óleos essenciais que ajudam no estresse

16 óleos essenciais que ajudam no estresse e melhoram o humor

O estresse, assim como a enxaqueca, é um problema que cresce cada dia mais nos dias de hoje. Uma técnica ainda pouco conhecida mas que se mostra cada vez mais eficiente para tratar esse tipo de problema é a aromaterapia, que com os óleos essenciais que ajudam no estresse é capaz de aliviar esse e outros incômodos.

O uso dos óleos essenciais corretos, além de baixar os níveis cortisol, tratam sintomas como irritabilidade, depressão, ansiedade, dificuldade de concentração, compulsão alimentar, entre outros. 

Pensando em lhe auxiliar a tratar desse problema, separamos uma lista com 16 óleos essenciais que atuam no cérebro diminuindo os níveis de cortisol. Confira a seguir!

Como os óleos essenciais ajudam a aliviar o estresse?

Um estudo publicado no portal de revistas da USP ( Universidade de São Paulo) conclui que o tratamento com a aromaterapia conseguiu reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos estudantes da área da saúde.

óleos essenciais para aromaterapia camomila e lavanda
por agir diretamente no sistema límbico do cérebro, a aromaterapia age de forma rápida no organismo

A pesquisa foi feita com base em 7 sessões de aromaterapia, duas vezes por semana, com duração de dez minutos de inalação. Com isso, constatou-se que o grupo de estudantes testados tiveram uma redução de 24% dos níveis de estresse, e uma queda de 13 a 19% de ansiedade.

Esses óleos recebem esse título por serem terapêuticos, ativando a memória do olfato e são calmantes, contando também com ações sedativas que inibem a alta produção do hormônio cortisol, responsável por aumentar os níveis de estresse.

16 óleos essenciais que ajudam no estresse

Camomila

Assim como no chá, as ações do óleo de camomila são calmantes e auxiliam diminuindo o estresse.

A diferença, porém, é que em sessões de aromaterapia os efeitos costumam ser observados de forma mais rápida.

Junto a isso, a flor ainda auxilia no tratamento da insônia e alivia as dores causadas por cólicas menstruais durante a TPM.

Melissa

Essa erva possui um aroma cítrico e refrescante, que trata os sintomas do estresse e da insônia por ser rica em ações tranquilizantes.

Lavanda

A lavanda contém em sua composição o ativo linalol, que é responsável por elevar os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA), atuando nos nervos com sua ação relaxante.

o óleo de lavanda faz parte dos óleos que ajudam no estresse
o óleo de lavanda é calmante e aumenta a sensação de bem-estar

Com isso, além de diminuir o estresse, o óleo de lavanda ainda contribui para o aumento da sensação de bem-estar.

Jasmim

O aroma floral do jasmim estimula a sensação de relaxamento e tranquilidade. Sua ação também pode combater a insônia por induzir ao sono assim que é inalado.

Valeriana

Esse óleo essencial é usado há muito tempo para tratar crises nervosas, já que a planta possui ações calmantes que reduzem os níveis de estresse na mente e as alivia tensões do corpo.

Além disso, ainda conta com ações sedativas que também podem ser benéficas para tratar crises de ansiedade.

Sálvia

O essencial desta planta traz sensação de relaxamento aos nervos e reduz a tensão corporal. Além disso, também atua como um afrodisíaco natural e controla os níveis de cortisol, responsável pela produção do estresse.

Rosas

Produzido a partir das pétalas da flor, esse óleo possui ações de relaxamento e calmantes, que além de aliviar os sintomas do estresse também pode ser usado para baixar os níveis de ansiedade de uma gestante no trabalho de parto.

Manjerona

A manjerona tem um aroma parecido com o do orégano, capaz de combater o nervosismo e controlar crises de ansiedade e estresse.

manjerona
a manjerona é uma erva semelhante ao manjericão

Atrelado a isso, o óleo ainda ajuda a aliviar sintomas como dores de cabeça quando massageado na têmpora.

Gerânio

O gerânio é uma planta de perfume parecido com o das rosas e ajuda a controlar sintomas de ansiedade e baixar os níveis de cortisol e diminuir as tensões corporais. O óleo da planta ainda ajuda a controlar a pressão arterial e evita problemas como a hipertensão.

Bergamota

O óleo de bergamota é rico em propriedades capazes de melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse. Com isso, também acaba sendo eficiente para tratar os sintomas de problemas como a ansiedade.

A bergamota ainda possui ações anti-inflamatórias e pode ajudar a tratar inflamações do corpo e da pele.

Funcho

O funcho é rico em ações anti-ansiedade e estresse e possui aroma e sabor adocicado, sendo também muito usado em infusões.

Suas propriedades também são eficientes para tratar descontrole hormonal, muito comum entre as mulheres durante a gestação e a menopausa.

Manjericão-folha-larga

O manjericão-folha-larga é uma erva usada como tempero em receitas tradicionais na Itália, mas seu óleo pode ser usado na aromaterapia para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Manjericão-sagrado

A ação antioxidantes e anti-inflamatórios do tulsi, como a erva também é conhecida, ajudam a conter o excesso de estresse e previnem nosso organismo contra inflamações e doenças.

Sândalo

O óleo de sândalo é rico em propriedades que tratam a insônia e contribuem para uma boa noite de sono, além de ter substâncias relaxantes que ajudam a mente a trabalhar de forma mais ágil e clara.

sândalo
o sândalo melhora o estresse e também age contra acnes e verrugas

Além do mais, diminui o estresse e ajuda na saúde da pele, evitando acnes e verrugas.

Alecrim

O alecrim é um potente anti-inflamatório e analgégico, capaz de aliviar dores de cabeça e o estresse, além de auxiliar na qualidade do sono. Embora poucos saibam, o óleo dessa erva também pode tratar a abstinência.

Vetiver

O vetiver é bastante popular na Índia e possui um perfume parecido com o da essência de capim-limão. Graças a suas ações calmantes, é muito utilizado para conter o estresse e crises nervosas.

Depois de ver quais são os óleos essenciais que ajudam no estresse você já pode começar a usufruir dos benefícios dessas substâncias naturais para controlar as crises e incômodos causados pela oscilação de humor. Além de serem benéficos para acalmar os nervos, os óleos essenciais também podem ajudar na perda de peso por controlar a ansiedade e reduzir o apetite.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia

Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.