16 óleos essenciais que ajudam no estresse e melhoram o humor

óleos essenciais que ajudam no estresse

O estresse, assim como a enxaqueca, é um problema que cresce cada dia mais nos dias de hoje. Uma técnica ainda pouco conhecida mas que se mostra cada vez mais eficiente para tratar esse tipo de problema é a aromaterapia, que com os óleos essenciais que ajudam no estresse é capaz de aliviar esse e outros incômodos.

O uso dos óleos essenciais corretos, além de baixar os níveis cortisol, tratam sintomas como irritabilidade, depressão, ansiedade, dificuldade de concentração, compulsão alimentar, entre outros. 

Pensando em lhe auxiliar a tratar desse problema, separamos uma lista com 16 óleos essenciais que atuam no cérebro diminuindo os níveis de cortisol. Confira a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como os óleos essenciais ajudam a aliviar o estresse?

Um estudo publicado no portal de revistas da USP ( Universidade de São Paulo) conclui que o tratamento com a aromaterapia conseguiu reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos estudantes da área da saúde.

óleos essenciais para aromaterapia camomila e lavanda
por agir diretamente no sistema límbico do cérebro, a aromaterapia age de forma rápida no organismo

A pesquisa foi feita com base em 7 sessões de aromaterapia, duas vezes por semana, com duração de dez minutos de inalação. Com isso, constatou-se que o grupo de estudantes testados tiveram uma redução de 24% dos níveis de estresse, e uma queda de 13 a 19% de ansiedade.

Esses óleos recebem esse título por serem terapêuticos, ativando a memória do olfato e são calmantes, contando também com ações sedativas que inibem a alta produção do hormônio cortisol, responsável por aumentar os níveis de estresse.

16 óleos essenciais que ajudam no estresse

Camomila

Assim como no chá, as ações do óleo de camomila são calmantes e auxiliam diminuindo o estresse.

A diferença, porém, é que em sessões de aromaterapia os efeitos costumam ser observados de forma mais rápida.

Junto a isso, a flor ainda auxilia no tratamento da insônia e alivia as dores causadas por cólicas menstruais durante a TPM.

Melissa

Essa erva possui um aroma cítrico e refrescante, que trata os sintomas do estresse e da insônia por ser rica em ações tranquilizantes.

Lavanda

A lavanda contém em sua composição o ativo linalol, que é responsável por elevar os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA), atuando nos nervos com sua ação relaxante.

o óleo de lavanda faz parte dos óleos que ajudam no estresse
o óleo de lavanda é calmante e aumenta a sensação de bem-estar

Com isso, além de diminuir o estresse, o óleo de lavanda ainda contribui para o aumento da sensação de bem-estar.

Jasmim

O aroma floral do jasmim estimula a sensação de relaxamento e tranquilidade. Sua ação também pode combater a insônia por induzir ao sono assim que é inalado.

Valeriana

Esse óleo essencial é usado há muito tempo para tratar crises nervosas, já que a planta possui ações calmantes que reduzem os níveis de estresse na mente e as alivia tensões do corpo.

Além disso, ainda conta com ações sedativas que também podem ser benéficas para tratar crises de ansiedade.

Sálvia

O essencial desta planta traz sensação de relaxamento aos nervos e reduz a tensão corporal. Além disso, também atua como um afrodisíaco natural e controla os níveis de cortisol, responsável pela produção do estresse.

Rosas

Produzido a partir das pétalas da flor, esse óleo possui ações de relaxamento e calmantes, que além de aliviar os sintomas do estresse também pode ser usado para baixar os níveis de ansiedade de uma gestante no trabalho de parto.

Manjerona

A manjerona tem um aroma parecido com o do orégano, capaz de combater o nervosismo e controlar crises de ansiedade e estresse.

manjerona
a manjerona é uma erva semelhante ao manjericão

Atrelado a isso, o óleo ainda ajuda a aliviar sintomas como dores de cabeça quando massageado na têmpora.

Gerânio

O gerânio é uma planta de perfume parecido com o das rosas e ajuda a controlar sintomas de ansiedade e baixar os níveis de cortisol e diminuir as tensões corporais. O óleo da planta ainda ajuda a controlar a pressão arterial e evita problemas como a hipertensão.

Bergamota

O óleo de bergamota é rico em propriedades capazes de melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse. Com isso, também acaba sendo eficiente para tratar os sintomas de problemas como a ansiedade.

A bergamota ainda possui ações anti-inflamatórias e pode ajudar a tratar inflamações do corpo e da pele.

Funcho

O funcho é rico em ações anti-ansiedade e estresse e possui aroma e sabor adocicado, sendo também muito usado em infusões.

Suas propriedades também são eficientes para tratar descontrole hormonal, muito comum entre as mulheres durante a gestação e a menopausa.

Manjericão-folha-larga

O manjericão-folha-larga é uma erva usada como tempero em receitas tradicionais na Itália, mas seu óleo pode ser usado na aromaterapia para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Manjericão-sagrado

A ação antioxidantes e anti-inflamatórios do tulsi, como a erva também é conhecida, ajudam a conter o excesso de estresse e previnem nosso organismo contra inflamações e doenças.

Sândalo

O óleo de sândalo é rico em propriedades que tratam a insônia e contribuem para uma boa noite de sono, além de ter substâncias relaxantes que ajudam a mente a trabalhar de forma mais ágil e clara.

sândalo
o sândalo melhora o estresse e também age contra acnes e verrugas

Além do mais, diminui o estresse e ajuda na saúde da pele, evitando acnes e verrugas.

Alecrim

O alecrim é um potente anti-inflamatório e analgégico, capaz de aliviar dores de cabeça e o estresse, além de auxiliar na qualidade do sono. Embora poucos saibam, o óleo dessa erva também pode tratar a abstinência.

Vetiver

O vetiver é bastante popular na Índia e possui um perfume parecido com o da essência de capim-limão. Graças a suas ações calmantes, é muito utilizado para conter o estresse e crises nervosas.

Depois de ver quais são os óleos essenciais que ajudam no estresse você já pode começar a usufruir dos benefícios dessas substâncias naturais para controlar as crises e incômodos causados pela oscilação de humor. Além de serem benéficos para acalmar os nervos, os óleos essenciais também podem ajudar na perda de peso por controlar a ansiedade e reduzir o apetite.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui