Como se desconectar e aproveitar a vida offline

Você já parou para pensar quanto tempo gasta no celular, computador e nas redes sociais diariamente? Será que não está na hora de se desconectar um pouquinho?

Um descanso digital é fundamental para as pessoas que se sentem cercadas de tanta tecnologia. Porém muitos não sabem como encontrar prazer em ficar desconectado, ou em outros casos, simplesmente não conseguem se afastar do mundo online. As pessoas estão tão acostumadas com a tecnologia que já se esqueceram das coisas básicas da vida.

se desconectar virou um hábito raro em encontros de amigos e familiares
se desconectar virou um hábito raro em encontros de amigos e familiares

Se você deseja dar uma pausa e aprender a se desconectar, talvez o JOMO possa ser algo positivo. A sigla significa “Joy of Missing Out” que em portugês podemos entender como “prazer em ficar de fora”. Ela nasceu como uma oposição ao FOMO, que significa “Fear Of Missing Out” e na tradução “medo de ficar de fora”, o que é muito comum entre as pessoas que não conseguem ficar ausentes das redes sociais. O JOMO veio ajudar, e propõe uma desconexão. É claro que não significa excluir as redes sociais e qualquer tecnologia, até porque muitas pessoas utilizam tudo isso no trabalho e no dia a dia. Mas o objetivo é encontrar um equilíbrio, e substituir o excesso de tecnologia por outras atividades prazerosas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Já trouxemos algumas dicas aqui no blog sobre coisas que você poderia fazer se não perdesse tanto tempo das redes sociais, então não deixe de conferir! Hoje trouxemos dicas para quem deseja se desconectar e encontrar prazer na vida offline. Afinal, é isso que importa, não é mesmo?

Deixe o celular carregando longe

Ao invés de deixar o celular carregando numa tomada próxima de você, coloque-o em outra mais afastada. Assim você evita ficar olhando o celular constantamente. No começo você pode sentir falta, mas depois isso vai diminuindo, e você vai perceber que não precisa tanto dele.

Para começar a se desconectar é preciso aprender a ficar longe do celular!
Para começar a se desconectar é preciso aprender a ficar longe do celular!

Desative as notificações

Hoje em dias as pessoas utilizam diversos aplicativos no celular, e muitos deles são totalmente desnecessários. E além disso, ainda deixam as notificações atividades, fazendo com que as interrupções aumentem durante o dia. Com isso, a concentração diminui, o foco desaparece e a mente fica ainda mais agitada e estressada. Mantenha no celular e computador apenas aqueles aplicativos e notificações que realmente utiliza. Caso contrário, apague ou desative.

Entre em contato com a natureza para se desconectar

Se você tiver a oportunidade, entre em contato com a natureza sempre que possível, e de preferência deixe o celular em casa ou então no modo silencioso. Aproveite intensamente o contato com a natureza: ande descalço na grama, ouça o som dos passarinhos, observe o céu. Isso pode proporcionar diversos benefícios, principalmente ajudar a desestressar.

O contato com a natureza proporciona diversos benefícios para a saúde!
O contato com a natureza proporciona diversos benefícios para a saúde!

Pense antes de fazer

Antes de clicar no próximo episódio daquela série viciante, pergunte-se o que você poderia fazer nesse tempo. Será que não seria melhor começar um curso online, ter mais horas de sono ou marcar um encontro com aquele amigo querido? Talvez você não vai conseguir fazer a troca imediatamente, mas só o fato de pensar antes de fazer já conta muito. Assim, você começa a fazer as coisas com intenção, ou seja, você escolheu intencionalmente. Quando não pensamos, acabamos gastando tempo, assim como fazemos com o dinheiro quando compramos algo sem pensar. O ideal é sempre parar e analisar cada ação. Então para o próximo “lazer de tecnologia” pense antes, e tente ao menos diminuir e equilibrar: ao invés de assistir três episódios de uma série, por exemplo, assista apenas um, e faça outras coisas no tempo que sobra, como ler um livro, estudar um assunto novo, meditar, etc.

