conceito de startup

Qual conceito de startup? Aprenda quando uma empresa é considerada uma startup

Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre startups e como esse modelo de negócio tem feito sucesso. E apesar da grande maioria das pessoas acreditarem que se trata apenas de pequenos negócios de novos empreendedores, existem algumas características únicas que englobam esse tipo de empresa. Mas você sabe qual o conceito de startup?

De acordo com uma notícia publicada no site Isto É, mesmo com o surgimento do novo coronavírus e da pandemia, apenas em 2020 cerca de 38% das startups abriram processo seletivo e menos de 20% fizeram desligamento. Junto a isso, sabe-se que em 2019 grande parte das startups brasileiras se tornaram unicórnios, tornando o negócio algo de interesse de investidores principalmente da China e Estados Unidos.

Para que você entenda melhor qual a definição de Startup e quando uma empresa é considerada startup, fizemos um super post explicando mais sobre esse assunto. Veja a seguir!

Qual conceito de Startup?

De modo geral, uma startup é uma empresa que está em fase inicial de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores no mercado. E embora muitas pessoas considerem startups apenas empresas focadas em tecnologia, qualquer empreendimento que busque testar uma nova ideia de negócio pode se enquadrar nessa nomenclatura.

uma startup é uma empresa no estágio inicial de lançamento de produtos inovadores, com uma visão de crescimento rápido
uma startup é uma empresa no estágio inicial de lançamento de produtos inovadores, com uma visão de crescimento rápido

Algumas características importantes para definir uma startup são:

Escalabilidade

Uma startup precisa ser escalável e conseguir atender dezenas de clientes e aumentar sua capacidade de atuação sem necessariamente aumentar a equipe nessa mesma proporção. Um grande exemplo disso é o iFood, que com uma equipe consideravelmente pequena consegue atender praticamente todo o país e pode continuar crescendo sem precisar contratar mais profissionais.

Repetição

Uma startup deve apresentar uma solução que pode ser repetida em outros mercados. O Uber, por exemplo, é repetível, já que o mesmo serviço oferecido em São Paulo também é oferecido em Londres e Nova York, por exemplo.

Ou seja, uma startup oferece um serviço que pode ser vendido em vários lugares do mundo sem precisar ser alterado.

Quando as startups começaram a surgir?

Estima-se que as startups surgiram entre 1996 e 2001, quando os empreendedores começaram especular ações de novas empresas tecnológicas que estavam alocadas na internet. Naquela época, essas ações eram chamadas de Bolha da Internet, e se referia a pequenos grupos de pessoas que trabalhavam por uma ideia diferente das que já existem no mercado e que tinham um grande potencial de fazer dinheiro.

Depois de algum tempo, a Bolha da Internet passou a ser chamada de startup, que do inglês significa iniciar algo ou colocar algo em funcionamento.

Quando uma startup deixa de ser startup?

Como vimos no conceito de startup, uma startup é criada para testar uma ideia de negócio e tem como objetivo lançar inovações no mercado para então começar a crescer. Porém, é necessário analisar o mercado e custos operacionais antes de deixar de ser uma startup, já que a empresa também precisa conseguir se manter durante seu período de funcionamento inicial.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Quais são os tipos de startups?

B2B (Business to Business)

Esse tipo de negócio é destinado para empresas que oferecem serviços para outras empresas ao invés de atender consumidores finais. Um grande exemplo disso é o 99 corporativo, um serviço de transporte que oferece a solução para empresas e seus funcionários.

B2C (Business to Consumer)

Já nesse modelo de negócio, a empresa oferece soluções para consumidores finais, como o 99 convencional, que é um serviço de transporte usado por pessoas comuns, ou seja, direcionado para o consumidor final e não para empresas.

B2B2C (Business to Business to Consumer)

Já nesse modelo de negócio, a startup oferece serviços para empresas para consumidores. Isto é, tratam-se de soluções usadas por outras empresas que visam a venda para o cliente final. O iFood, por exemplo, é uma startup que faz parcerias com outras empresas, no caso restaurantes, para ajudar a vender para seus clientes.

o iFood é um exemplo de startup B2B2C
o iFood é um exemplo de startup B2B2C

Existem também algumas nomenclaturas que são usadas de acordo com o nicho de atuação da empresa, como por exemplo Fintech (mercado financeiro), EdTech (educação), HealthTech (saúde e medicina) e LawTech (direito).

Como começar uma startup?

Tenha uma ideia de negócio

O primeiro passo para dar início a uma startup é ter uma ideia de negócio que seja inovadora para o mercado. Boas ideias são aquelas que entregam uma solução de qualidade para as pessoas que você deseja atingir, e que os clientes em potencial realmente pagariam para ter acesso àquilo.

Pense em seus clientes

Depois de pensar na ideia, é importante pensar em quem ela atende e quais problemas ela resolve. No caso do Uber, por exemplo, quais seriam os clientes ideias para o tipo de negócio? Provavelmente pessoas que precisam de transporte e não possuem automóveis, mas não querem pagar um preço alto dos táxis nas grandes cidades.

Pensando que grande parte desse público é jovem e que atualmente a grande maioria das pessoas abaixo de 25 anos estão conectados no celular diariamente, não seria vantajoso criar um aplicativo que permite chamar um carro em segundos?

A partir dessa definição você deve pesquisar mais a fundo sobre o seu público e descobrir qual a melhor forma de ajudá-los a resolver seus problemas.

Pense no produto

Depois de ter a ideia e descobrir o público que deseja atingir, pense em qual seria a melhor forma de ajudá-los. É importante que sua solução ofereça o meio mais fácil possível, que seja simples, claro e objetivo.

Seria mais fácil um aplicativo para atender seu público? Uma página web? Um grupo no Facebook?

Como você vai ganhar dinheiro com isso?

Por fim, é muito importante que você tenha em mente como será feito o pagamento do seu produto, se será pago por meio de mensalidade, será cobrado porcentagem de vendas, existem marcas que tem potencial de patrocinar o negócio etc.

Também é importante oferecer métodos de pagamentos diversificados, como cartão, boleto e até mesmo paypal, um meio digital muito usado hoje em dia.

A partir disso você está pronto para testar seu negócio que de acordo com o conceito de startup já pode receber essa nomenclatura, levando em conta que está na fase de testagem e validação do seu produto. Uma dica é montar um protótipo com ferramentas gratuitas e fazer pesquisas online a respeito da solução oferecida, tentando vender de forma manual e perguntando o que poderia ser melhorado.

Depois de ver qual o conceito de startup e como começar uma, pesquise e estude mais a fundo sobre o negócio. Hoje em dia as startups são modelos de empresas altamente lucrativas, e possuem um grande potencial de crescimento quando a ideia é pensada diretamente na dor do cliente.

Curso de Como criar uma Startup Online Grátis

Se você tem o desejo de criar seu próprio negócio e testar suas habilidades empreendedoras ou somente quer ampliar seus conhecimentos sobre essa nova temática cada vez mais em evidência no mundo dos negócios, então esse curso foi feito para você!

Startups representam um novo jeito de se iniciar negócios. Atualmente, com a crescente entrada de novas tecnologias e as conexões entre pessoas e os meios digitais que não param de aumentar, surge a possibilidade de se criar negócios com base tecnológica que vem revolucionando a forma como encaramos algumas coisas, o modo como agimos, nos comportamos e criamos novas tendências.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Como criar uma Startup 100% Gratuito!


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.