21 E O OUTRO LIVROS HOMO DEUS E SAPIENS POIS EU ADORO APRENDER,GOSTO MUITO DE MUDANÇA NA MINHA VIDA,VOU ENVIAR AQUI O MEU EMAIL PARA PODER COMPRA OS LIVROS.

  2. Mary Mendonça. disse:

    Me sinto assim, deslocada, presa ao passado, e com medo de mudanças ( Sejam elas econômicas, sociais, ou climáticas). O Consolo, e que afetarão mais as próximas gerações.Mas também sofro por elas( filhos netos). Terão emprego? Terão água? Comida? Moradia?? E um cenário apocalíptico.

  3. Aníbal Saraiva disse:

    Já li o livro. Excelente resumo. Parabéns

  4. ótimo, a visão judaica do mundo é mais realista doa que a visão cristã

  5. saul Vieira Faria disse:

    Subscrevo não só o pensamento e raciocínio do autor, como também a sua coragem.

  6. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Imprescindível a leitura de o livro “21 Lições para o Século XXI”. Prime, vocês continuam nos trazendo o de melhor para o nosso existir! Prime, meu corriqueiro obrigado! Por favor, continuem nesta linha!

  7. Maria do Carmo Ferreira disse:

    fala do escritor, na minha visão são verídicas, nós
    vamos viver uma nova ERA, as mudanças virão muito breve. Poucos estarão preparados para isto.
    Os problemas climáticos, devastará muitos biomas
    da terra junto com os humanos ainda mais pobres.

  8. Excelente resumo. Pegou os pontos principais é usou uma linguagem de impacto e com clareza. Não conhecia este espaco. Gostei muito. Parabéns

  9. Bom dia a todos.
    A primeira vez que ouvi sobre Yuval foi no inicio do ano 2018, na Edelman, o tema era confianca e reputacao organizacional.
    E no final do mesmo ano em viagem internacional, assisti uma reportante sobre o mesmo autor.
    Hoje, lembrando desses fatos me dou conta de que nosso cérebro está programado para assuntos de caráter informativo sem profundidade humana. Percebo que o cérebro está bloqueado para as reflexões essenciais da vida.
    Decidi estudar o tema com muita atenção e encontrar pontes de conecção entre o dia a dia e nossa missão essencial.

  10. Muito oportuno o lançamento desse livro, chamando cada individuo à reflexão sobre a vida, sobre como garantir um futuro para a humanidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.