Como identificar e eliminar um gasto supérfluo

Hoje em dia a maioria das pessoas está buscando novas formas de poupar, e quando pensamos em economia, logo lembramos dos gastos mensais. Organizar as contas é fundamental para tentar evitar o endividamento, e para isso, é necessário saber identificar e aprender a eliminar os gastos supérfluos. Mas afinal, o que são esses gastos? Como fazer para diminuir ou até cortá-los do orçamento mensal? É sobre este assunto que iremos falar hoje aqui no blog. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar a identificar corretamente esses tipos de gastos! Vamos lá?

Já demos essa dica aqui no blog, pois ela é realmente muito útil para quem deseja se organizar financeiramente. Separe um tempo, sempre que possível para anotar todas as suas despesas em uma planilha. É importante, antes de classificar um gasto supérfluo, saber identificar qual a sua real condição financeira. Por menor que seja, não esqueça de nenhum gasto, inclusive aquele chocolatinho após o almoço.

Tendo sua planilha em mãos, você poderá identificar como está sendo gasto o seu dinheiro. Muitas pessoas ficam impressionadas após fazer este levantamento, pois percebem o quanto gastam desnecessariamente. Você irá analisar todos os gastos essenciais e os que claramente são supérfluos. No caso dos gastos essenciais, não é possível cortar, porém é possível reduzir, como no caso de compras de supermercados, que já falamos aqui no blog. Há diversas formas de economizar com gastos essenciais. Já no caso dos gastos supérfluos, você terá duas alternativas: cortar definitivamente o hábito de gastar desnecessariamente ou encontrar um equilíbrio ou uma alternativa para reduzir os valores.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mesmo se esforçando talvez você perceba que não conseguiu reduzir muito os gastos, do jeito que esperava. É preciso analisar sua planilha com atenção, e tentar observar se os gastos tidos como essenciais são realmente importantes. Ou será que não poderiam ser eliminados? Pense e analise bem.

Entretenimento

A maioria das pessoas mantém algum plano de Internet e TV a cabo hoje em dia, e isso faz parte do entretenimento. Não estamos dizendo que você deva cortar a diversão, mas sim saber identificá-la. Você já parou para analisar se realmente precisa de um pacote de dados tão elevado? É apenas um exemplo, para entender que devemos pagar apenas o que realmente usamos, e verificar se compensa ou não manter tais planos.

Vestuário

Quantas vezes você optou por comprar roupas de marcas por pensar que seriam produtos melhores? Pode até ser que sejam produtos bons, mas há também outros produtos de qualidade similar e com preços muito mais baixos. O ideal é sempre pesquisar antes de comprar. Além disso, pare para pensar se você já comprou algum produto na empolgação ou apenas por que estava com algum desconto. É bom pensar muito bem antes de efetuar a compra, pois muitas vezes as pessoas compram sem necessidade. Por mais que pareça barato, se você não está precisando talvez seja melhor analisar. Se você deseja economizar e se realmente precisar de algo, pesquise por um bom preço e por produtos de qualidade, ou seja, duradouros.

Lazer

O lazer é fundamental, e todas as pessoas merecem bons momentos, até para a manutenção de qualidade de vida, mas tudo deve ser feito com limites. Estabeleça um limite mensal para os gastos com o lazer, para que assim você consiga controlar as contas. Não deixe de aproveitar, fazer o que gosta e se divertir. Porém faça substituições e escolha opções que não prejudiquem o bolso. Que tal fazer uma janta especial em vez de sair para jantar? Ou alugar um filme com os amigos no final de semana em vez de ir ao cinema? Analise os preços e veja se é possível diminuir alguns custos.

Aproveite também para obter conhecimento gratuito e o melhor, sem sair de casa! Assim você evita outros custos como transporte. Na Prime Cursos você consegue fazer diversos cursos de diferentes áreas, e o melhor, online e gratuito! Faça o seu cadastro e comece agora mesmo a se qualificar!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

50 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, meu nome é Alfredo e quero agradecer a Prime Cursos pela parceria, esse pequeno artigo me ajudou a pensar melhor sobre minhas despesas, me dando outra visão sobre pequenos gastos. Obrigado.

  2. Muito obrigada por mais um ensinamento de como identificar os gastos. Eu fazia gastos sem regras, e não conseguia economizar para comprar o necessário, e por fim ficava sem nenhum dinheiro tanto faz no banco e em casa.Por isso quero saber mais dicas sobre economizar… Vai ser muito benéfico para mim..

  3. Realmente são dicas importantíssimas, vale a pena refletir no que se gasta, essas pequenas coisas muitas vezes faz a diferença!

  4. Muito obrigado pelas dicas,assim eu sei que realmente sou econômica,nunca gastei com coisas desnecessárias,sempre procurei pelo que realmente eu precisava,ex:cancelei meu pacote de TV e deixa eu só Internet,pois usava mais para assistir filmes,e com a Internet posso assistir filmes e muito mais,diminuiu bastante as contas.

  5. muito bom, quando se tem dinheiro na mão, o consumo aflora desenfreadamente, e lamentamos depois. Gostei muito é importante para controle de finanças.

  6. Sou muito gastadeira por conta de ansiedade e as vezes gasto sem poder! Mas é muito bom ver artigos que nos dão um alerta! Parabéns postem mais sobre o assunto.

  7. Obrigada por mais esse conhecimento, é de fundamental importância para economizar, seus cursos são de qualidade.

  8. Muito bom, pois, preciso muito a aprender a organizar os meus gastos e as dicas foram ótimas principalmente com relação aos gastos supérfluos que eu faço,vou parar e analisar muito bem a real necessidade do que eu vou comprar.

  9. Obrigada por essas dicas tão importantes.
    Vou rever melhor os meus gastos, é impressionante como usamos nosso dinheiro de forma errada.

  10. gostei muito deste artigo, muitas vezes gastamos com coisas que são realmente desnecesarias, e o vosso curso de financas pessoais é ideal para quem deseja sair dessa e não apenas ler como um artigo que foi postado neste blog.
    obrigado a equipe da prime cursos

  11. É um bom artigo, Eu mesmo compro tudo que vou usar dentro do limite, mesmo que seja materiais para executar trabalhos, calculo a quantidade e jogo uns cinco por cento a mais para evitar erros e gastos desnecessários.

  12. Adoro as matérias da Prime. São muito úteis e me ajudam imensamente no desenvolvimento pessoal e profissional. Obrigada pelas dicas e informações.

  13. Osvair bueno de gois
    Essas dicas são excelente para quem quer economizar, hoje eu consegui fazer uma boa economia comprando a vista, e são dicas que eu peguei com prime cursos.
    agradeço a prime cursos.

  14. Obrigado
    Vocês estão de parabéns,pois realmente é o que estamos precisando agora; aprender como fazer nosso planejamento…

  15. excelente dicas!
    gostei muito e vou tentar colocar em pratica pois, preciso aprender, deixar de agir por impulso quando vou ás compras, compro tanta coisa que depois nem uso.
    só por achar lindo.
    até coisas pra comer, compro porque acho que é gostoso.
    realmente é preciso aprender usar o dinheiro, principalmente quando ganha pouco e tem muito o que pagar.

  16. Uma excelente informacão para colocarmos em pràticas e ter uma vida com muita paz e sossêgo. Obrigado prime cursos

  17. Muito bom. No Brasil não tem a educação financeira, isso fez e ainda faz muitos se endividar. Também já me endividei mas hoje consigo me controlar.

    Valeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui