4 regras de etiqueta profissional que fazem a diferença

A etiqueta profissional é fundamental para quem deseja obter sucesso no ambiente de trabalho. Está enganado quem pensa que as regras de etiqueta são pura futilidade: elas fazem toda a diferença no dia a dia do trabalho. Além disso, podem até alavancar a carreira de quem as segue e também ajudam a construir um ambiente de trabalho melhor.

Como já falamos por aqui, muitos profissionais apenas se preocupam com o conhecimento técnico e acabam esquecendo das habilidades sociais. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, afinal, interagimos com colegas de trabalho durante muitas horas todos os dias. O comportamento adequado pode evitar grandes conflitos e até melhorar o ambiente.

Mesmo que as pessoas à sua volta não se importem com as regras de etiqueta, seja diferente e dê o exemplo positivo. Com certeza você será percebido e valorizado pela sua atitude. Veja abaixo algumas regras que muitas pessoas deveriam seguir:

Espaço Compartilhado

Se você possui uma sala exclusiva para você, ok. Mas caso tenha que dividir o espaço com outros colegas de trabalho, como acontece na maioria dos casos, lembre-se de tomar alguns cuidados. Sons e cheiros podem atrapalhar, como por exemplo comer um lanche com odor forte, passar perfume em excesso, conversar muito alto ou ouvir música (se for permitido, utilize fones de ouvido).

Cuidado com a Internet

Cuidado com os grupos de trabalho, ou com as fotos que publica nas redes sociais. Sabemos que o perfil na rede social é seu, porém é importante tomar alguns cuidados para não “queimar” sua imagem. Evite piadas de gostos duvidosos em grupos de trabalho, como no aplicativo WhatsApp, por exemplo. Evite falar de pessoas, principalmente por mensagens online, que podem vazar. O ideal é não fazer nem falar nada que você não faria na vida “offline”, para assim evitar problemas. É preciso manter uma postura elegante, dentro ou fora da internet, e respeitar as divergências.

Detalhes Essenciais

Algumas regras são básicas, e devem ser mantidas dentro e fora do ambiente de trabalho. A pontualidade é um exemplo, pois quando você chega no local no horário combinado, prova que tem respeito e comprometimento com o outro, principalmente em uma reunião ou almoço de negócios. No dia a dia de trabalho também é muito importante chegar no horário certo, e se perceber que irá atrasar, tente avisar com antecedência.

Outro ponto importante, que demonstra que você se importa, é sempre responder e-mails ou telefonemas. Não deixe para depois, para não correr o risco de esquecer. É muito importante dar algum tipo de retorno, mesmo que ainda não seja com a resposta esperada. Jamais ignore mensagens ou esqueça de retornar.

Preste Atenção e Fale com Educação

Hoje em dia está cada vez mais difícil se concentrar com facilidade. É tanta informação e correria, que as pessoas vivem na pressa, sem tempo para observar e analisar  até as coisas mais básicas do dia a dia. No ambiente de trabalho é a mesma coisa. Quem nunca tentou conversar com um colega de trabalho que não tirava os olhos do celular? Nos últimos tempos, oferecer uma atenção plena é uma atitude cada vez mais rara, porém essencial e que faz a diferença. Se for conversar com alguém, dedique seu tempo e atenção para esta pessoa. Caso não possa falar no momento, avise, mas jamais ignore alguém. Outra dica de etiqueta muito importante é evitar conversar em ambientes públicos sobre assuntos que exigem sigilo. Sempre opte por um ambiente privado.

Veja abaixo mais dicas importantes de etiqueta empresarial:

Quem tiver dúvidas e desejar aprender mais dicas sobre etiqueta profissional, recomendamos o Curso de  Etiqueta Empresarial da Prime Cursos. No curso, online e gratuito, o aluno aprenderá dicas de como se portar no ambiente de trabalho, regras para o dia a dia, a maneira correta de se vestir, e muito mais! Faça o seu cadastro e comece o curso agora mesmo!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim! Deixe seu comentário! 😉

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

66 Comments

  1. Cláudio Osmir Tomazela disse:

    Excelente dicas de etiquetas!

  2. Arsenio Francisco Nuvunga disse:

    Boa tarde,

    Gostei tanto das dicas de comportamento, agradeço que publiquem mais materias de incentivo nas mudanças de comportamento, uma vez que a sociedade esta cada vez mais virada para em perder tais moralidades.

