Hábitos na hora de dormir que prejudicam a produtividade no trabalho

Você sabia que existem alguns hábitos que fazemos antes de dormir que podem prejudicar o nosso sono? Quantas vezes você acordou cansado mesmo após algumas horas de sono, ou pior, não conseguiu dormir e não sabe o motivo? Algumas atitudes podem até prejudicar a produtividade no trabalho, afinal, quando não dormimos bem acabamos produzindo e rendendo muito pouco no trabalho. Isso acontece porque existe uma relação direta entre a falta de sono e o surgimento e aumento de estresse. E trabalhar estressado = pouca produtividade. Boas noites de sono podem fazer toda a diferença, tanto para a saúde, quanto para a sua carreira. É por isso que hoje vamos falar sobre os hábitos que podem prejudicar o seu sono e a produtividade no trabalho, e como fazer para evitá-los.

Excesso de tecnologia

Utilizar dispositivos eletrônicos como celulares e tablets, antes de dormir, podem fazer com que você fique agitado. Além disso, a luz azul dos eletrônicos também podem prejudicar, já que impede a produção do hormônio do sono (melatonina). Muitas pessoas têm o hábito de ler notícias ou responder mensagens e e-mails antes de dormir. Evite isso, assim também como a televisão. O ideal é buscar se acalmar, e uma boa dica é ler um livro. O hábito da leitura, como já falamos aqui no blog, além de fazer com que você fique tranquilo antes de dormir, também irá trazer conhecimento.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Alimentos errados

Certos alimentos podem prejudicar o seu sono. Você já ouviu falar no triptofano? É o aminoácido precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro. O triptofano pode ser encontrado em quantidades mais altas no leite, iogurte, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho. Porém, para que o triptofano tenha efeito, é preciso cruzar a barreira de sangue do cérebro (seu sistema de segurança). Para obter isso, ele deve “competir” com outros aminoácidos. A combinação de determinados alimentos ricos em triptofano com carboidrato, dá uma vantagem a mais a essa aminoácido, segundo alguns estudos. Os carboidratos conseguem estimular a liberação de insulina, que auxilia na remoção de outros aminoácidos do fluxo sanguíneo, dando mais chances ao triptofano de chegar ao cérebro. Antes de dormir aposte em chá camomila, cereais com leite, cerejas ou bananas. Evite café, alimentos pesados e picantes.

Luz e temperatura do ambiente

Qualquer luz, mesmo aqueles pontos de aparelhos eletrônicos, deve ser eliminada do quarto. A luz, mesmo que você não perceba, impede que você atinja o sono mais profundo – aquele que todos desejam e que faz com que você realmente descanse. Cubra todas as luzes, nem que deseja com toalhas ou cobertores. Outra opção é utilizar máscaras de dormir. Quanto mais escuro estiver o quarto, melhor será o seu sono. Outro detalhe fundamental é a temperatura do ambiente. De acordo com um estudo feito no Centro de Cronobiologia da Suíça, diminuir a temperatura corporal já ajuda o corpo a se “preparar” para dormir. Além disso, dormir em ambientes mais frios também pode ajudar na queima de calorias, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Dormir pouco durante a semana e recompensar no final de semana

Com a correria e o estresse do dia a dia, muitas pessoas acabam dormindo poucas horas durante a semana. É sempre assim: dormir tarde e acordar cedo. Porém com aquele pensamento: no final de semana vou recompensar e dormir mais. De acordo com a Universidade do Norte do Texas, isso não traz vantagens: “Quando você vai para a cama e acorda em horários muito diferentes a cada dia, altera o ciclo circadiano – o ciclo de 24 horas ligado às atividades cerebrais, a produção de hormônio e a regeneração das células”, explica o professor de psicologia Daniel Taylor.

Ter pensamentos negativos

Antes de dormir, pense positivo, tanto em relação ao dia que acabou, quanto ao novo dia que logo irá começar. Pense nas coisas boas que fez e no que irá fazer. Tenha como hábito agradecer. Pensamentos positivos, como pensar no que poderia ter sido feito diferente ou se arrepender de algo que ocorreu no dia, podem causar estresse antes de dormir. Pessoas mal sucedidas pensam negativo sobre as coisas do passado, e também ficam ansiosas com o futuro. É claro que não temos como controlar tudo, então é comum ficar preocupado ou ansioso com algum compromisso. O problema é quando você passa todas as noites pensando nisso. A negatividade pode afetar – e muito – o planejamento, o sono e a produtividade no dia seguinte. Se planejar para o próximo dia é ótimo, se preocupar não. Fique tranquilo, relaxe sua mente e pense em coisas boas.

Não ter rotina

Você sabia que as pessoas mais bem sucedidas possuem uma rotina de sono regrada? Ou seja, vão dormir e acordam sempre no mesmo horário.  Mantenha sempre horários regulares para dormir e acordar, assim você conseguirá regular o seu sono. Outra dica é ter uma rotina também com a alimentação, consumindo os alimentos certos nos horários certos. Crie o hábito de tomar um bom chá como última refeição e vá se deitar sempre no mesmo horário.

Quantidade e qualidade

Você deve priorizar as duas coisas quando o assunto é sono: quantidade e qualidade. Não adianta ter um sono perfeito de apenas 1 hora, assim como não adianta dormir mal por 8 horas. O ideal é a combinação desses dois fatores. Cada um sabe quanto deve dormir para se sentir bem e descansado no dia seguinte, mas o indicado é de 7 a 8 horas.

Esperamos que com as dicas de hoje você consiga ter uma boa noite de sono e mais produtividade no seu dia a dia de trabalho!

Se gostou do artigo deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

13 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Gostei já estou colocando em prática o hábito de dormir cedo! Agora com essas dicas, vou passar a usá-las daqui pra frente. Tenho observado que quando se dorme cedo e bem mais relaxado, você consegue acordar mais cedo e mais disposto!

  2. Muito interessante, qdo programo hr. de dormir e alimentar -me sempre certos me sinto mais disposta….mas ñ é facil.

  3. Gostei da matéria!
    Mesmo conhecendo há alguns anos, as vezes surgem aquelas noites mal dormidas que me incomodam. É bom sempre lembrar como posso melhorar! =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui