Dicas para economizar luz em casa

Quem não deseja economizar em tempos de crise? Por causa das mudanças constantes nas tarifas de energia, economizar luz se tornou um hábito essencial para todos. Saiba que com algumas dicas é possível economizar ainda mais, e são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Já falamos aqui sobre como economizar no supermercado, dicas para cortar gastos pessoais e como se planejar financeiramente para uma viagem, e no artigo de hoje vamos ver algumas dicas para economizar luz em casa. Com isso o bolso e o meio ambiente agradecem. Vamos lá?

Reduza o tempo no banho

Ficar bastante tempo com a água quentinha correndo pelo corpo é realmente uma maravilha, porém é importante saber que o chuveiro ainda é o principal motivo do aumento do gasto de energia. Sabia que 10 minutos é tempo suficiente para tomar um banho completo? Sim, e se puder diminuir para menos minutos, melhor ainda. Colocar a chave na posição verão e limpar os buracos do chuveiro com o objetivo de aumentar a vazão de água podem fazer com que você economize até 30% da energia.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Substitua as lâmpadas

Muitas pessoas já fizeram a troca das lâmpadas incandescentes comuns para as de LED ou fluorescentes. O objetivo é diminuir a conta de luz, porém essas luzes também duram muito mais e conseguem iluminar com mais intensidade (mesmo consumindo menos energia).

Mas é claro que não adianta trocar as luzes e continuar “esquecendo” tudo ligado, não é mesmo? Evite acender a luz diversas vezes e apague tudo sempre que sair de casa. Se for pintar a casa por dentro, utilize tons claros para deixar a casa mais iluminada.

Evite abrir a geladeira diversas vezes

Uma das manias mais comuns entre as pessoas é abrir a geladeira, mesmo sem motivo. Este gesto que fazemos de maneira automática pode auxiliar no gasto de energia. O ideal é abrir apenas quando for necessário, e aproveitar para pegar tudo de uma única vez. Outros truques também podem ajudar na economia de luz, como por exemplo, evitar colocar alimentos quentes na geladeira, nunca colocar a geladeira próxima a fogões e lugares quentes, observar se a borracha está em boas condições, não secar roupas na parte de trás do eletrodoméstico, etc. São pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença na conta de luz.

Use menos a máquina de lavar

Sim, outra vilã que gasta muita energia é a máquina de lavar roupas. Quantas vezes você lava roupas na semana? Será que não é hora de tentar diminuir a quantidade de dias? O ideal é acumular roupas para utilizar a máquina o mínimo possível. Se precisar de alguma peça com mais urgência, considere lavar manualmente, para não ligar a máquina apenas para uma peça. Essas dicas também são válidas para o ferro de passar, que consome bastante energia, por isso faça um planejamento e utilize menos vezes.

Para finalizar, existem algumas outras recomendações para quem deseja economizar, como por exemplo manter limpos os filtros do ar-condicionado! E não se esqueça de que quando for ligá-lo, deixe sempre as portas e janelas fechadas. Utilizar eletrodomésticos em horários de pico também pode fazer a conta subir. Os aparelhos elétricos custam mais caro em alguns horários específicos, como das 18 horas até as 21 horas.

E que tal economizar também nos estudos? Com a Prime Cursos você pode fazer diversos cursos online e gratuitos. Se interessou? Entre em nosso site e conheça os nossos cursos, faça o seu cadastro e comece agora mesmo a estudar e ganhar conhecimento!

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

5 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente eu discordo. Essas lâmpadas LED duram muito pouco, tem curto período de vida enquanto as incandescentes duravam muito tempo, só pecavam no consumo de energia. Comparem o tempo de vida de suas lâmpadas led’s com as incandescentes. e descubram.

  2. Las sugerencias son muy buenas y algunas es verdad que acostumbramos hacerlas como mala educación, sobre las lámparas LED hay muchas con mucho viltaje pero no alumbran lo suficiente igualmente está muy bueno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui