Segredos para encantar no 1º minuto da entrevista de emprego

Você sabia que os primeiros minutos – ou até segundos – da entrevista de emprego são fundamentais para conquistar o entrevistador? Como as entrevistas costumam ser curtas, com duração média de 1 hora mais ou menos, é importante aproveitar bem o seu tempo e mostrar a que veio, pois cada minuto pode contar muito, tanto para a contratação quanto para o seu sucesso na empresa.

Mesmo após a contratação, sabemos que a primeira impressão é a que fica, então é muito importante se preparar para a entrevista. Sabendo da importância deste assunto, selecionamos algumas dicas para encantar e conquistar o recrutador logo no início da conversa, veja abaixo:

Dê o primeiro passo

A entrevista é, geralmente, um encontro entre duas pessoas que que se veem pela primeira vez. No início pode ser um pouco constrangedor, afinal, como vocês vão começar a conversar se não se conhecem? É muito comum que as pessoas comecem a a falar sobre o clima, o trânsito ou algum outro acontecimento do dia. Comece de uma forma diferente e saiba “quebrar o gelo”. Comece conversando sobre algo interessante e de forma simpática para conquistar o entrevistador. Conforme o assunto vai surgindo, o medo de falar vai ficando de lado e a conversa se tornará mais agradável e fácil de continuar.

Saiba identificar o estilo do entrevistador

Assim como cada empresa é diferente, cada recrutador também será diferente. Tentar identificar e conhecer o estilo do recrutador, e saber se adaptar a ele durante a entrevista, poderá fazer com que você ganhe pontos com ele. Alguns recrutadores são mais formais, enquanto outros possuem um estilo mais descontraído. Não seja descontraído com um entrevistador que tem um estilo mais formal, nem vice versa.

entrevista de emprego

Seja você mesmo, mas SEMPRE seja educado e gentil

Parece óbvio, mas é fundamental lembrar de que o mais importante durante uma entrevista é ser educado, gentil e ser você mesmo. Não invente experiências que não teve, nem características que não tem. Muitos recrutadores analisam todos os detalhes antes mesmo da entrevista, como por exemplo, a forma com que você tratou a recepcionista. Não adianta ser educado apenas com futuro chefe com o objetivo da conseguir a vaga. As empresas valorizam candidatos que são educados com todos, independentemente de hierarquias.

Conhecimento de mercado

Não vá para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa. Faça uma pesquisa sobre o mercado onde ela atua, quais serviços ou produtos vende e qual é o seu posicionamento no segmento do qual faz parte. Tenha interesse em conhecer a fundo e buscar todas as informações sobre o mercado em sua área e dados da empresa em que deseja trabalhar. Com isso, o entrevistador sentirá confiança e firmeza em seu discurso.

Invista em seu marketing pessoal

O marketing pessoal é indicado para valorizar as características de uma pessoa, e demonstrar suas competências, valores e habilidades ao mercado de trabalho. O objetivo do marketing pessoal é que a pessoa se valorize e obtenha sucesso através de suas competências, qualidades e habilidades.

Recomendamos o Curso de Marketing Pessoal da Prime Cursos do Brasil para todos os interessados. Com este curso, gratuito e online, você irá aprender técnicas para melhorar a sua imagem com dicas de boa comunicação, etiqueta, cuidados com a aparência, e muito mais! Faça o seu cadastro no site, assine o curso e comece agora mesmo!

 

Veja abaixo outras dicas importantes para se destacar na entrevista de emprego:

Para finalizar, veja abaixo 6 coisas que devem ser evitadas numa entrevista de emprego:

-Chegar atrasado
-Utilizar o telefone durante a entrevista
-Mastigar chiclete
-Utilizar roupas inadequadas
-Falar mal dos seus anteriores empregos
-Focalizar nas suas fraquezas

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…

Posts Similares

69 Comentários

  1. nilton geraldo da silva disse:

    Bom dia .Gostaria de dicas como escrever ,uma carta de apresentação ,dessas que eles pedem oque você pode ser útil a empresa .

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Nilton, tudo bem?
      Obrigada pela sugestão de artigo, assim que possível estaremos fazendo.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Prime Cursos

  2. Adriano C. Veras. disse:

    Além dos seus cursos serem realmente muito bons,assim como toda a sua sistemática, a newsletter da mui recomendada PRIMECURSOS sempre traz a todos informações atualissimas e importantes!

  3. Maria Cristina Pereira disse:

    Gostei muito das dicas, estou a procura de uma nova colocaçao de emprego e vou fazer uso delas.
    Desde ja obrigada1

  4. gostei bastante mim motivou mim deu mais conhecimento na hora de passar por uma entrevista em alguma empresa excelente.

  5. Charline Gonçalves disse:

    Bom dia,adoro as dicas de vcs.

  6. alessandra santos martins disse:

    É muito bom receber essas dicas, além de aprender
    passo para os meus colegas de sal de trabalho.

  7. Muito bom,uma outra dica é tentar disfarçar o seu nervosi durante a entrevista sei que muito difícil mas não é impossível.Dialogar diante do espelho com possíveis pergintas de uma entrevista um ou dois dias antes ajudará a conter um pouco do nervosismo no dia ou na hora da mesma .

  8. Marilina Miguel disse:

    Prime tem sido uma bênção para mim

  9. alcione Maria rabelo disse:

    Adorei as dicas eu e meu esposo iremos aplica las.

  10. Ok, muito grato pela dica, valeu mesmo de coração
    de Angola

    1. Gostei muito da dica para iniciar uama conversa com o entrevistador, para quebrar o gelo.

  11. Benedita Marques da Silva disse:

    Muito bom a dica. Obrigada

  12. Antonio Carlos Gonçalves disse:

    Gostei! Excelentes as dicas.
    Sou Professor, mas preciso confessar, costumo “travar” diante de uma entrevista, seja de emprego ou diante de um microfone.

  13. Alberto Sacramento disse:

    São aspectos muito importantes, muito obrigado por elas.

  14. Muito interessante. Dicas importantíssimas. Grata

  15. Roseli Silva de Carvalho disse:

    Bom dia

    obriga por ná passa estas
    informações, foram muito importante

  16. Dicas inteligentes para pessoas que querem se dar bem em uma entrevista de emprego,e conquistar o seu objetivo, a vaga de trabalho.

  17. FERNANDO ANTONIO disse:

    MUITO BOM !
    ESTAVA PRECISANDO .

  18. valadares.artur.fernandes disse:

    Brigado, Prime Cursos Team.Valeu…de Moçambique

  19. Valesca Fagundes disse:

    Excelentes DICAS, aprecio muito o material da Prime Cursos, estou fazendo alguns cursos. Material gratuito e com qualidade, acesso para quem não se disponibiliza de dinheiro para investir em sua carreira profissional. Aqui tem qualidade basta querer. Obrigada.

  20. Helder Nascimento disse:

    Só falta o emprego desejado!

  21. Jane Ferreira disse:

    Dicas interessantes. Gostei muito!

  22. Aparecida Cândido Feitosa de Souza disse:

    3u gosto muito de fãer parte desses cursos

  23. Aparecida Cândido Feitosa de Souza disse:

    3u gosto muito de fãer parte desses cursmaravilho

  24. Elisa Andrade dos Santos disse:

    Boa tarde
    Exelentes dicas práticas e objetivas.

  25. Otima dica para quem está procurando emprego.

  26. Mariana matos disse:

    Muito obrigada. Muito bom as dicas.

  27. Giorgia Santos disse:

    Boa tarde! Muito bom o artigo, é sempre muito importante saber como se portar numa entrevista de emprego, e realmente seremos analisados a partir do momento que entrarmos na empresa, por isso é tão importante tratarmos todos com educação e gentileza!
    Obrigada pelas dicas sempre, vocês são ótimos!!

  28. Quero agradecer a equipe prime cursos pelo artigo que dá dicas essenciais para portar se a uma entrevista. Espero receber outros artigos a fim de me motivar para conquistar um trabalho.
    abraços

  29. Muito bom, são dicas ótimas e que com certeza ajudaram bastante.

  30. MARIA EDUARDA disse:

    BOA TARDE!!!!!!
    AMO TODOS OS ARTIGOS DO PRIME
    CURSOS, TODOS SÃO DE BOM PROVEITO.

  31. Gostei das dicas de verdade. As palavras certas, ditas no momento certo fazem toda diferença. Que as palavras possam fluir e assim poder chegar ao alcance de nossos objetivos. Valeu!

  32. mauriceia lima disse:

    Gostei muito das dicas , vão me ajudar muito. Obrigada.

  33. Obrigado pelas dicas, com certeza serão muito importantes para nos, em todos os sentidos de vossas vidas, só temos a ganhar!

  34. Ótimas dicas de sucessos para quem deseja conhecimento formas de comportamentos e conhecimento pessoal.

  35. Dermevaldo A Silva disse:

    Parabens, pelas dicas, muito enriquecedoras.

    Abraço

  36. Nito Ernesto Pinto Goncalves disse:

    Grato pela lição!

  37. Ótima dicas veio em boa hora,Obrigada.

  38. Suany Gomes Sales de macedo disse:

    Bom dia.Gostei muito da disca obrigado.

  39. As “dicas” são boas. No entanto, não foi abordado a parte fundamental. E isso ocorre quando o entrevistador pergunta: “Quais são seus defeitos?”

    Normalmente, não sabemos onde esconder o rabo quando essa pergunta nos é formulada e, então, divagamos com assertivos que normalmente falam de nossas virtudes ocultas…

  40. Claudio Monteiro do Carmo disse:

    Como sempre vocês são maravilhosos.
    Obrigado pelas dicas!

  41. KELLI CRISTINA disse:

    Gostei muito das dicas e como já foi solicitado, gostaria de receber dicas de como fazer uma carta de apresentação.

  42. Gostei,mas quando a entrevista é em grupo? o que leva em conta? prestar atenção em que?

  43. Joaquim Bezerra Filho disse:

    gostei das dicas obrigado! esterei acompanhando vcs em outras dicas obrigado.

  44. NubiaSerapião disse:

    Dicas valiosas para uma entrevista de emprego Valeu.Gostei muito.

  45. Maria Cristina da Silva disse:

    Muito bom! Me ajudou bastante.Obrigada.

  46. Maria Cristina da Silva disse:

    Muito bom! Me ajudou muito estou satisfeita.Obrigada

  47. as dicas sao de importantissimas e deu para acata-las!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.