De que maneira podemos colaborar com uma ONG?
As Organizações Não-Governamentais fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que nós não tenhamos envolvimento direto com nenhum delas. Elas atuam no denominado “Terceiro Setor”, corrigindo (ou tentando) as falhas e lacunas deixadas pelo poder Público. Elas não possuem qualquer tipo de finalidade lucrativa. São bastante conhecidas por atuarem de forma solidária nos mais diversos campos como: educação, cultura, entretenimento, reabilitação, meio ambiente e ecologia.
É através dela que diversos programas sociais são implementados, fazendo com que a população mais carente tenha, enfim, sua voz ouvida e seu direito Constitucional a Dignidade da Pessoa humana, cumprido.
Vale a pena ressaltar que, contudo, o termo ONG não possui qualquer valor jurídico, sendo, de acordo com o Código Civil, as instituições que compõe o Terceiro Setor: as organizações religiosas, as associações e as fundações.
Como ajudar uma ONG?
Como dissemos, as ONG se constituem por ideais, por vontade de fazer a diferença. Assim sendo, a colaboração de todas as pessoas faz a maior diferença entre uma ideia e uma realidade. Existem diversas formas de ajudar uma ONG. Nós listaremos as principais.
Incentivo Fiscal
Todas as contribuições feitas à ONGS (Organização Não Governamental) poderão ser deduzidas do famoso IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica). Isso está previsto no artigo 13, parágrafo 2º, III da Lei 9.249/95. Ou seja, além de você contribuir para uma causa nobre, você ainda pode usar essa contribuição a seu benefício.
Doações financeiras
Você pode contribuir mensalmente, com uma verba em dinheiro, para realização de projetos ou pode contribuir uma única vez, om o montante que desejar ou puder dispor nesse dado momento. Cada ONG trabalha de um modo, podendo esse dinheiro ser pago em cheque, transferência bancária ou ainda boleto bancário.
Doações materiais
Nem só de dinheiro se vive uma ONG. Muitos outros materiais podem ser reutilizados dentro das instituições como livros, brinquedos pedagógicos, roupas, roupas de cama, cadernos, alimentos, materiais de higiene e limpeza e muitos outros. É sempre interessante entrar em contato com a ONG em questão para descobrir, nesse momento, qual é o material que eles estão mais precisando e ajuda-los com o que puder.
Voluntariado
Você também pode fazer parte do quadro de voluntários da ONG! Lembre-se que o que une as pessoas é a ideologia e a vontade de fazer o bem. Os voluntários doam o que mais tem de precioso: o tempo e o conhecimento. Não são remunerados financeiramente, mas recebem a gratificação de fazer o bem sem olhar a quem. Por isso, é interessante você buscar por ONG que estejam dentro daquilo que você acredita, para partilhar a filosofia e desenvolver esse trabalho em paralelo.
Você também pode ajudar divulgando, compartilhando as ações das ONGS nas Redes Sociais, por exemplo. Dessa forma você torna público os atos e ações, ajudando a ganhar mais notoriedade e assim, trazendo mais incentivadores para o projeto.
Stories
Posts Recentes
- Como Evitar Risco no Trânsito: Dicas Essenciais para Segurança
- Por que a Manutenção Preventiva é Crucial para Direção Defensiva?
- Segurança no Trânsito: A Importância da Direção Defensiva
- Erros Comuns com ‘Nessa’ ou ‘Nesta’ e Como Evitá-los
- A Partir ou Apartir: Entenda a Diferença e Use Certo
- Técnicas de Direção Defensiva: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Qual o papel da educação inclusiva nas escolas?
- Vantagens de Contratar Síndico Profissional para Seu Condomínio
- Ética na Gestão: Guia para Síndico Profissional de Condomínios
- Como aplicar educação inclusiva de forma efetiva em escola?
- Quais são os 6 pilares da educação inclusiva?
- Qual a importância da educação inclusiva para o aprendizado em escolas?