    Muito obrigado

  3. Viviane Rodrigues disse:

    Muito bom ter ajuda e dicas importantes de etiqueta, se diferencia no dia á dia nos dá a oportunidade de nos destacar dos demais ou até abrir caminho para uma promoção. Vamos nos aprimorar, conhecimento sempre é bem vindo. Primecursos vocês estão de parabéns.

  4. Muito bem pensado, gostei bastante das dicas Obrigada.

  5. Muito bom, concerteza vai ajudar muitas pessoas, levando a ver o que tem de errado em nosso dia a dia e muitas vezes nao enxergamos isso, e nem vemos a nessecidade de corrigir esse erro, e melhorar nosso ambiente de trabalho, com uma nova postura que some e nao diminua no mercado de trabalho, que a cada dia esta mais minuncioso.

  6. Roseli Ferreira de lemos Silva disse:

    Adorei foi de extrema importância para mim vai me ajudar bastante em entrevistas e até em outras situações obrigada.

  7. Silvia Evans disse:

    Hoje a vida social ta cada dia mas difícil atenção nas conversas,as vezes vc fala uma vírgula o outro entender um texto aff.

  8. DANIELE OLIVEIRA disse:

    DICAS MUITO BOAS E BEM OBSERVADAS

  9. Eu achei muito importante as dicas por que servem de aprendizado para a nossa vivência do dia dia, eu sempre fez criticas sobre o uso das redes sociais para uso indevido, por exemplo; fazer divulgação do seu relacionamento familiar. Sera que as redes sociais tem culpa se você não vive bem.

  10. Ok, valeu muito de coraçao aprendi que preciso muito mudar em algumas dicas Muito Obrigado

  11. Walderlucia serra Pereira disse:

    Gostei muito , acho maravilhoso o cuidado que a prime cursos tem conosco sempre nos fornecendo dicas maravilhosas para nosso crescimento profissional.

  12. MARIA GORETH disse:

    GOSTEI MUITO DAS DICAS ,PRECISA MELHORAR EM ALGUMAS COISAS

  13. ana Maria da Silva carneiro disse:

    Amei esse aprendizado e muito importante para mim obg

  14. Márcia do Espirito Santo disse:

    Muito interessante e importante estas dicas.

  15. Carlos A. I. Vilhena disse:

    Tudo é uma questão de EDUCAÇÃO.
    Sabemos que cada um dá o que tem.
    Quando as pessoas não tem educação de “BERÇO” suficiente, começam a criar regras e as denominam de forma razoavelmente simpática para atrair a atenção dos demais.
    Isto se aplica ao termo “ETIQUETA PROFISSIONAL”.
    Se o indivíduo não sabe se portar, e, portanto, não tem educação e sensibilidade, então nunca haverão regras suficientes para ajudá-lo na vida pessoal ou profissional.
    Desta forma, ou procuram se reeducar ou farão uso de determinado conjunto de regras que possam impedi-lo de criar embaraços pelo resto de sua vida.
    E assim mesmo isto ocorrerá ocasionalmente.

  16. Carlos Costa disse:

    Muitas vezes passamos despercebido de detalhes na questão de etiquetas de comportamento são coisas que por vezes achamos que não tem valor aí corremos o risco de queimar nossa imagem. Boas dicas

  17. Gosto muito de receber esses e-mail .
    Adorei as dicas de hj

  18. Olá gostei muito dessas dicas aliás esse site nos ajuda muito. Obrigada pela dedicação.

  19. Maria J B Suzuki disse:

    Acho relevante que todos sigam estas etiquetas não só no trabalho ,mas em qualquer lugar usar da educação que atualmente está cada vez mais rara.Eu sempre tive bons princípios mas atualmente não sou mais a mesma. De alguns meses atrás estou sendo “mal educada”mas, não é porque quero é por esquecimento mesmo.Estou fazendo tratamento sem encontrar a ou as causas. Não saio mais de casa, tenho medo de encontrar conhecidos ou amigos . Segundo a medicina o problema não esta na idade…mesmo para escrever, de repente esqueço o que devo escrever e fico tempo sem lembrar e então peço ajuda se alguém estiver próximo. Agora mesmo lembrei de uma pessoa que entrou em contato por e-mail e eu esqueci, mesmo sabendo que foram duas notícias maravilhosas e eu não respondi por esquecer.
    Vou procurar as mesmas pedindo a Deus que as encontre para agradecer muiiiito . Que Deus o envolva com muito amor. Grata

  20. Sim,gostei muito foi importante para mim a prime cursos está de parabéns.Gostaria de saber qual a duração desse curso tenham uma boa tarde.

    1. Rosa Maria Rodrigues arias disse:

      Muito obrigada estou aprendendo muito gostei da dica que vocês repassaram

  21. Bacana as dicas. Observando assim na integra, tem muitas coisas que nos passa despercebidos, exemplo o caso do celular.
    Obrigada, ficarei mais atenta.

  22. Marlene Pedro da Silva disse:

    Boa tarde. Achei interesante. E muito valioso o que vocês passaram sobre etiquetas. Porque a educação,gentileza,respeito e boas maneiras não se compra. E não faz mal a ninguém.

  23. André Ramos disse:

    Parabéns a Prime cursos por nós presentear com cursos e dicas muito importantes nesse dia a dia . Proposta excelente e enriquecedora !

  24. marilia ribeiro vargas disse:

    Sim, excelentes dicas realmente fazem muita diferença.

  25. Gostei das dicas, vcs são muito simpática beijo

  26. Sandra Braga da silva disse:

    Gostei muito .Acredito que aprendemos todos os dias e hoje aprendir um pouco mai

  27. edleuza dos santos reis disse:

    excelente dicas de etiqueta adorei !!
    Muito obrigado!!!

  28. Tiago santos disse:

    Muito bom essas dicas pra acrescentar na vida pessoal e profissional tambem.

  29. José de Fátima dos Santos disse:

    Realmente, são dicas importantes na vida do profissional, tanto para aqueles que atuam nas empresas privadas, como nos órgãos públicos. São medidas extremamente necessárias, sobretudo, nos dias atuais, em que convivemos com a internet, em que nos escravizamos mais e mais com os meios de comunicação via celulares etc. Gostei destas regras básicas e, são bastante oportunas. Contribui demais com os diversos setores da sociedade.

  30. Waldir Pantoja disse:

    Parabéns pelas dicas! Conhecimento engrandece o ser humano.
    Grato.

  31. Carla de Sousa Castro Maia disse:

    Olá! Muito boas as dicas, pois às vezes passamos dispercebidos por uma coisa tão pequena, boba, mas que vale a pena ser lembrada. Adorei as dicas.

  32. nilza souza macêdo disse:

    muito importante o prime cursos essa atitude de lembrar que ter educação em qualquer situação vale a pena , e nunca é demais exercê-la.
    Parabéns.

  33. luiz francisco da silva disse:

    estou mesmo precisando destes conselhos, com certeza fará muita diferença. obrigado!

  34. Bom dia! adorei as dicas a prime cursos está de parabéns, me ajudou muito.

  35. joice matsinhe disse:

    identifiquei defeitos meus nessas dicas vou procurar melhorar muito obrigado

  36. Bom dia!
    Digo que gostei das dicas e do comentaria , pois vai me ajudar alavancar dentro do ambiente de trabalho! Espera que publique mais dicas nesse ambito.

  37. Gostei! vou praticar para avaliar melhor o meu dia dia . obrigado à prime cursos, e seus representantes.

  38. Boa tarde!

    Amei dicas de extrema importância.

  39. Admiro a iniciativa do prime curso, parabéns tem sido muito útil pasta mim.

  40. Gostei muito ótimas dicas todos deveriam ter isso na base de tudo

  41. AURENICE BATISTA SANTOS disse:

    Obrigada pelas dicas, muito bom.

  42. Excelentes postura e etiquetas profissional são bem vindas em um ambiente de trabalho. Todos precisão em alguma área melhorar sua posturas e vícios… Posturas que não agradam as empresas!

  43. Eliane Gomes de Amorim Nascimento disse:

    Muito bom as dicas, parabéns para toda equipe..

  44. Sergio Rosa de Oliveira disse:

    VALEU, obrigado, sempre trabalhei com muita gente e nesse corre corre vale a pena ler e ouvir essas dicas. obrigado.
    sou Sergio Rosa de Oliveira – Zelador de Condomínio.

  45. Jonathan Moreno disse:

    • Boas Dicas De Etiquetas Gostei

  46. Edivania Mattos disse:

    Muito bom saber.Mas infelizmente muitos deixam a desejar,incluindo até o proprio “chefe”.

  47. Adorei as dicas são muito interessante e nos prender para termos mais interesses em aprender e se dedicar melhorar no dia a dia.Obrigada pelas dicas.

  48. Como seria bom se todos seguissem essas regras para ter um relacionamento saudável no ambiente de trabalho. Uma pena que na prática as coisas são diferentes. Justamente o fofoqueiro que é o funcionário “bom” esse tem valor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.