|

Hábitos na hora de dormir que prejudicam a produtividade no trabalho

Você sabia que existem alguns hábitos que fazemos antes de dormir que podem prejudicar o nosso sono? Quantas vezes você acordou cansado mesmo após algumas horas de sono, ou pior, não conseguiu dormir e não sabe o motivo? Algumas atitudes podem até prejudicar a produtividade no trabalho, afinal, quando não dormimos bem acabamos produzindo e rendendo muito pouco no trabalho. Isso acontece porque existe uma relação direta entre a falta de sono e o surgimento e aumento de estresse. E trabalhar estressado = pouca produtividade. Boas noites de sono podem fazer toda a diferença, tanto para a saúde, quanto para a sua carreira. É por isso que hoje vamos falar sobre os hábitos que podem prejudicar o seu sono e a produtividade no trabalho, e como fazer para evitá-los.

Excesso de tecnologia

Utilizar dispositivos eletrônicos como celulares e tablets, antes de dormir, podem fazer com que você fique agitado. Além disso, a luz azul dos eletrônicos também podem prejudicar, já que impede a produção do hormônio do sono (melatonina). Muitas pessoas têm o hábito de ler notícias ou responder mensagens e e-mails antes de dormir. Evite isso, assim também como a televisão. O ideal é buscar se acalmar, e uma boa dica é ler um livro. O hábito da leitura, como já falamos aqui no blog, além de fazer com que você fique tranquilo antes de dormir, também irá trazer conhecimento.

Alimentos errados

Certos alimentos podem prejudicar o seu sono. Você já ouviu falar no triptofano? É o aminoácido precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro. O triptofano pode ser encontrado em quantidades mais altas no leite, iogurte, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho. Porém, para que o triptofano tenha efeito, é preciso cruzar a barreira de sangue do cérebro (seu sistema de segurança). Para obter isso, ele deve “competir” com outros aminoácidos. A combinação de determinados alimentos ricos em triptofano com carboidrato, dá uma vantagem a mais a essa aminoácido, segundo alguns estudos. Os carboidratos conseguem estimular a liberação de insulina, que auxilia na remoção de outros aminoácidos do fluxo sanguíneo, dando mais chances ao triptofano de chegar ao cérebro. Antes de dormir aposte em chá camomila, cereais com leite, cerejas ou bananas. Evite café, alimentos pesados e picantes.

Luz e temperatura do ambiente

Qualquer luz, mesmo aqueles pontos de aparelhos eletrônicos, deve ser eliminada do quarto. A luz, mesmo que você não perceba, impede que você atinja o sono mais profundo – aquele que todos desejam e que faz com que você realmente descanse. Cubra todas as luzes, nem que deseja com toalhas ou cobertores. Outra opção é utilizar máscaras de dormir. Quanto mais escuro estiver o quarto, melhor será o seu sono. Outro detalhe fundamental é a temperatura do ambiente. De acordo com um estudo feito no Centro de Cronobiologia da Suíça, diminuir a temperatura corporal já ajuda o corpo a se “preparar” para dormir. Além disso, dormir em ambientes mais frios também pode ajudar na queima de calorias, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Dormir pouco durante a semana e recompensar no final de semana

Com a correria e o estresse do dia a dia, muitas pessoas acabam dormindo poucas horas durante a semana. É sempre assim: dormir tarde e acordar cedo. Porém com aquele pensamento: no final de semana vou recompensar e dormir mais. De acordo com a Universidade do Norte do Texas, isso não traz vantagens: “Quando você vai para a cama e acorda em horários muito diferentes a cada dia, altera o ciclo circadiano – o ciclo de 24 horas ligado às atividades cerebrais, a produção de hormônio e a regeneração das células”, explica o professor de psicologia Daniel Taylor.

Ter pensamentos negativos

Antes de dormir, pense positivo, tanto em relação ao dia que acabou, quanto ao novo dia que logo irá começar. Pense nas coisas boas que fez e no que irá fazer. Tenha como hábito agradecer. Pensamentos positivos, como pensar no que poderia ter sido feito diferente ou se arrepender de algo que ocorreu no dia, podem causar estresse antes de dormir. Pessoas mal sucedidas pensam negativo sobre as coisas do passado, e também ficam ansiosas com o futuro. É claro que não temos como controlar tudo, então é comum ficar preocupado ou ansioso com algum compromisso. O problema é quando você passa todas as noites pensando nisso. A negatividade pode afetar – e muito – o planejamento, o sono e a produtividade no dia seguinte. Se planejar para o próximo dia é ótimo, se preocupar não. Fique tranquilo, relaxe sua mente e pense em coisas boas.

Não ter rotina

Você sabia que as pessoas mais bem sucedidas possuem uma rotina de sono regrada? Ou seja, vão dormir e acordam sempre no mesmo horário.  Mantenha sempre horários regulares para dormir e acordar, assim você conseguirá regular o seu sono. Outra dica é ter uma rotina também com a alimentação, consumindo os alimentos certos nos horários certos. Crie o hábito de tomar um bom chá como última refeição e vá se deitar sempre no mesmo horário.

Quantidade e qualidade

Você deve priorizar as duas coisas quando o assunto é sono: quantidade e qualidade. Não adianta ter um sono perfeito de apenas 1 hora, assim como não adianta dormir mal por 8 horas. O ideal é a combinação desses dois fatores. Cada um sabe quanto deve dormir para se sentir bem e descansado no dia seguinte, mas o indicado é de 7 a 8 horas.

Esperamos que com as dicas de hoje você consiga ter uma boa noite de sono e mais produtividade no seu dia a dia de trabalho!

Se gostou do artigo deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

13 Comments

  1. EDINALDO ALMEIDA OLIVEIRA disse:

    Muito bom! Gostei já estou colocando em prática o hábito de dormir cedo! Agora com essas dicas, vou passar a usá-las daqui pra frente. Tenho observado que quando se dorme cedo e bem mais relaxado, você consegue acordar mais cedo e mais disposto!

  2. Muito interessante, qdo programo hr. de dormir e alimentar -me sempre certos me sinto mais disposta….mas ñ é facil.

  3. Francis Rodrigues disse:

    Gostei da matéria!
    Mesmo conhecendo há alguns anos, as vezes surgem aquelas noites mal dormidas que me incomodam. É bom sempre lembrar como posso melhorar! =)

  4. Luci Correa dos Santos disse:

    Ótimas dicas para termos uma boa qualidade de sono. A equipe está de parabéns.

  5. Muy buenas dicas para mejorar las rutinas y cambiar nuestros malos hábitos, a veces se vuelven malos por la rutina del dia a dia que la hacemos casi de memoria. Excelentes

  6. EDIMILSON LIMA XAVIER disse:

    EU AMEI MUITO ,EXCELENTE DICA, A MELHOR QUE JA OUVI ACERCA DO ASSUNTO,,PARABENS AO AUTOR!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.