Neurociência para quem quer evoluir

Você sabia que a neurociência pode ajudar nas suas capacidades e até a mudar sua opinião sobre você mesmo? Essa ciência que ajuda a entender o funcionamento do sistema nervoso, evoluiu muito nas últimas décadas e possui muitas vantagens para quem precisa melhor na carreira. Vamos ver abaixo, três conceitos de neurociência que podem ajudar na carreira, segundo Marco Fabossi, sócio-diretor e trainer da Crescimentum:

Cérebro é mais emocional do que racional

A maior parte das pessoas, quando pensa em cérebro, automaticamente pensa mais em razão do que em emoção. Porém é importante saber que o cérebro é mais emocional do que racional. E são as emoções que dominam a atitude de um ser humano. Todo estímulo recebido do mundo exterior passa primeiro por um juízo da parte cerebral em que estão as emoções.

“Se o cérebro entender que a situação oferece risco, ele busca ativar o modo de sobrevivência e não permite que a razão ajude a resolver a questão”, explica Fabossi. Ou seja, você apenas irá conseguir ter uma atitude racional se as suas emoções deixarem que isso ocorra.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Com isso conseguimos entender a importância da inteligência emocional. A forma como você interpreta a situação, se pode ou não trazer algum risco, é que permite que a razão entre em campo. Será mais provável que você consiga pensar com a razão, se você conseguir visualizar uma oportunidade de aprendizado em uma situação difícil. É uma questão de hábito, e você pode exercitar e educar o seu cérebro, de acordo com o especialista.

O cérebro se desenvolve até o fim da vida

Nunca é tarde para começar a aprender. Aprendizado é sempre importante, independente da idade. Além disso, qualquer pessoa pode se reinventar. Isso acontece devido à neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, que é o “poder” do cérebro de mudar e adaptar-se estruturalmente quando é sujeito a novas experiências.

“Antes havia a ideia de que o cérebro em um determinado momento parava de se desenvolver e de se alterar. Mas ele é plástico, pode se modificar até os últimos dias de vida.” diz Fabossi.

O especialista cita um exemplo de um homem adulto cujo principal hobbie era jogar tênis, e que tinha muita prática com a mão esquerda. “Fiquei sabendo que ele, na verdade, era destro mas tinha sofrido um acidente que prejudicou os movimentos da mão direita”, diz.

Após 35 anos jogando com a mão direita, ele em dois anos reaprendeu a jogar com a outra mão. “Hoje ele joga melhor com a mão esquerda do que jogava com a mão direita”, diz.

Podemos levar isso para todas as partes de nossa vida. Para o fator profissional, a lição que desejamos passar da neuroplasticidade é a de que é possível aprender o que você quiser, independente de sua idade.

O cérebro tende a economizar energia

Você sabia que 25% de toda a energia corporal é consumida apenas pelo cérebro? Pois é, e para o seu cérebro, quanto mais economia de energia, melhor. “Um novo aprendizado demanda mais energia e o cérebro é criado e concebido para economizar, tem a tendência natural de continuar fazendo o que já é conhecido”, diz o especialista.

É muito importante saber disso, pois assim podemos ficar mais atentos à vontade que temos de ficar na zona de conforto, repetindo as mesmas ações. Tenha atitudes diferentes se você deseja resultados diferentes. E isso é indicado para tudo o que fazemos em nossas vidas, não apenas em nossa carreira. Saia da zona de conforto. Leia mais, obtenha qualificação e novos conteúdos para estudar. Busque evoluir diariamente, não fique parado, pois como falamos acima, estudar nunca é tarde!

Veja abaixo um vídeo interessante sobre como mudar hábitos:

Deseja mudar? Que tal começar agora mesmo a estudar com a Prime Cursos? Faça o seu cadastro e comece a ganhar conhecimento! Escolha quantos cursos desejar estudar, assine o curso e adquira qualificação. É fácil, online e gratuito!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Informações: Exame.com

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

100 COMENTÁRIOS

  1. Bom saber que tudo que somos pode ser modificado novamente moldado…se adaptar a novos ares… Precisamos nos reciclar sempre. ?

  2. Eu estou adorando estes cursos do prime cursos on line.
    Já fiz 4 cursos e hoje vou começar mais 1.
    Eu indico se quê melhorar sua vida estude faça cursos, vocês iriam ganhar tempo, consrguir um bom emprego ou até mesmo subir em sua carreira.
    Parabéns Prime Cursos.
    #EuCurto

  3. É tudo o que Marco Fabossi descreveu adicionado ao desejo de exercitar e reeducar o nosso cérebro. Supimpa. Valeu Fabossi!

  4. Ok vou participar, já estudo a materia há anos é um conhecimento fantastico deveria ser ensinado nas escolas desde pequeno, o mundo seria muito melhor.
    Richard Bandler um dos grandes primeiros estudiosos tem um livro fabuloso e de lá para cá venho estudando e me encanto cada vez mais.
    São conhecimentos que nos permitem perceber os problemas do mundo atual, que estão SENDO CRIADOS PELA PROGRAMAÇÃO ERRADA DA MÍDIA,IGNORANTE DA ARMA QUE TEM EM MÃOS,USAM ERRADO E ESTÃO COMPLICANDO A EXISTENCIA DA HUMANIDADE,INVIABILIZANDO A COEXISTENCIA DOS HUMANOS NO PLANETA.
    O que se planta é o que se colhe e o que plantaram é o que estamos colhendo, violencia,terrorismo,corrupção,PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE PODEM DESTRUIR.

  5. A cada dia, me sinto mais intusiasmado e motivado á estudar, porquer estudar é a única coisa que não envelhece. Conheça a Prime cursos. O caminho para uma boa qualificação.

  6. Excelente matéria! Também irei fazer este curso! Aprender é sempre Bom ainda mais neste momento, em que o mercado está muito competitivo.

  7. Excelente matéria! Me trouxe um entusiasmo para fazer pedagogia, pois já estava pensando em desistir, mais a matéria me ensinou que nunca é tarde para começar…retroceder jamais!

  8. Boa tarde! este estudo me enriquece a cada dia pois a ciência é algo maravilhoso,parabéns .

  9. Parabéns à equipe pela escolha do excelente tema. Simplesmente GENIAL. Obrigada por nos dar a oportunidade tbem de assistir uma palestra como a do Pedro.
    Abraços.

  10. Essa matéria é muito boa. Achei bem interessante o fato de que o cérebro tem o poder de mudar e adaptar-se de acordo com as novas experiencias da pessoa! Então, uma boa maneira de exercitar o cérebro é estudar.

  11. O conteúdo realmente é interessante, como diz o texto, nunca é tarde para aprender eu mesmo terminei o colégio com mais de trinta anos pois devido a problemas não estudei na época correta, depois relaxei, quando acordei vi que precisava estudar. Em agosto passado fiquei desempregado, minha casa estava só no reboco e todos queriam melhorar porém não dava para pagar um profissional para dar massa corrida e pintura, então decidimos fazer nos mesmos, passado algum tempo descobri meu novo apelido, (nos mesmo), vi alguns vídeos e fui pra cima, a casa esta totalmente emassada e pintada. Algumas pessoas viram e gostaram, acharam que foi um profissional que fez, foi ai que resolvi melhorar fazendo um curso pois algumas pessoas querem que eu faça trabalhos em suas casas então descobri em uma pesquisa a Prime cursos online e além de me aprimorar na pintura, pretendo fazer outros cursos, espero obter bons resultados e desde já agradeço a toda equipe.

  12. Que assunto maravilhoso, concordo com o colega,de um comentário anterior ,esse assunto deveria ser passado nas escolas como matéria, todos deveriam saber, parabéns.

  13. Foi muito esclarecedor,muito bom mesmo. Gostaria de me alfabetizar mais. Estudei muito pouco. So um ano, primário. Com 10 anos , até os 11 anos. O posso fazer?

  14. O cérebro é o maior cofre que existe armazena todo o tipo de conhecimento. Nós que somos responsáveis de guardar coisas boas e ruins as boas te leve as conquistas e as ruins a tua queda. “…Conhecimento é a riqueza que ninguém rouba…”

  15. Boas novas, deixam-nos no conforto porque achava tudo ao contrario em relacao a flexibilidade do noso cerebro.

  16. Muito bom, está e uma prova de que nosso cérebro e ilimitado; vamos usufruir deste privilégio que nos é concedido por Deus!!!

  17. Obrigatório! Gostei cara quero fazer direito,mas trabalho como motorista de coletivo , precisa de estar bem descanso pois ta muito sono e queria fazer esse curso de manhã E ir trabalhar há tarde mas Largo ja de madrugada. Estou pensando nisso mas era pra já antes dos 45 anos. Kkkk obrigado pelo vídeo. Prime cursos.

  18. Não me arrependo e jamais me arrependerei por me ter cadastrado na Primecursos. Porque todos os dias tem sido dias de crescimento em todas áreas de minha vida.
    Todavia, estou cada vez melhor com a Primecursos! muito obrigado pelos conteúdos free mas com muita qualidade isto é, que é humanidade. God bless Primecursos forever and ever!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui