mais conhecidas Startups brasileiras

O que é uma startup? Confira 7 Exemplos para você entender

Consideradas modelos de negócios altamente lucrativos e com grande potencial de crescimento, as startups têm ganhado cada vez mais espaço dentro do mercado empresarial brasileiro. Mas você sabe o que é uma startup?

O modelo de negócio ainda tem chamado a atenção de grandes investidores e empresas, que acabam apostando nas ideias das empresas em formação e investindo milhões de reais e em alguns casos, até dólares. Com isso, visam o lucro a médio e longo prazo, de acordo com cada solução oferecida.

Embora muitas vezes uma startup pode não funcionar da maneira como deveria e acaba falindo antes de virar uma grande empresa, marcas como iFood e Uber, por exemplo, mostram que esse tipo de negócio pode ser bastante lucrativo quando pensado de uma maneira escalável e repetível.

Confira a seguir o que é uma startup e confira 7 exemplos para que você se inspire!

O que é uma startup?

Uma startup é uma empresa em fase inicial que ainda busca um modelo de negócio e precisa encontrar uma solução para o mercado que seja escalável, repetível e altamente lucrativa, tendo em mente a inovação dentro do mercado.

uma startup é uma empresa em fase inicial que surge a partir de uma ideia inovadora para o mercado
uma startup é uma empresa em fase inicial que surge a partir de uma ideia inovadora para o mercado

É nessa etapa que, além de encontrar uma solução eficiente para os problemas dos potenciais clientes, a startup ainda precisa  encontrar um meio de conseguir arcar com os custos operacionais do negócio, para só então deixar de ser uma startup.

Leia também Quando uma empresa deixa de ser startup?

Algumas características principais das startups são:

Empresas jovens

Diferente do que muitos pensam, nem todas pequenas empresas são consideradas startups, já que para isso ela deve ser jovem e oferecer soluções inovadoras para o mercado. Ou seja, uma empresa que existe há mais de 10 anos e já é considerada uma empresa que oferece soluções e consegue um retorno em cima desse investimento, mesmo que seja uma empresa pequena não pode ser chamada de startup.

Escalabilidade

Uma das características principais de uma startup é ser escalável, já que dessa forma sua capacidade de crescimento e geração de receita é mais acelerada e não demanda uma estrutura de custos muito elevada.

Isto é, por ter uma capacidade de aumentar a produção e venda sem ter que aumentar os custos com operação, uma startup consegue uma margem de lucros e benefícios crescendo exponencialmente, o que quer dizer que esse tipo de negócio, apesar de ser pequeno, não possui lucros limitados e baixos.

Tecnologia

De modo geral, uma startup é uma empresa nova que possui um relacionamento ativo e forte com a tecnologia.

Em outras palavras, são empresas com ideias inovadoras e com grandes possibilidades de inovação e satisfação das necessidades do mercado.

Além disso, ainda é importante ressaltar que os empreendedores dependem dessas tecnologias para crescer e em alguns casos até mesmo encontrar financiamento para o negócio.

Econômicas

Outra característica de uma startup é sua capacidade de ser econômica, uma vez que comparando lucros e custos a diferença costuma ser bastante alta devido ao seu crescimento exponencial.

Empresas como Google, por exemplo, começaram suas operações em casa ou em garagens com custos baixos e cresceram de forma acelerada sem aumentar os custos de operação.

Como uma startup funciona?

O funcionamento das startups depende de algumas variáveis, mas a base tende a ser a mesma para todos os modelos de negócio.

O ponto de partida da empresa em formação é criar produtos e serviços que deverão ser usados como uma solução inovadora para um problema que o mercado ainda não solucionou da maneira como deveria.

esse tipo de negócio funciona com foco em inovação e crescimento acelerado, com baixos investimentos iniciais
esse tipo de negócio funciona com foco em inovação e crescimento acelerado, com baixos investimentos iniciais

A partir disso a estrutura dessa solução deve passar por etapas como:

  • segmentação dos clientes;
  • escolha de canais;
  • proposta de valores;
  • estratégias de relacionamento;
  • atividades-chave;
  • fontes de receita;
  • parcerias-chave.

Startup enxuta

Alguns grandes empreendedores costumam usar o termo de startup enxuta para pequenas empresas que usam uma metodologia rápida de construir, medir e aprender.

São essas startups que transformam suas ideias em Produtos Mínimos Viáveis, ou MVP, que nada mais são do que os menores produtos possíveis que são capazes de percorrer o ciclo de feedback com menos esforço e de maneira mais rápida.

Nesse tipo de negócio, o empreendedor cria uma experimentação junto do cliente e estuda quais são suas necessidades e qual a melhor solução para o problema, tentando encontrar um produto que não desperdice nenhum recurso.

Com isso, depois de transformar a ideia em produto, a startup mede a reação dos clientes e aprende como direcionar os seus esforços rumo ao sucesso.

Quais são os tipos de startups?

  • lifestyle: startups criadas por empreendedores que desejam trabalhar com o que amam fazer;
  • PME: startups que têm como objetivo os pequenos negócios;
  • escaláveis: startups que nascem com a ideia de se tornarem gigantes e escalar sua solução para vender cada vez mais;
  • Startups à venda: ideias projetadas para atrair possíveis compradores quando atingir os resultados desejados;
  • Sociais: startups que tem como objetivo fazer a diferença na sociedade e construir um mundo melhor;
  • Corporativas: empresas tradicionais que usam o modelo de startup para se aprimorar;
  • B2B: uma startup business to business é uma startup que oferece soluções para outras empresas e não para o consumidor final;
  • B2C: uma startup business to consumer é aquela que oferece soluções diretamente para o consumidor, ou seja, uma empresa que fornece o produto para o consumidor final.
  • B2B2C: uma startup business to business to consumer é aquela que oferece soluções para a empresa que oferece para seu consumidor final. Isto é, empresas que fazem parcerias com outras empresas para facilitar a venda aos clientes, normalmente usada por restaurantes, por exemplo.

Quais são os modelos de negócio das startups?

SaaS

O modelo Software as a Service, em tradução livre software como serviço, oferece uma solução de serviço na nuvem. Ou seja, funciona como um software autônomo com capacidade de facilitar e automatizar todos os serviços manuais, e é usado especialmente para o público empresarial.

Marketplace

Já as startups marketplace são aquelas em formato de shopping virtual, como é o caso do Mercado Livre. O objetivo desse modelo é conectar oferta e demanda usando uma plataforma digital em que os clientes conseguem encontrar vários vendedores e prestadores de serviço de diversos nichos diferentes.

o Mercado Livre é um exemplo de startup Marketplace
o Mercado Livre é um exemplo de startup Marketplace

Assinatura

Já o modelo de negócio por assinatura é um serviço em que o usuário precisa assinar por um período para usar o produto ou serviço oferecido, como nos casos de streaming, por exemplo o Spotify.

Redes sociais

As redes sociais também são consideradas modelos de startups, usadas especialmente em aplicativos e de forma gratuita. Um exemplo de startup que usa o modelo de redes sociais é o LinkedIn.

7 exemplos de startups para você entender

Uber

A Uber é uma empresa que nasceu como uma startup e oferece soluções de transporte que conecta passageiros com motoristas por meio de um aplicativo móvel. A empresa começou a atuar em 2008 com uma ideia de que os usuários poderiam chamar um carro em apenas um clique com a ajuda do seu smartphone, sem precisar fazer uma ligação para isso.

Foi a partir dessa ideia que a Uber se tornou popular em todos os continentes, contando hoje com mais de 15 mil funcionários em todo o mundo, com uma valorização que chega perto dos 50 milhões de dólares.

Airbnb

A empresa Airbnb começou a operar conectando proprietários de imóveis a viajantes, e hoje já está presente em mais de 190 países e 35 mil cidades ao redor de todo o mundo.

É considerada uma das startups mais bem-sucedidas do momento, e possui uma capacidade de reutilização e escalabilidade bastante elevada.

Spotify

Usado especialmente pelo público jovem, o Spotify é um aplicativo de música que permite que seus usuários ouçam qualquer faixa de qualquer artista por uma assinatura mensal, sem precisar ouvir anúncios. 

A ideia surgiu em forma de Startup com dois amigos que eram apaixonados por tecnologia, Daniel Ek e Martin Lorentzon, em 2008. A primeira versão do aplicativo foi lançada com o objetivo de que os usuários ouvissem música como e onde quisessem por meio de convites de acesso.

Hoje em dia o catálogo de músicas do aplicativo passa os 30 milhões de opções, com mais de 140 usuários.

Paypal

Fundada em 1998 na Califórnia, o Paypal foi o pioneiro no universo de envios e recebimentos de pagamentos online. Atualmente a empresa é considerada uma startup de sucesso revolucionária para o nicho de mercado em que está inserida.

Foi por meio da solução oferecida pela empresa que hoje em dia as transações financeiras foram transformadas e podem ser realizadas com apenas um clique por meio de uma plataforma online.

LinkedIn

Considerada uma das redes sociais mais usadas para fins comerciais, o site conecta profissionais com empresas, e tem sido usado como uma alternativa para o modelo de recrutamento tradicional.

Embora sua ideia seja simples, é considerada uma solução eficiente, tornando a empresa uma das maiores startups de sucesso da atualidade.

Google

Embora poucas pessoas saibam, o Google nasceu como uma startup e hoje em dia é o site de pesquisa mais usado no mundo todo. Quando ele surgiu, porém, o mercado já contava com diversas outras opções de sites de busca, mas a empresa soube otimizar as operações que já eram realizadas e se tornou o líder do nicho, com milhões de acessos todos os dias.

Nubank

Conhecida por inovar o mercado financeiro, a fintech (nome dado a startups do nicho de finanças) é considerada uma das startups mais desejadas do Brasil. As soluções financeiras oferecidas pela empresa são totalmente gratuitas e online, como o cartão de crédito e conta de pagamentos, que podem ser usados por qualquer pessoa sem taxa de anuidade.

a Nubank ficou conhecida por seu cartão sem anuidade e hoje é uma das startups que mais fatura no Brasil
a Nubank ficou conhecida por seu cartão sem anuidade e hoje é uma das startups que mais fatura no Brasil

Além disso, o serviço é totalmente digital, e veio para diminuir as horas gastas em filas de banco.

Hoje em dia a empresa já ultrapassou o valuation de US$1 bilhão, se tornando uma startup unicórnio. 

Leia mais sobre startups unicórnio clicando aqui

A empresa conta com menos de 2 mil funcionários e contratou mais de 800 profissionais no período de 1 julho de 2017 a 30 de junho de 2018, gastando poucos recursos e possuindo grande potencial escalável.

Depois de ver o que é uma startup e exemplos de startups de sucesso, não deixe de estudar mais sobre esse mercado. Além de poder ser altamente lucrativas, as startups também são ótimas opções para quem deseja ingressar no mercado do empreendedorismo gastando pouco.

Curso de Como criar uma Startup Online Grátis

Se você tem o desejo de criar seu próprio negócio e testar suas habilidades empreendedoras ou somente quer ampliar seus conhecimentos sobre essa nova temática cada vez mais em evidência no mundo dos negócios, então esse curso foi feito para você!

Startups representam um novo jeito de se iniciar negócios. Atualmente, com a crescente entrada de novas tecnologias e as conexões entre pessoas e os meios digitais que não param de aumentar, surge a possibilidade de se criar negócios com base tecnológica que vem revolucionando a forma como encaramos algumas coisas, o modo como agimos, nos comportamos e criamos novas tendências.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Como criar uma Startup 100% Gratuito!


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.