o que é e para que serve a aromaterapia

6 Óleos Essenciais que Aliviam Enxaqueca e Dor de Cabeça e como utilizá-los da forma correta

A enxaqueca e dor de cabeça são problemas mais recorrentes no cotidiano atual do brasileiro. Isso porque a correria da rotina moderna contribui para o aumento de crises de estresse e ansiedade, grandes causadores de desconfortos como a cefaleia. Os óleos essenciais que aliviam enxaqueca são uma das formas naturais de conseguir aliviar o sintoma sem medicamentos.

Apesar de muitas pessoas recorrerem aos fármacos para tratar o incômodo, a ingestão de analgésicos constantemente sem receita e indicação médica pode causar alguns efeitos colaterais à saúde. 

O paracetamol, por exemplo, um remédio muito utilizado para aliviar dores de cabeça e no corpo, pode acarretar danos ao fígado quando consumido em doses recorrentes e acima do recomendado.

Pensando em lhe ajuda a tratar o problema, separamos 6 óleos essenciais que aliviam enxaqueca e dor de cabeça. Confira a seguir! 

Quais os óleos que aliviam a enxaqueca e dor de cabeça?

Hortelã

A essência de hortelã pimenta tem ações que evita as contrações musculares, e sua aplicação na região da testa tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea.

óleo de hortelã
por auxiliar no relaxamento, o óleo de hortelã pode aliviar a enxaqueca e dor de cabeça

Com isso, aplicando regularmente o óleo da erva na área frontal da cabeça você conseguirá aliviar as dores de cabeça causadas pelas tensões do dia a dia graças ao mentol, propriedade encontrada em abundância no hortelã.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir as dores causadas pela enxaqueca graças aos seus ativos que induzem o relaxamento do corpo e da mente, aliviando a tensão, o cansaço, e o estresse.

Isso faz com que a lavanda atue como um sedativo natural direto no sistema límbico aliviando as dores da enxaqueca, que estão diretamente ligadas com a agitação, o estresse e a ansiedade, transtornos emocionais.

Alecrim

O alecrim é uma erva que possui um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico, capaz de aliviar as dores de cabeça e tratar qualquer tipo de inflamação. Além disso, conta com um aroma calmante que age combatendo o estresse e ansiedade.

ramo de alecrim
o óleo de alecrim faz parte dos óleos essenciais que aliviam a enxaqueca diminuindo estresse e ansiedade

Embora muitas pessoas usem a erva para fazer chás e infusões, seus benefícios são melhores aproveitados por meio da aromaterapia com vaporização ou inalação.

Leia mais sobre essas duas técnicas da aromaterapia clicando aqui!

Uma dica para aliviar as dores causadas com o óleo de alecrim é aliá-lo o óleo de hortelã pimenta e óleo do coco para massagear a parte frontal da cabeça.

Eucalipto

O óleo de eucalipto é benéfico para diversas áreas e funções do nosso organismo, já que inibe toxinas e combate fungos e bactérias. Além disso, também ajuda a evitar e aliviar sintomas da congestão nasal de problemas como rinite e sinusite, que podem desencadear dores de cabeça.

O eucalipto também possui em sua composição ações capazes de reduzir a pressão arterial além de poder ser usado para purificar o ambiente contra bactérias por meio de velas aromatizadas com o óleo ou sprays.

Gerânio

Uma das causas mais comuns da enxaqueca é o desequilíbrio hormonal que afeta diretamente as mulheres em idade fértil ou durante a menopausa.

Durante esse período é normal que os níveis de estrogênio fiquem abaixo do normal, causando problemas como enxaqueca e a cefaleia.

Para tratar esse problema o óleo de gerânio atua dentro do organismo regulando os níveis de estrogênio dentro do corpo, contribuindo também para uma menor oscilação do humor e menores chances do desenvolvimento de crises de estresse.

Melissa

A melissa é rica em propriedades anti inflamatórias que ajuda no tratamento de problemas respiratórios como a rinite e sinusite. Quando seu óleo é usado com regularidade em inalações e vaporizações, as chances das inflamações nas vias nasais desencadearem dores de cabeça costuma ser muito menor.

Qual a melhor forma de usar os óleos essenciais que aliviam enxaqueca e dor de cabeça?

De modo geral, os óleos usados para tratar esses incômodos devem ser aspirados para que os receptores das vias nasais consigam captar as propriedades dos aromas e agir no cérebro. Isso faz com que o alívio do sintoma seja quase imediato.

No entanto, em alguns casos a aromaterapia também envolve massagens nas têmporas e seios da face, e é importante conhecer a técnica para potencializar a ação dos óleos.

Nos casos de dores de cabeça causadas por problemas respiratórios, a vaporização pode ajudar a desobstruir as vias aéreas, e em conjunto com os óleos essenciais proporcionam um alívio mais rápido do sintoma.

imagem de um vaporizador
a vaporização é uma técnica da aromaterapia que ajuda na aspiração dos óleos essenciais

Já em casos de dores de cabeça por estresse, a aspiração do óleo pode surtir um efeito mais profundo de bem-estar e relaxamento.

Agora que você conheceu os óleos essenciais que aliviam a enxaqueca e dor de cabeça já pode começar a usar suas propriedades para aliviar o incômodo. Além de técnicas como a vaporização e a massagem, você também pode usar a aromaterapia de diversas formas diferentes para ajudar no tratamento de dores e condições de saúde como estresse, insônia e até mesmo sintomas da ansiedade e depressão.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia

Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

1 Comentário

  1. Qual óleo deve ser usado em pessoas com hipertensão , para aliviar enxaqueca ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.