Descubra um hobby

Que tal começar a fazer alguma atividade que te faça muito feliz? Procure algo e dedique-se à este aprendizado. Quando você tira um tempo para fazer algo que realmente gosta, o tempo passa rapidamente e você fica renovado. É fundamental ter algumas válculas de escape, então comece a pesquisar e se jogue em algum hobby!

Que tal se desconectar e começar um novo hobby?
Que tal se desconectar e começar um novo hobby?

Faça uma dieta digital

Se você tem o hábito de cuidar da sua alimentação e ficar por dentro de tudo o que coloca para dentro do próprio corpo, que tal estender esse hábito ao que se refere à sua mente? Trinta minutos olhando o feed do facebook ou instagram talvez não sejam “bons alimentos” para a mente. A leitura de um livro não seria mais saudável?

Bom, mas assim como ficar sem comer não é uma opção saudável para uma dieta, privar-se totalmente das tecnologias também não. O objetivo do JOMO é construir uma rotina saudável e equilibrada, e entender que assim como na dieta, ás vezes você pode dar uma escapadinha e olhar as redes sociais ou fazer qualquer outra coisa que envolve tecnologia, pois isso até faz bem. Então comece a controlar o que você coloca para dentro da sua mente, incluindo o tempo que gasta nas redes sociais!

Cuide-se

Fique alguns minutos em silêncio para entrar em contato com você mesmo. Medite para evaziar a mente e renovar as energias. Tome um banho relaxante e tire um tempo para cuidar de si diariamente. E claro, durante essa pausa, deixe o celular bem longe. Coloque uma música relaxante e aproveite a sua companhia! Faça disso um hábito, ou melhor, uma tradição. Seu corpo e mente agradecem!

Se precisar de dicas, aproveite para estudar o Curso de Spaterapia da Prime Cursos!

Separe alguns minutos para se desconectar e se cuidar!
Separe alguns minutos para se desconectar e se cuidar!

E então, preparado para se desconectar um pouquinho? Lembre-se, a melhor coisa é viver o AGORA!

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o vídeo em redes sociais:

Se gostou, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

7 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo artigo. Realmente estamos na era digital, e sem sombra de dúvida ela consome muitas pessoas mesmo. Contudo concordo plenamente com as dicas dos autores.

  2. Prime, como sou grato a vocês! Como aprendo com vocês! O artigo de hoje é muito oportuno. Sim, estamos na Idade da Mídia. A mídia digital é muito envolvente e necessária. Mas precisamos administrar o tempo que destinamos a ela. Assim como, precisamos optar por “alimentos saudáveis”. Nem todo “alimento” que ela se nos oferece é saudável para nossa saúde. Obrigado, Prime! Por favor, continuem com as Lições!

  3. Mais uma vez o blog está de parabéns pelo conteúdo, artigo demasiadamente relevante. Parabéns!

    Me edificou bastante, acabei de desativar as notificações do whatsapp, do facebook e do instagram para fazer um experimento.

  4. Curti o artigo. Preciso mesmo me afastar um pouco das redes sociais e aproveitar mais a vida. Passo muito tempo dentro de casa pendurado no celular fuçando nas redes e tenho vontade de deixar de ser tão viciado nisso. Sair, conhecer lugares, novos amigos, talvez até arrumar uma paquera já que tive poucos relacionamentos na vida. O chato é que se eu for sair, ir em museus, eventos, praças e etc, terei que começar sozinho, pois nem tenho amigos pra sair. kkk Pra ajudar, sou meio tímido e fico nervoso principalmente falando com mulheres (não que eu não goste de mulher). Quero muito mudar meus hábitos e minha insegurança mental, somos inimigos da nossa própria mente com paranóias. Enfim, espero conseguir vencer meus medos, ser mais confiante, corajoso e poder abandonar esse ser fraco que sou hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui