Como funciona a aromaterapia, como aplicá-la e quais os seus benefícios?

óleos essenciais
como funciona a aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica que tem sido muito usada atualmente para tratar enxaquecas, cólicas menstruais, ansiedade e até mesmo ajudar no emagrecimento de forma natural e menos invasiva. O que muita gente ainda tem dúvida é como funciona a aromaterapia e qual a forma correta de usá-la.

Embora tenha ficado famosa nos dias atuais, a aromaterapia é uma técnica bastante antiga que se iniciou no Antigo Egito, e tinha como objetivo afastar energias negativas, extinguir pragas e até mesmo tratar algumas doenças.

Com o passar dos anos a técnica se difundiu e foi aprimorada por meio da manipulação mais precisa das substâncias, que potencializou e otimizou os efeitos e benefícios desse tipo de terapia.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Confira a seguir como funciona a aromaterapia e quais são os óleos mais usados nessa técnica natural!

Como funciona a aromaterapia?

A aromaterapia funciona a partir da inalação dos aromas de óleos naturais e age por meio dos receptores do sistema respiratório que envia uma mensagem diretamente para o sistema límbico do cérebro. É por meio desse mecanismo que essas essenciais conseguem manipular nosso humor e emoções.

óleo essencial para ansiedade
a aromaterapia consiste em usar o aroma de óleos essenciais para aliviar dores e desconfortos

Levando em conta que o olfato está diretamente ligado à memória emocional, a aromaterapia consegue agir direto no sistema nervoso promovendo um equilíbrio e sensação agradável de acolhimento, sendo um dos maiores motivos que a técnica é usada para tratar depressão e estresse.

Apesar de poder ser realizada de diversas formas diferentes, as mais comuns são:

Inalação

Sendo a mais simples de todas, a inalação também é a mais completa para se obter todos os benefícios dos óleos essenciais. Isso porque dessa forma as moléculas dos óleos conseguem chegar mais facilmente no sistema límbico, o que cria alterações quase instantâneas no funcionamento do organismo.

Para fazer as inalações de forma correta, você deve iniciar com inalações mais curtas e ir aumentando o número e intensidade com o tempo.

Aromatizador ou vaporização

Para fazer a aromatização dos óleos essenciais, você deve misturá-lo com água morna para criar uma nuvem de fumaça rica em todas as propriedades da planta, erva ou flor escolhida.

Além de poder usar uma bacia com água morna e realizar uma vaporização, também é possível usar aromatizadores para que o efeito seja potencializado.

Evaporação

Nesse tipo de técnica o óleo é aplicado em uma bola de algodão, compressa ou pano limpo para que o aroma se evapore e seja liberado aos poucos. Muitas pessoas usam essa técnica colocando o tecido ou algodão com as gotas do óleo em uma xícara em cima da mesa de trabalho, já que quanto mais perto do aroma você estiver mais potente são os efeitos.

Porém, você também pode usar a evaporação pingando gotas de óleos que ajudam a diminuir a insônia na fronha do travesseiro antes de dormir.

Sprays

Você também pode perfumar o ambiente com óleos essenciais com o auxílio de um spray. Essa técnica permite purificar o ambiente contribuindo para o aumento do bem-estar e da sensação de relaxamento.

spray com óleo essencial
usar os óleos essenciais em spray ajuda a purificar e esterilizar o ambiente

Dependendo do tipo de óleo escolhido, o spray ajuda a esterilizar o ambiente removendo fungos e bactérias do ar.

Massagens

Aplicar os óleos essenciais direto na pele ajuda a tratar dores musculares, infecções, dores articulares e até mesmo problemas de pele. No entanto, fique atento para não misturar vários óleos de uma só vez, o que pode dificultar a absorção das moléculas pela pele.

Banhos

Os banhos com óleos essenciais misturam a técnica da vaporização, pois permite que o vapor da água da banheira seja inalada com o aroma, e a técnica da massagem, já que mantém o contato com a pele.

mulher na banheira
os banhos com óleos essenciais misturam a técnica de massagem e vaporização

Escolha principalmente óleos calmantes e que ajudem a dormir melhor para fazer a técnica do banho.

Quais os benefícios da aromaterapia?

Diminui o estresse, depressão e insônia

Um dos usos mais recorrentes da aromaterapia é na diminuição dos sintomas emocionais como depressão, estresse, insônia e ansiedade, já que as propriedades aromáticas agem diretamente no sistema nervoso central.

Alguns óleos usados para essa finalidade são:

  • lavanda;
  • bergamota;
  • sândalo;
  • limão.

Redução das cólicas da TPM

A aromaterapia também tem se mostrado eficiente para tratar cólicas menstruais e sintomas da TPM como a irritabilidade e sensação de tristeza.

óleos essenciais para aromaterapia camomila e lavanda
o óleo de camomila ajuda a aliviar cólicas e estresse causado pela TPM

Os mais usados são:

  • Camomila;
  • Bergamota;
  • Ylang- Ylang.

Outros benefícios da aromaterapia incluem:

  • redução de infecções dermatológicas como a acne;
  • alívio de dores de cabeça e dores musculares;
  • redução das náuseas;
  • melhora nas funções pulmonares;
  • alívio de sintomas da rinite e sinusite;
  • regulação da pressão sanguínea;
  • alívio do cansaço mental;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • fornecimento de maiores níveis de energia durante o dia;
  • auxílio na concentração;
  • melhora na digestão;
  • controle da febre;
  • tratamento de inflamações;
  • trata problemas intestinais;
  • aumenta a libido.

Leia mais sobre os óleos mais usados na aromaterapia e conheça as suas funções clicando aqui!

Agora que você aprendeu como funciona a aromaterapia e como você deve aplicá-la em seu dia a dia, comece a adicionar os óleos essenciais na sua rotina para usufruir de todos os benefícios desses aromas. Além de contribuir para um aumento da sensação de bem-estar, os óleos essenciais ainda lhe auxiliam a tratar problemas recorrentes como insônia e enxaqueca sem a necessidade de medicamentos.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia
Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui