Termos importantes de finanças que você precisa conhecer

São diversos os termos relacionados a finanças que existem, e a maioria das pessoas não conhece seus significados. É normal se confundir com algumas palavras ao procurar por meios de economia, investimentos ou aplicação de verbas. Para ajudar, trouxemos hoje alguns dos principais termos e seus significados, para auxiliar quem está buscando informações sobre finanças e investimentos. Vamos lá?

Custos variáveis

São os custos que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida em uma empresa, na mesma proporção. Para entender melhor, são as despesas que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Custos Fixos

Os custos fixos são aqueles que fazem parte da estrutura de um negócio, e são os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. O aluguel de um ambiente é um exemplo de um custo fixo, pois é um valor que não se altera com nenhum outro fator.

Empréstimo pessoal

Assim como o nome sugere, é o empréstimo oferecido à pessoa física. Neste caso, não há necessidade de explicar o motivo, ou onde o dinheiro será aplicado, já que o banco confia o dinheiro para que o cliente o utilize da maneira que bem entender.

Empréstimo consignado

Também conhecido como crédito consignado, é um tipo de empréstimo que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. É concedido para servidores públicos, aposentados, pensionistas e também para profissionais que tem carteira assinada.

Cheque Especial

Diferente do que muitas pessoas acham, o cheque especial não se trata de um cheque, mas sim de um empréstimo pré-aprovado que fica disponível na conta-corrente dos clientes. Para entender melhor, o cheque especial é, basicamente, uma linha de crédito oferecida como um serviço de um banco ou instituição financeira que possibilita que sua conta fique “negativa”, ou seja, que você gaste mais dinheiro do que tem disponível na sua conta.

CDB

O significado da sigla é Certificado de Depósito Bancário, e é basicamente como um empréstimo realizado ao banco e que traz um retorno financeiro para o investidor. Para concluir, este termo foi criado pelos bancos, e o propósito é o título que fica à disposição dos clientes que procuram realizar investimentos.

Juros simples

Os juros simples referem-se aos acréscimos somados ao capital inicial no final da aplicação. É basicamente uma fórmula para se calcular os juros, e nesse caso, o valor dos juros é sempre calculado e aplicado sobre o valor inicial da dívida ou do investimento realizado.

Juros compostos

Já os juros compostos (juros sobre juros) referem-se aos acréscimos somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando um novo capital com essa soma.

LCA

Forma de investimento que significa Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), onde os recursos são aplicados no setor do agronegócio. Ou seja, o LCA foi criado com o propósito de financiar produtores rurais na compra de matéria prima e máquinas que possibilitem melhorar a produção e comercialização de produtos relacionados a agropecuária.

LCI

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário, e também é uma forma de investimento, porém nesse caso o objetivo é emprestar dinheiro para o banco. Assim ao que acontece quando você faz um empréstimo bancário, no caso do LCI é você que estará emprestando dinheiro para a instituição financeira. Neste caso, o o cliente investe no setor imobiliário e recebe o retorno financeiro da operação.

Alíquota

É o percentual com que determinado tributo incide sobre o valor da coisa tributada. Ou seja, a alíquota deve ser aplicada ao descobrir a base de cálculo do tributo. O resultado disso traz o total a pagar em impostos.

Base de Cálculo

Quando falamos sobre tributos, utilizamos bastante o termo base de cálculo, que é o montante total sobre o qual a alíquota será aplicada.

 

Para quem tiver interesse, a Prime Cursos possui diversos cursos relacionados à Finanças, como o Curso de Finanças Pessoais, Curso de Administração de Finanças e Curso de Finanças Empresariais. Todos os cursos são online e gratuitos, aproveite para começar agora mesmo a ganhar conhecimento!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

49 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do informativo, conhecimento e esclarecimentos são muito importantes nos dias d hoje. Spre que posso acompanho.

  2. Gostei do informativo, conhecimento e esclarecimentos são muito importantes nos dias d hoje. Sempre que posso acompanho, mesmo com disponibilidade de tempo corrrido.

  3. Gostei muito sim, pode mandar sempre que eu gosto de me atualizar e aprender muito.
    Ate porque mais tarde eu quero abrir um SPA.
    Muito obrigada!!!

  4. Gostei a mim ajudou bastante. Mas dejaria de vocês um exclarecimento sobre esses termos LCA, LCI e CDB e quais seus riscos e vantagens para quem deseja se arriscar. Sempre considerei investimento uma tarefa de risco, mas se nada arrisca nada pode ter.
    Obrigado!

  5. Muito bom é Preciso conhecer o sistema pois estamos em época que precisa saber aplicar o dinheiro que esta difícil hoje.

  6. Penso que nestes próximos 20 anos estarei em contato com PRIME CURSOS, aprimorando e melhorando meus saberes. Já sigo com 5 cursos, pensando em adotar um outro à medida da conclusão de qualquer destes que já faço. Thank you PRIME CURSOS

  7. Excelente artigo!
    Parabéns ao Prime Cursos pelos riquíssimos cursos oferecidos. Estou sempre de olho nas atualizações.

  8. Realmente, convivemos com estes termos quase diariamente mas não sabemos seus significados técnicos!.
    Obrigado pela ajuda!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui