Conheça o Programa VIM II em Redenção da Serra

É com muito orgulho que apresentamos nesse vídeo o Programa VIM II realizado em Redenção da Serra. O programa VIM (Valorizando uma Infância Melhor) é o piloto da FLUPP que teve início em setembro de 2010 com visitas a 6 municípios do Vale do Paraíba: Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Pindamonhangaba, Potim e Roseira… e agora se espalha por outras regiões.

O objetivo do Programa VIM é apoiar essas cidades nas suas necessidades para atender a população da primeira infância em seu desenvolvimento. O Programa VIM é baseado no estabelecimento de um grupo local formado por líderes e organizações públicas e da sociedade civil que desenvolve e implanta projetos em sua região.

Fases do Processo

  • Oficinas de capacitação em projetos: compreender conceitos ligados a elaboração de projetos,
    Preparação e apresentação dos projetos,
    Análise das propostas recebidas,
    Escolha dos projetos a serem apoiados,
    Estudo sobre os recursos necessários para implantação e sustentabilidade dos projetos.

Confira o vídeo com todas informações, depoimentos e realizações em Redenção da Serra.

Transcriçaõ do Vídeo

L1 – Redenção da serra é um município típico de interior, em uma área de 309 quilômetros quadrados.

L2 – A presença da estátua em sua entrada indica que Redenção da Serra recebeu esse nome devido ao fato de ser a primeira cidade do Estado de São Paulo a fazer a abolição da escravatura antes mesmo de 13 de Maio.

 

L3 – Redenção da Serra entrou no programa VIM em 2016, participando das formações pedagógicas.

L4 – A FLUPP,  quando ela iniciou em Redenção da Serra, foi uma satisfação muito grande porque a educação infantil em todos os municípios são bem esquecidos e a gente precisa dar muito valor, porque tudo se inicia na educação infantil.

L3 – No início de 2017, o grupo gestor local fez parte de uma oficina para elaboração de seu projeto comunitário. Fruto deste trabalho é ação “Já fui criança uma vez”, que visa estreitar o laço família, escola e a tecnologia.

L5 – A interação da família com a escola no município é bem pouca. A partir do ano passado, a gente produziu uma oficina trazendo brincadeiras e brinquedos que os pais dos alunos brincavam antigamente. Esse ano a gente vai desenvolver duas gincanas, uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre. Vamos fazer uma oficina de marcenaria com os pais e os alunos. Compramos baú, compramos casinha e, nesse dia, os pais vão vir, esses móveis vão ser pré-moldados e o pai com o filho e um instrutor de marcenaria vai dar as coordenadas. R depois eles vão pintar e todo esse móvel, toda essa cozinha vai ficar aqui na escolinha para as mães, que as mães são um pouco mais participativas que os pais, pelo menos aqui em Redenção. A gente vai fazer uma oficina de pintura em pano de prato com a intenção de que, essa oficina, elas possam fazer uma renda extra em casa. A partir deste ano, com um projeto comunitário da FLUPP, a gente quer aumentar esse laço da família com a escola. Vamos começar a trabalhar a todo vapor para que esse projeto seja finalizado em dezembro e supere todas as expectativas, que é de trazer todos os pais principalmente os pais e as mães para dentro da escola. A gente quer fazer que os pais entendam que a primeira infância é fundamental, que é a base para a formação do ser humano. Então, a gente quer eles presente na escola e quer eles presente também na vida fora da escola.

L3 – Para os professores, esta primeira fase do projeto já colhe frutos. A escola e as salas de aula estão mais organizadas e o professor mais motivado.

L6 – As ferramentas disponíveis que temos, hoje em dia, são várias. Hoje podemos fazer uso da internet, a nossa escola tem Facebook, o celular fazendo o uso da internet, nós temos máquina fotográfica, nós gravamos, fotografamos. E também tem o nosso registro que é feito através da própria escrita mesmo da criança, onde nós colocamos, expomos os trabalhos da criança que é feito no nosso dia a dia e os pais têm acesso, às crianças têm acesso, quem vem a escola tem acesso a isso. Eu acredito que a organização da escola em si, a organização nas salas de aula, hoje nós temos os cantos, temos cantos também no recreio e também as tarefas as quais estamos fazendo referente ao curso. Isso com certeza tem nos auxiliado muito e é muito bom.

L7 – Hoje, com a formação, o trabalho realizado pelo professor, ele é feito com maior entusiasmo.

L8 – A formação está sendo excelente. Nossa nós estamos evoluindo muito muito dentro da sala de aula.

L6 –  Esse curso que a VIM está oferecendo pra gente, essa bagagem de experiências diferentes, isso está sendo muito importante para nós. Não só para nós enquanto professores, mas eu acho que para a escola toda, principalmente para os alunos, porque eles estão colhendo tudo que nós estamos aprendendo. Eu acredito que estou mais motivada ao trabalho devido a essa parte de estarmos estudando. Porque, para mim, o professor ele tem que estar sempre estudando, sempre aprendendo.

L3 – Assim, mudou-se também o olhar sobre a educação infantil. O desenvolvimento dos alunos é reflexo de todas essas mudanças.

L9 – Eu gosto muito dos professores. Da tia Cintia. Eu gosto muito do cantinho da música.

L3 – E a expectativa é grande para a implantação do projeto comunitário.

L8 – E eu acredito que agora com o investimento também, vai melhorar tudo para que a gente, não que alcance a escola ideal, mas que a gente dê vários passos em busca da escola ideal.

L6 – Os desafios quais encontramos em nosso dia a dia, hoje temos ferramentas de auxílio. Isso com certeza reflete no desenvolvimento dos alunos e também na mudança do comportamento deles.

L3 –  Além de outras atividades, o projeto do município prevê compra de equipamentos, brinquedos e apoio à infraestrutura.

L8 – A escola ideal, para mim, seria com uma infraestrutura bacana, essa nossa cobertura, se sair, com os brinquedos e também que proporcionasse as experiências bem bacanas para os alunos, para eles terem um conhecimento efetivo, para eles aprenderem com aquela vontade de despertar toda a curiosidade, criatividade das crianças.

L10 – Eu acredito que a infraestrutura vai nos ajudar muito a respeito da creche, porque a gente precisa do total apoio não só do governo, do município, de prefeito, mas também de outros apoios que nos ajuda, que são convênios que vem para a gente aqui. O que nós tivemos até agora foi já produtivo, que a gente consiga ter mais coisas em cima disso, ter bastante empenho como nós estamos tendo da equipe toda Édna Regina e um apoio maior de todo mundo. E que a gente consiga ter essa continuidade mesmo, a respeito de tudo que a gente já está tendo, formação, essa toda parte que a gente precisa ter mesmo aqui.


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.