O Hábito da Leitura

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.

Mario Quintana

Você sabia que é possível viajar para vários lugares do mundo sem sair de casa? Sim, os livros podem nos proporcionar isso. A leitura é um hábito saudável, que dá motivação e melhora a criatividade. Com a leitura aprendemos novas palavras e novos “mundos”. Com a leitura podemos aprender também sobre novas culturas, hábitos e histórias diferentes.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Existem três objetivos diferentes, segundo estudiosos, para compreender a importância do hábito da leitura:

– Ler por prazer
– Ler para se informar
– Ler para estudar

Lendo por prazer, é possível expandir a imaginação, a criatividade, enriquecer o vocabulário, desenvolver linguagens diferenciadas, etc. É quando escolhemos um livro que gostamos, seja pelo seu tema ou autor.

A leitura voltada para o estudo é aquela cobrada pelos professores desde o ensino fundamental.

Ler para se informar é uma forma de leitura descontraída, sem pressão, com o objetivo de adquirir informações.

Você sabia que dedicando seu tempo livre à leitura, é possível ler até 200 livros por ano? Parece impossível? De acordo com o escritor norte-americano Charles Chu é fácil. Em 2015 ele experimentou e comprovou a própria tese quando lançou a si mesmo o desafio de ler no mínimo 3 livros por semana.

O desafio começou quando ele descobriu que Warren Buffett, seu ídolo, atribuía seu sucesso à intensidade da leitura.

Leia 500 páginas por dia”, disse o bilionário, segundo o USA Today. “É assim que o conhecimento funciona, é construído (…) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso” .

Charles Chu estava com um ótimo emprego na época, porém cheio de dúvidas quanto às próprias escolhas. Com isso, ele decidiu seguir o conselho de Buffett e começou a investir na leitura. Ao final de dois anos já tinha começado (e terminado) mais de 400 títulos.

A decisão de começar a começar a ler foi uma das mais importantes da minha vida”, disse Chu no site “Better Humans”. “Os livros me deram coragem para viajar e pedir demissão do meu emprego e me deram referências, heróis e um mundo com significado”.

Mas como ele conseguiu ler tantos livros? Para provar que não é tão difícil quanto parece, ele propõe um cálculo simples. Veja abaixo:

Um norte-americano lê em média de 200 a 400 palavras por minuto. Um livro de não-ficção tem em média 50 mil palavras. Em 200 livros há 10 milhões de palavras. Se o seu ritmo for de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura das duas centenas de obras consumirá 25 mil minutos ou 417 horas. Parece muito tempo? Saiba que, em média, um norte-americano passa 608 horas por ano nas redes sociais e 1.642 horas anuais na frente da televisão.

“Nós temos todo o tempo de que precisamos (…) mas somos muito fracos e distraídos para fazer aquilo que é importante”, diz o escritor. “Bastaria você usar melhor o tempo que gasta acompanhando celebridades no Twitter”.

Para fazer isso, basta ler um pouco mais de uma hora diariamente. O mais difícil é colocar esta teoria em prática, e fazer da leitura um hábito.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Além disso, você já parou para pensar quanto tempo perde com discussões bobas, conversas desnecessárias em grupos (em aplicativos no celular), analisando redes sociais, ou apenas fazendo nada? Que tal trocar esse tempo por leitura?

A leitura é um hábito fundamental para quem deseja desenvolver o cérebro e ter sucesso profissional.Veja abaixo os principais benefícios desse hábito:

– Ajuda a manter o cérebro ativo (exercício mental)
– Expande o vocabulário
– Diminui o estresse
– Conhecimento
– Melhora a memória
– Diminui o estresse
– Melhora a concentração
– Relaxa e tranquiliza
– Melhora o pensamento crítico

Como é possível criar o hábito da leitura? Como ler mais? Como ter motivação para comprar um livro e terminá-lo rapidamente? Trouxemos 3 dicas que podem ajudar, veja abaixo:

Identifique o que você gosta

Para criar o hábito da leitura é necessário buscar temas que te chamem a atenção. Você deve ler o que gosta, e depois ir se aprofundando e conhecendo novos assuntos.

Leia sempre que puder

Não deixe para ler apenas em casa, antes de dormir. Leia no horário do almoço, no intervalo, no seu tempo livre, no ônibus, em parques, onde puder.

Crie um ambiente de leitura

Tenha um espaço confortável e silencioso, livre de distrações. O ideal é que seja um ambiente iluminado, sem barulhos, e que nada tire seu foco.

Veja abaixo um vídeo interessante para começar o hábito da leitura:

Que tal ler e aprender ao mesmo tempo? Faça um curso online e aprenda sobre novas áreas: administração, comunicação, meio ambiente, programação, moda e muito mais! Para estudar com a Prime Cursos, basta fazer seu cadastro no site e começar quando desejar! É totalmente gratuito e online!

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Boa leitura!

Informações: Exame.com

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

59 COMENTÁRIOS

  1. pra ser sincero, já fui um bom leitor. mais com ao longo dos tempos tornei-me um preguiçoso na leitura. com a vossa ajuda acredito que vou melhorar bastante. muito obrigado pelo tema.

  2. O tema abordado é muito importante acredito que muitos brasileiros não estão melhor em todos os níveis por falta desta habito, por conta disso e de bom grado e muito bem vindo para o momento.

  3. Amo ler. Porém, nos últimos anos, com a chegada dos filhos, ficou bem difícil ler um livro. A leitura tornou apenas uma obrigação devido a minha profissão, mas já estou iniciando novamente e dando mais tempo para ler o que gosto. E obrigado pelo incentivo ????

  4. Adorei a matéria. Como membro de um blog de literatura fico muito feliz em ver materias desse tipo. Infelizmente as pesquisas mostram que esse hábito não é muito grande aqui no Brasil e infelizmente os preços dos livros faz com que muitas pessoas não tenham como adquirir

  5. Realmente falar de leitura hoje em dia é muito complexo, os livros foram abandonados e esquecidos e as redes sociais tomou conta.
    amo ler e realmente acalma, relaxa e traz paz..
    obrigado pelo tema abordado

  6. Depois de muito tempo eu estou retornando a ler alguns livros esse ano eu já dei partida em ler um livro e quero aproveita o máximo para fazer essa viaja tão gostosa que a literatura.

  7. Nossa !! Isso foi uma das matérias que mais gostei de ler, até parece que foi o personagem faço TD menos ler..Por isso acho que tenho tanta dificuldades para estudos.. Parabéns pelo tema é 500 páginas por dia .me deu medo..

  8. Muito bom!
    Sabemos da importância da leitura, hoje temos uma geração que possui um verdadeiro arsenal de leitura, mas não tiram proveito disso….

  9. Obrigada pela dica! Eu gostava de ler, porém Hoje leio apenas o que acredito que preciso, para concursos e estudo. Em virtude da necessidade vou aderir como uma atividade rotineira da minha vida. Muito obrigada

  10. Estou a três meses imobilizada devido a uma queda e comento com amigos que aproveito este tempo para ler, principalmente livros com temas que me elevem. Costumo dizer que o que me salva é a “livroterapia”. Obrigada por mais estas dicas.

  11. Tenho profundo respeito pela Prime. Estou tentando incentivar um dos meus netos que vive em frente ao computador a ser assíduo no acesso à Prime já que ali ele tem muitas chances de encontrar o que ele realmente gosta. Parabenizo-os!!!

  12. Ótima matéria partilhei com o pessoal da faculdade no curso de RH. Principalmente o vídeo com o Karnal excelente material.
    Gosto de ler e quando temos dicas tão valiosas as leituras ficam muito melhores.

  13. Nunca criei o hábito de leitura. Isso já aconteceu desde criança. Hoje leio pouca coisa por necessidade. Tenho uma imensa preguiça de ler. Preciso me adestrar nesse sentido.

  14. Gostaria de ter o hábito de ler, mas tenho muita preguiça, quando pego um livro, me dá logo sono. Passo muitas horas no computador, vejo vários assuntos que me interessam, mas sei que tempo é questão de preferência.

  15. Como eu queria ter essa simplicidade da leitura, mas acontece que quando começo a me concentrar alguém tira a minha atenção. mas garanto, gosto muito de Ler…

  16. Gosto de leitura, principalmente Alto-estima, mas ultimamente não tenho tempo, gostei vou procurar umas horinhas par me dedicar. Gostei do incentivo.

  17. Gostei do texto, mas discordo de alguns pontos. As referências utilizadas falam demais do poder de livros físicos e tal, sendo que, hoje, há outras maneiras de se manter ativo no hábito da leitura, seja por meio de aplicativos ou mesmo lendo artigos interessantes como este. Sou um defensor dos livros físicos, mas em meio a um cotidiano tão corrido, a leitura via internet, seja pelo computador ou celular, também deve ser estimulada.

  18. Como sempre toda equipe prime é fenomenal com os temas e dicas. Esse tema se superou. Muito obrigado!
    Deveria haver uma premiação nos meios de comunicação homenageá-los.

  19. Gosto de leitura, principalmente Alto-estima, mas ultimamente não tenho tempo, gostei vou procurar umas horinhas par me dedicar. Gostei do incentivo

    boa tarde a toda equipe prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui