|

Como fazer uma boa redação

Nem todos gostam de escrever, porém muitas vezes é necessário saber fazer uma boa redação, seja para algum concurso, vestibular ou até para o dia a dia de trabalho. Escrever exige atenção, e nem sempre é uma tarefa fácil, porém existem dicas que podem ajudar a criar uma redação nota 10.

Mas afinal, qual a importância da boa redação? Mostrar as competências linguísticas e a criatividade do aluno/candidato. Quando escrevemos e criamos, inconscientemente documentamos nossas dúvidas e carências de aprendizado. Ás vezes, um pequeno erro pode contar muitos pontos na hora da correção, por isso é fundamental saber escrever corretamente.

Sabendo da importância deste assunto, separamos dicas importantes para aprender a criar uma boa redação. Preparados? Vamos lá!

Estrutura da Redação

Introdução

Comece o texto com a introdução, que é um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. Na introdução você deverá colocar apenas o básico, dizendo sobre o que irá falar na redação.

Desenvolvimento

Ele pode ser considerado o centro da redação, onde você deverá argumentar e discutir sobre o tema. Pode conter de 2 a 4 parágrafos.

Conclusão

É a parte final de sua redação, e pode ser um parágrafo com 2 a 4 frases. Este será o fechamento do seu texto.

Veja abaixo um exemplo:

-> Para ser considerada uma boa redação, o indicado é fazer no mínimo quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão, como falamos acima.

-> É comum que o número de linhas do texto seja estipulado em concursos e vestibulares, e geralmente pede-se que o candidato faça uma redação de até 30 linhas. Respeite o número mínimo e máximo de linhas, pois qualquer linha “extra” será desconsiderada na correção.

-> Cuidado para não fazer um texto de enrolação. Seja objetivo e vá direto ao ponto. Muitas pessoas “se perdem” na redação, recheando o texto com frases desnecessárias. Há quem diga que utilizar uma linguagem rebuscada e com expressões refinadas pode impressionar os leitores que irão fazer a correção, porém é importante saber que “enfeitar” a redação não vai fazer com que você pareça mais inteligente. Lembre-se que o mais importante é criar um belo texto, que seja OBJETIVO.

-> Respeite o recuo dos parágrafos, nunca pule linhas entre um parágrafo e outro, e tenha cuidado com sua letra, que deve ser legível.

-> Não são todas as provas que exigem um título. Caso ele seja solicitado, prefira títulos curtos e não se esqueça de que deve ser constituído por uma frase nominal, ou seja, nada de verbos. Seja criativo, e lembre-se de não pontuar ao seu final.

-> Tente manter o seu texto equilibrado. Evite períodos longos – que podem causar dúvidas no momento da pontuação – e também frases muito curtas.

redação

Perguntas para facilitar a redação

Introdução: “o que eu penso sobre isso?” – em relação ao tema.

Desenvolvimento: “quais as causas disso?”; “como posso provar isso?”, “de que forma posso realizar isso?”, “quais as consequências disso?”, “como isso acontece?”.

Conclusão: “Que lição pode ser tirada disso?”.

Dicas para melhorar sua redação:

Se atualize

Sabemos que se informar sobre as notícias do mundo é muito importante, independente se você irá ou não precisar fazer uma redação. Porém, quem irá fazer prova para concurso ou vestibular deve ficar ainda mais atento. Leia os noticiários e tente compreender o funcionamento da sociedade. Acontecimentos recentes e problemas na sociedade geralmente são temas de redações.

Leia (muito e sempre)

Pessoas que escrevem bem têm um hábito em comum: a leitura. Deseja escrever bem? Então comece a ler (e se possível, nunca pare). A leitura é fundamental para quem deseja construir uma boa redação. Livros, jornais, revistas, sites, não importa o que for, basta ler. A leitura pode enriquecer seu repertório, fazendo com que seus argumentos do texto ganhe novas palavras e não seja raso.

Pode parecer difícil no começo, porém, como todo hábito, você irá aos poucos se acostumar e até começar a gostar de ler. Saiba que um bom escritor é, obrigatoriamente, um bom leitor.

Escreva e reescreva

Escreva. Leia. Analise. Reescreva. Faça isso até sentir segurança da sua redação. Se possível, peça para alguém ler e fazer correções. Estude sempre com antecedência, e nada de praticar a redação na última hora. Além disso, o texto deve ser reescrito mais de uma vez. Quando mais você escrever e reescrever, mais você poderá aperfeiçoar sua redação.

Leia alto para outra pessoa, que possa ajudar você a identificar possíveis erros. Se for possível, peça ajuda para um professor ou alguma pessoa com conhecimento específico na área.

Tenha um bom português

Lembre-se que é muito importante escrever de forma correta, sem erros de português. De nada adianta fazer um texto criativo e completo, com introdução, bom desenvolvimento e conclusão, se estiver cheio de erros gramaticais e de concordância. Saiba que um bom português faz parte das competências avaliadas. Por isso novamente vamos indicar que você LEIA. Quanto mais leitura, mais chances dos erros sumirem.

boa-redacao

Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Redação Oficial da Prime Cursos do Brasil. O curso é online e gratuito. Para fazer, basta se cadastrar no site e começar agora mesmo!

Veja abaixo um vídeo com dicas para uma boa redação:

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

69 Comments

  1. Rosangela de Azevedo Santos disse:

    Sim gostei muito de suas dicas . E sempte bom saber o que falta para fazer uma boa redacao

    1. CrisyinaPymenta disse:

      Muiti instrutivo,grata pelas dica.

  2. Os cursos aqui ministrados são de muita importância para o aprendizado de quem busca aprimorar o conhecimento já adquirido, é de grande valia a existência e manutenção deste portal de ensino voltado para o publico que busca se preparar para o mundo concorrido dos concursos públicos. Obrigado por tão préstimo a sociedade comum toda.

  3. Carlos Augusto Barros disse:

    Gostei muito das dicas, parabéns.

  4. JAIR PEDRO DA SILVA disse:

    ótimo texto, gostei das dicas, vão me ajudar mujito.

  5. Marcelo de Souza Cunha disse:

    realmente muito bom adquirir o hábito da leitura constantemente, pois quanto mais se lê mais conseguimos desenvolver um raciocínio lógico para ter a certeza de que a gramática e a ortografia estão realmente corretos.
    concluindo, é o no cérebro funcionando como um ” piloto automático “! todas as informações que precisamos para uma boa redação ficam cravadas na nossa memória a ponto de sentir imediatamente que as palavras ou as concordâncias verbo-nominais, estão ou não corretas.

  6. margaret aparecida campos disse:

    O assunto redação e sempre muito interessante. Adorei as dicas para melhorar a redação!

    1. gostei isso me ajudou muito,só tenho que por em pratica .

  7. Obrigado pelas dicas e sempre bom ampliar nossos conhecimentos!

  8. Domingos Paulo Iquembua disse:

    Sim gostei, tanto mais que também é minha pretençao.

  9. Adorei as dicas, gosto de ler mesmo assim, tenho dificuldade redigir , sempre, perco do início e embolo no meio. Grata

  10. Essas dicas são as melhores que já vi e li.Gosto quando Prime Cursos posta DICAS
    Obrigada!

  11. Gostei muito das dicas,Pra quem é fraco como eu em redação.

  12. muita boa a explicação bem direta e de fácil compreensão.

  13. Claudio Monteiro do Carmo disse:

    Como sempre toda matéria de vocês é nota 1000.

  14. Laura Maria Andrade disse:

    Parabéns pela matéria instrutiva.

  15. Gostei Muito Obrigada Primecurso por estar sendo uma ferramenta de aprendizagem para mim..Por favor não parem.

  16. Marilda F. Ghiraldi disse:

    Muito bom!
    Ensinamentos relevantes!
    Parabéns!

  17. Robson Penedo disse:

    Muito boa a matéria gostei da dica e realmente nós precisamos estar sempre nos atualizando com o hábito da leitura para alçar melhor colocação no mercado de trabalho e melhorar também a qualidade de vida, gostei de terem me enviado e parabéns!

  18. Foi muito importante essas orientacoes principalmente pq estou escrevendo minha monografia, nossa valeu mesmo. Obrigada
    Quero uma ideia pra mim fazer logo uma pós.

  19. Muito bom assuntos das redação como sempre todas as materias com isso nos adquire mais conhecimentos e dicas estou gostando e preciso melhorar mais …..

  20. Leude da Silva disse:

    Não sei fazer redação, tenho vontade de apreender como faço?

  21. jose xavier schwartz xavier disse:

    O saber nunca é demais , nós vivemos aprendendo . Homem como ser pensante , vive em comunidade aprendendo ,trocando ideias , e não aprende tudo na vida ? portanto o saber é muito importante na vida de todos nós ! nos só temos que agradecer o prime cursos , por esta dica. AOS idealizadores nossos parabéns !

  22. Muito bom! Peguei até as dicas e já escrevi na minha agenda. Vou asá-las muito em breve. E ler mais para aprender a escrever melhor. Já que para escrever bem é necessário ser um ótimo leitor. Se esses são os critérios, então boa prática na escrita e na leitura.

  23. Braz Gomes Ferreira disse:

    Muito boas essas dicas. Obrigado

  24. Um grande trabalho realizado pela prime cursos, que merece aplausos.

  25. MARIA EDUARDA disse:

    amei está dica, alias amo todas !!!

  26. Muito bom! Anotei tudo. Com certeza a leitura deve ser um hábito.
    Parabéns!!

  27. Gostei muito!essas dicas me deram nota 10

  28. Helena Peixoto disse:

    Muito bom essas dicas, para nos aperfeiçoamos cada vez mais.

  29. Márcia Jaqueline Cardoso dos santos disse:

    Muito bom, ajudou bastante. Muito obrigada!

  30. Vânia Nascimento Alves disse:

    Maravilha!
    Gostei muito e vou exercitá-lo.
    Valeu a pena.

  31. mariadocarmodesousa disse:

    sim gostei muito das dicas obrigada.

  32. Muito boa essa matéria. Sinto que, Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não tem o hábito de ler, formar textos e escrever, coisas que desenvolve muito a nossa criatividade… Gostei muito dessas dicas. Parabéns!

  33. Miguel Bambi disse:

    Foi muito objectivo e concreto. Um abraço

  34. gilmara quele disse:

    A dorei as dicas e muito valioso e objetivo tudo que nos valoriza e nos enrequece de sabedorias..

  35. HEYDE DE LIMA disse:

    Eu avalio o conjunto de dicas para feitura de uma boa redação como de excelente nível. Tirei proveito dele com certeza.

  36. Francisco de Assis Freitas Dos Santos disse:

    Muito boa as dicas de redação

  37. marcos antonio rodrigues disse:

    preciso assear meu curso, que ja esta em andamento

  38. Olá,

    Gostei muito das dicas. Parabéns! Redação sempre é complicado, pra mim.

    Abração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.