Hobbies podem valorizar o seu currículo?

A maioria dos profissionais de recrutamento recomenda que as pessoas coloquem apenas as informações necessárias em seu currículo, ou seja, que adicionem somente o que for importante para a empresa. Se a empresa pedir foto, por exemplo, é importante adicionar uma foto, caso contrarío, basta manter as informações básicas. Provavelmente os recrutadores não irão recomendar que você coloque seus hobbies e gostos no currículo, pois além de ocupar espaço na folha, também pode tirar tempo do recrutador, que está interessado em suas informações profissionais. Mas você sabia que em algumas situações, os hobbies podem destacar e até valorizar um currículo?

O Google, por exemplo, está de olho nos hobbies adicionados nos currículos dos profissionais. Um ex-estagiário da empresa já contou que os recrutadores da empresa analisam detalhes pessoais dos candidatos no currículo.

Algumas empresas também podem gostar de ver que os hobbies do candidato são muitas vezes relacionados com o seu trabalho. Dependendo do tipo de hobby, pode ser interessante adicionar no currículo, e até fazer com que o candidato se torne mais “atrativo”. Afinal, os hobbies e gostos de um candidato dizem muito sobre sua personalidade.

Veja agora quais os 12 hobbies que valorizam o currículo:

Yoga

A Yoga é uma atividade excelente para quem deseja reduzir o estresse, ganhar flexibilidade e acalmar a mente. Se você pratica, pode demonstrar que é, ou está em busca de se manter calmo e controlado, além de aparentar que você lida bem com a pressão.

Esportes de aventura

Alguns esportes extremos de aventura, como paraquedismo, ciclismo de montanha, e escalada podem mostrar que você é uma pessoa disciplinada, que sabe calcular riscos, não teme o desconhecido e se sente confortável em superar limites. Essas atividades chamam a atenção dos recrutaadores, pois profissionais em posição de liderança devem ter essas características.

Produção de vídeo

Gostar de produzir e editar vídeos no tempo livre, pode ser um ponto positivo para os profissionais que estão em busca de emprego na área de produção ou planejamento de eventos. Isso pode mostrar que você é detalhista e focado, característica importante para profissionais que trabalham com evento. Saber fazer a transmissão ao vivo de eventos corporativos e conferências pode ajudar e muito no trabalho. Essa habilidade também pode destacar o profissional em muitas outras áreas.

Jardinagem

Gostar de jardinagem pode mostrar que você se importa com o meio ambiente, então para os profissionais que estejam procurando empregos na área de sustentabilidade e energia limpa isso pode ser uma vantagem.

Esportes de resistência

Participar de provas de resistência como triátlons, ciclismo, e maratonas, pode mostrar resistência, dedicação e resiliência. Essas qualidades podem ser benéficas para diversas áreas, como gerência de contas, cargos de vendas e desenvolvimento de negócios.

Instrumento Musical

Além de obter destaque nos empregos relacionados à música, colocar no currículo que você toca violino, por exemplo, pode aumentar seus pontos para cargos que exijam foco, criatividade e disciplina.

Ser capitão de um esporte em equipe

Ao participar de esportes em equipe, já é possível perceber que você consegue trabalhar bem com outras pessoas, ou seja, não tem problemas com o trabalho em equipe. Mas se você é o capitão do time, irá se destacar ainda mais pela característica de liderança. De acordo com estudos, quem pratica esportes competitivos geralmente acaba se dando bem em ambientes corporativos.

Ter um blog

Se você tem um blog pessoal e procura emprego na área de marketing ou comunicação, deveria adicionar essa informação no currículo. Isso pode te ajudar à conseguir um emprego, dependendo da empresa e do recrutador. Porém, é importante verificar se seu blog tem um conteúdo atual, é bem escrito, bem organizado e sem erros de português.

Viajar

Se você costuma viajar bastante e até considera isso uma paixão e um hobby, dependendo da área que está buscando atuar isso pode somar pontos. Um exemplo são as empresas de turismo, e mesmo que você não tenha experiência profissional nesse ramo, sua paixão por viagens pode mostrar que você tem interesse e experiência. E se foi você que organizou suas viagens, pontos extras!

Voluntariado

Como falamos no início do artigo, a forma como as pessoas gastam o seu tempo livre é um ótimo indicador para identificar características. Se você pratica o voluntariado, isso mostra que você gosta de ajudar, tem compaixão e é uma pessoa interessada em outras pessoas. Além disso, mostra também que você consegue se ajustar mais facilmente à cultura da empresa.

Fotografia

Se você gosta de fotografar pessoas, coisas e lugares, saiba que isso pode ser um ótimo diferencial para as áreas de marketing digital, publicidade e muitas outras. Essa atividade requer criatividade e paciência, então se você tiver algum site onde adiciona suas fotos, não deixe de colocar o link ou falar sobre isso na entrevista.

Outras atividades inusitadas

Qualquer atividade positiva que possa levar à uma conversa interessante deve ser incluída no currículo ou compartilhada durante a entrevista. Porém fique atento, nem tudo é interessante e algumas coisas podem ser vistas com maus olhos.

O hobby que você não deve adicionar no currículo: a leitura

Como assim? A leitura não é essencial para qualquer profissional se destacar? Pois é, por mais estranho que pareça, o recomendado é não adicionar a leitura como hobby no seu currículo. Ler é maravilhoso e traz diversos benefícios para todas as pessoas, porém isso não deve ser considerado um diferencial. A maioria das pessoas no mundo sabe ler, então isso não irá te destacar. Além disso, alguns recrutadores dizem que colocar essa informação no currículo, pode passar a impressão de que você passa a maior parte do tempo lendo, e que é uma pessoa solitária. É claro que isso não é verdade, e a leitura deveria ser um hábito adotado por todos. Mas, para evitar qualquer impressão, o melhor é não adicionar, mas sim falar na hora da entrevista se achar necessário.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário! 🙂

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

3 Comentários

  1. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Muito obrigado, Prime! Mais um artigo no qual aprendo muito. Fiquei surpreso com a contraindicação para a leitura como hobbie. Pensava exatamente o contrário. É o meu hobbie preferido. “Vivendo e aprendendo”. Aprendi.

  2. Gostei das dicas Prime. Nao achava que colocar os meus hobbies fosse importante.
    Mas tambem fiquei surpresa de saber que gostar de ler nao e recomendado para adicionar como hobby num curriculo.
    Desculpe pela falta de acento nas palavras, o meu teclado e em ingles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.