Técnicas para melhorar a sua capacidade de memorização

Você já sentiu dificuldades em memorizar algo importante? E já percebeu lembrar de coisas que não precisariam ser lembradas? Por que isso acontece? É o que vamos aprender no artigo de hoje, além de conhecer algumas técnicas para melhorar a capacidade de memorização!

A memória é uma das funções mais importantes e complexas do cérebro humano. Nem sempre o que você considera importante é o que o cérebro considera. Quando o rendimento da memorização e fixação diminui, podem aparecer dificuldades no trabalho, nos estudos e até na vida social.

Hoje em dia, com o ritmo de vida acelerado e agitado, cada vez mais esse sintoma pode surgir, em pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

De acordo com pesquisas, nos lembramos apenas de 10% daquilo que aprendemos, e o resto, 90%, é esquecido rapidamente logo depois que aprendemos.

Além do “ler e ouvir”

Nem sempre você irá memorizar apenas porque leu ou ouviu algo. Sempre que puder, saia da teoria e faça alguns exercícios na prática. Discutir assuntos em grupo e ensinar sobre o que aprendeu são algumas maneiras de melhorar a fixação do conteúdo. É muito mais fácil se concentrar e memorizar quando você está conversando com alguém ou tentando explicar sobre determinado tema.

Concentração e Foco

A partir do momento que você decide se dedicar em um determinado assunto, você deve tentar se concentrar ao máximo. Os primeiros minutos serão os mais difíceis, porém depois será mais fácil manter a concentração. Deixe de lado seu celular, e outras possíveis distrações. Se precisar utilizar o computador e a internet, deixe apenas os sites importantes para o assunto abertos.

Descanso, alimentação e atividade física

Estar descansado faz toda a diferença para quem deseja obter uma boa memorização. O descanso faz parte do bom funcionamento cerebral, assim como uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos. Tudo isso pode ajudar, inclusive beber bastante água. Uma refeição pesada com quantidade exagerada pode deslocar o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Além disso, o ideal é dormir 8 horas por noite, e ter um sono de qualidade. Afinal, sem um sono adequado o cansaço cerebral irá levar aos lapsos de memória. A vantagem dessa combinação (descanso, alimentação adequada e atividade física) é que no final você perceberá que além de melhorar sua capacidade de memorização, também melhorou sua saúde.

Faça uma coisa de cada vez

O que deixa as pessoas agitadas e cansadas é tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. E cada vez mais com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não se concentrando no que estão fazendo. O ideal é selecionar cada atividade por prioridade, e focar toda a sua atenção nela. Se desligue do resto, e após finalizá-la, vá para a segunda atividade da lista de prioridades. Seguindo essa dica você irá perceber que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.

Exercite o cérebro

Exercitar o cérebro é fundamental. Para isso, você deve colocar seu cérebro para realizar coisas novas. Aprenda uma nova língua, um novo esporte, um instrumento. Leia livros. Faça as suas rotinas de uma maneira diferente, por um novo caminho, ou troque a mão que você escova os dentes, por exemplo. Abuse da criatividade e exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo.

Aproveite para fazer um curso de uma área que você ainda não conhece. Na Prime Cursos todos os cursos são online e gratuitos! Faça o seu cadastro e comece agora mesmo a exercitar o seu cérebro:

Regras mnemônicas

Regras mnemônicas são estratégias utilizadas para ajudar a memória a lembrar-se de algo. É uma técnica milenar usada por muitos estudantes para decorar informações escolares de maior complexidade, como datas históricas, tabela periódica, fórmulas de física, etc. Para fazer, basta associar uma informação difícil de ser gravada a algo de maior facilidade, que tenha mais a ver com a gente, e que seja mais familiar. Essas regras podem ser usadas com todo o tipo de informação, durante o dia a dia, facilitando o processo de evocação.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas de memorização:

Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

51 COMENTÁRIOS

  1. Excelente orientação. Já faz algum tempo que tenho lapsos de perda de memória, e muita dificuldade para fixar as informações. Não entendia porque isso estava acontecendo. Percebo agora no entanto, que provavelmente é devido aos maus hábitos que venho praticando,como: alimentação pesada, falta de exercícios físicos e mentais, e principalmente a ansiedade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo; comprometendo a qualidade do serviço. Agora que tenho essas informações, com certeza minha concentração irá melhorar. Muito obrigada!.

  2. Quem conhece sabe, quem sabe aprendeu e este dificilmente esquece, por compreender que é preciso saber mais sempre. Aprenda algo novo todo o santo dia e ao final do ano seu saldo de aprendizado é de mais 365 novas coisas que você aprendeu e aí vá somando. Aprenda mais todo o dia pra saber muito sempre. David Freire

  3. Prime vocês sao excelentes, muito obrigada!

    Por este motivo, sempre divulgo os cursos que vocês oferecem!

    Abraços!

    Luciana Bispo

  4. Prime, vocês tem sido muito especial pra mim e creio que pra muita gente, vocês estão sempre trazendo bons conteúdos não só para o crescimento empresarial, mas também para o nosso bem estar.

    muito obrigado por vocês existirem.

    Sds

    Heleno

  5. Muito bom e, aproveitável, os ensinamentos por parte de vocês.
    Por esta razão, compartilho com meus amigos e conhecidos, sempre fazendo uma boa recomendação.
    Abraços;
    Franklin

  6. Boa tarde, eu estou cursando serviço social, e este curso vai me ajudar muito. Ja que disponibilizo de pouco tempo para os estudos. E tenho muitas dificuldades de concentração, pois entre estudar e correr com os afazeres do dia a dia, fica tudo mais difícil. E como eu gostei muito do artigo de vocês estou me escrevendo.

  7. Tenho uma lesao no cerebro, na area da memoria e utilizo muito o PC pra exercitar a memoria. Vcs tem dica p este caso meu?

  8. Aprender, é cono uma criança que aprende a andar, com as primeiras quedas, ela se levanta e tenta novamente, até que menos esperar, já está andando ou como aprender a andar de bicicleta, caímos, nôs machucamos, choramos, mas não desistimos, até que em várias tentativas, já está a dando de bicicleta sem às duas mãos no guidom rsrsrs
    Gostei bastante das dicas.

  9. As dicas são ótimas eu tem facilidade em guardar muita coisa na memória porém creio que melhor que memorizar é aprender, aprendendo não esquece, é como andar de bicicleta, não se memoriza e sim aprende pois se apenas memorizar, com certeza você perdera o equilíbrio quando tentar pedalar ?.

  10. Muito bom. Nota 10!!!
    Mais uma vez ajudaram-me com essa informação, despertaram-me sobre esse problema que vinha me incomodando, e de que maneira, há um bom tempo.
    Sempre aprendo com vocês.
    Muito obrigado, Prime Cursos!

  11. Muito obrigado por essas e outras dicas que voces enviam, muito importantes para quem quer aprender sempre mais, Deus abençoe a todos.

  12. Excelente sugestiones ya que en este mundo de correría que vivimos tenemos que retener mucha información en muy poco tiempo y eso hace que tengamos esas crisis de olvido y porque no en algunos casos hace que dudemos de nuestra capacidad llevandonos a la inseguridad; la verdad que es muy buena esta información.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui