10 características que contam no mercado de trabalho

Existem algumas características que são imprescindíveis para se destacar no mercado de trabalho, principalmente hoje em dia, com o mercado cada vez mais concorrido. Segundo especialistas, existe uma grande diferença entre o conhecimento técnico e o que é exigido de fato no mercado de trabalho. Por isso, trouxemos hoje 10 características fundamentais para obter destaque no mercado de trabalho! Vamos lá?

Entender sobre negociações

Dependendo da empresa em que você trabalha, saber negociar pode ser um diferencial importante. Apesar de muitos profissionais terem curso superior relacionado ao assunto, muitos acabam não sabendo o que fazer na prática. É preciso se preparar para lidar com negociações, saber negociar valores para compra e venda de algum produto ou serviço, aprender a expor suas ideias e valorizar o seu trabalho.

Saber gerenciar

No mundo corporativo, é fundamental ter uma boa visão da empresa, tendo a capacidade de organizar, gerenciar e planejar novos projetos. Além disso, é preciso saber determinar os prazos e metas, e fazer com que eles sempre sejam cumpridos. Por isso, anote a dica: seja um profissional organizado. Aprenda a gerenciar todo o seu serviço e esteja sempre em dia com suas tarefas!

Ter a capacidade de falar em público

Parece até uma dica desnecessária, pois todos sabem que saber falar em público é fundamental para qualquer área de atuação. Porém, mesmo sabendo, muitos não praticam e nem aplicam o que sabem. Falar corretamente é fundamental desde a entrevista de emprego, até o dia a dia de trabalho. Se você possui dificuldades para falar em público, veja as dicas no artigo “exercícios para falar melhor em público” aqui do blog. Além disso, oferecemos um curso de Oratória e Apresentação em Público, onde o aluno aprende sobre linguagem corporal, conduta correta ao falar em público, como apresentar bem as suas ideias, etc.

Saber trabalhar em equipe

Em muitas empresas, atingir um objetivo só é possível com a ajuda de colegas de trabalho, e para isso, é fundamental saber trabalhar em equipe. Saiba conversar, trocar conhecimento e compartilhar suas experiências para tornar o serviço mais ágil e trazer bons resultados para a empresa. Lembre-se sempre de que é preciso ter paciência, afinal, diferente dos trabalhos que você fazia dentro da sala de aula, o trabalho em equipe dentro de uma empresa nem sempre permite que você escolha com quem deseja trabalhar. Além disso, as habilidades de cada equipe podem ser muito diferentes, por isso, seja calmo e dê o seu melhor.

Ter uma boa escrita

Não se preocupe, dependendo da sua profissão você não precisa ser um grande escritor. Porém, recomendamos que você saiba falar e escrever corretamente, sem erros de português, além de saber expor suas ideias de maneira clara e objetiva. Já recomendamos algumas dicas aqui no blog, como no artigo sobre “como fazer uma boa redação“. Além disso, a Prime Cursos oferece o Curso gratuito de Redação Oficial, onde o aluno aprende os principais recursos para a elaboração de textos claros e objetivos!

Ser um bom líder

Ser líder não é para qualquer um. Porém, você pode melhorar suas características e aprender a liderar. Um bom líder deve ser atualizado com as mudanças do mercado; deve saber promover mudança de atitudes necessárias para sua equipe; deve conseguir fazer planos com antecedência; deve ter sempre um segundo plano, caso o primeiro falhe; deve ter capacidade de mobilizar a equipe para executar seus planos e obter resultados; deve estimular atividades de trabalho em equipe.

Ser multicultural

Para quem deseja se destacar ainda mais no mercado de trabalho, saiba que conhecer outras línguas e culturas é cada vez mais importante. Isso porque, é comum encontrar pessoas de diversos países diferentes dentro de uma única empresa. Há um grande incentivo atualmente por parte do governo, de oferecer bolsas de estudos para quem deseja fazer intercâmbio. Se tiver um tempinho sobrando, que tal aproveitar para estudar um novo idioma? Ah, não se esqueça de que na Prime Cursos você pode estudar inglês, espanhol e até alemão!

Aprender sobre outros temas

Muitas pessoas fazem um excelente trabalho dentro da empresa, porém não demonstram a mínima vontade de aprender sobre novos assuntos. Não fique fechado apenas à sua função, busque aprender sobre o trabalho dos seus colegas e aumentar o seu conhecimento sobre outras atividades dentro da empresa, que podem até lhe ajudar futuramente!

Ter uma boa rede de contatos – networking

Net = Rede
Work = Trabalho

Neste caso, “rede” se refere às pessoas com quem você se relaciona socialmente e profissionalmente. Ou seja, sua rede de trabalho (sua NetWork) são as pessoas do seu relacionamento, que podem ajudar, contratar ou até indicar você para fins de trabalho. E sua NetWorking é o processo em si, ou seja, todo o conjunto de ações para construir e manter uma Network. Por isso, conheça novas pessoas e aumente a sua lista de contatos sempre que possível.

Saber se comportar

Hoje em dia, muitas pessoas acabam aproveitando a liberdade que algumas empresas oferecem. Apesar das empresas estarem diferentes e cada vez mais flexíveis, isso não quer dizer que o seu comportamento pode ser tão liberal assim. Saber se comportar de forma adequada no ambiente profissional é mais do que necessário. Um bom comportamento inclui utilizar roupas apropriadas, falar corretamente, saber se portar em reuniões, não utilizar o celular durante o trabalho, e muito mais. Recomendamos para todos os profissionais o Curso gratuito de Etiqueta Empresarial da Prime Cursos. Já falamos aqui no blog sobre a importância da etiqueta no ambiente profissional, porém é fundamental estar sempre lendo e se atualizando para saber se comportar da maneira correta.

Para finalizar, veja abaixo um vídeo interessante com 3 dicas para se destacar no trabalho:

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a se destacar no ambiente profissional!

Se você gostou do artigo, que tal deixar um comentário?

Tenha uma ótima semana!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

7 Comentários

  1. Maria Pigato Caliari disse:

    Como é bom contar com a prime cursos, trazendo textos e vídeos de pessoas que acrescentam em nossas vidas, exatamente isso que estava precisando, agradeço ao Walter Eva Prime curso pelo direcionamento.

    1. Maria Pigato Caliari disse:

      Ops…. agradeço ao Walter e ao Prime Cursos

  2. Muito bom, a informação nos dias de hoje realmente é imprescindível! Acho seus cursos bem objetivos. PARABENS PRIME.

  3. Eliane G. de Amorim Nascimento disse:

    Parabéns Primer muito boa as informações.
    Obrigada!

  4. Francinete Alves disse:

    Excelentes dicas! Parabéns, pelo resumo simples e objetivo. Grata!!

  5. adorei essas dicas . uma empresa magnifica voltado pra suprir e solucionar algumas exigencias no mercado de trabalho. vejo tambem um despertamento urgente na informatica de forma geral
    muitos na terceira dade adulta precsam de auto ajuda no aperfeicoamento disciplinar ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.