óleos essenciais que ajudam a emagrecer

11 óleos essenciais que ajudam a emagrecer controlando o desejo por comida e dando saciedade

Que os óleos essenciais são fontes terapêuticas eficazes para o equilíbrio do corpo e da mente todos nós já sabemos. Mas, o que você talvez ainda não saiba, é que essas essências são grandes aliadas no processo de emagrecimento. 

Além de de seus agentes químicos auxiliarem na recuperação e fortalecimento da saúde do corpo e inflamação causada pelo excesso de gordura corporal, essas substâncias extraídas de flores, frutos, sementes e raízes ajudam a controlar a ansiedade e a compulsão alimentar.

Geralmente, a maioria das pessoas que buscam o emagrecimento apresentam problemas de ansiedade, sofrem de fadiga, têm problemas na digestão, inflamação, compulsão por açúcares e carboidratos refinados. Para tratar esses problemas, é necessário um mecanismo que ajude a tratá-los com eficiência e de forma simples.

Confira a seguir como os óleos essenciais contribuem para um emagrecimento saudável!

Como os óleos essenciais contribuem para o emagrecimento?

A guerra que muitas pessoas travam com a balança tem se tornado cada vez mais recorrente, não é mesmo? Com isso, todos os dias ouvimos falar sobre novas dietas que, na maioria das vezes, acabam não surtindo o efeito esperado.

uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para a perda de peso
uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para a perda de peso

Porém, se você optar por manter uma alimentação saudável, evitando excesso de açúcares e carboidratos refinados, aliada à prática de atividades físicas, você certamente perderá peso e evitará o efeito sanfona, que é característico da maioria das dietas.

Contudo, não são apenas esses fatores que contribuem para uma perda de peso eficaz e duradoura. O uso diário dos óleos essenciais também são grande aliados para o emagrecimento saudável, e ainda auxiliam na saúde emocional, um fator de extrema importância para o tratamento da compulsão alimentar. 

Quais os benefícios dos óleos essenciais que ajudam a emagrecer?

Esses óleos trazem inúmeros benefícios para a saúde contribuindo para o bom funcionamento do cérebro, o que evita transtornos emocionais e psicológicos que atrapalham a perda de peso. Além disso, ainda fornecem energia, fortalecimento e recuperação dos músculos do nosso corpo.

Grande parte dos óleos que ajudam a emagrecer também contribuem para:

  • a aceleração do metabolismo;
  • a facilidade na digestão;
  • o aumento da motivação;
  • a diminuição da ansiedade;
  • a inibição da sensação de tristeza que à médio prazo pode desencadear uma depressão.

Vale lembrar, porém, que os óleos essenciais não são substitutos de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para uma vida cheia de saúde e bem estar, e que apenas um profissional qualificado poderá prescrever uma dieta adequada para cada caso específico.

11 óleos essenciais que ajudam a emagrecer

1. Óleo essencial de toranja

A toranja é uma fruta cítrica pouco comum no Brasil rica em fibras, sendo o motivo principal de atuar prevenindo a constipação e diarreia.

No entanto, suas fibras são extremamente eficazes no emagrecimento, inibindo o inchaço do corpo e contribuindo para a saciedade.

Seu óleo é composto por nootkatone, uma substância química responsável pelo aroma agradável das toranjas. Seu grande benefício é a aceleração do metabolismo, embora seu perfume também atue rejuvenescendo o cérebro.

2. Óleo essencial de canela

O óleo de canela tem uma função importante no controle da compulsão por alimentos refinados e ainda atua controlando os níveis de açúcar na corrente sanguínea e na liberação de insulina. Com isso, além da fome ser controlada, o desejo por alimentos doces também tendem a diminuir, o que faz com que o paciente coma menos durante o dia.

3. Óleo de gengibre

Além de colaborar para o funcionamento do sistema digestivo, o óleo de gengibre ainda reduz a inflamação do intestino e melhora a absorção de vitaminas e minerais ingeridas por meio dos alimentos.

o gengibre é uma raiz que atua no sistema digestivo e acelera o metabolismo
o gengibre é uma raiz que atua no sistema digestivo e acelera o metabolismo

O gengibre também contém ações antioxidantes, evitando que as células do nosso corpo sofram qualquer tipo de dano causados pelos radicais livres, prevenindo até mesmo doenças como câncer e Alzheimer.

Por fim, a raiz ainda auxilia no combate contra a ansiedade e tem ação termogênica, que acelera o metabolismo e atua em uma queima de gordura potencializada. 

4. Óleo de limão

Outro óleo que ajuda no emagrecimento é o óleo de limão, rico em benefícios para a saúde por conter uma substância chamada limoneno, que age na absorção da gordura corporal e estimula o bom humor.

A substância ainda eleva os níveis de noradrenalina em cérebro e aumenta a potência das contrações dos músculos do coração. 

 5. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem ações que contribuem para a diminuição do apetite evitando que você coma excessivamente, além de combater o inchaço e a sensação de estômago pesado causado pela má digestão.

o hortelã é um dos óleos essenciais que ajudam a emagrecer
o hortelã atua diminuindo o apetite e compulsão alimentar

Seu forte perfume serve como um estímulo para a prática de exercícios físicos diários, ajudando a aumentar a motivação e estimulando o cérebro a pensar com mais clareza e foco.

6. Óleo de bergamota

A bergamota, também conhecida como mexerica ou tangerina, contém substâncias florais que são essenciais para combater sensações negativas como desânimo. Junto a isso, ainda atua no aumento do fluxo de energia corporal, gerando motivação, evitando problemas emocionais como a ansiedade, e dando disposição para a rotina de exercícios diários.

Um estudo realizado pela University College London conclui que transtornos como estresse estão diretamente ligados a dificuldade de perder peso, aumentando mais ainda a importância em combater esses sintomas.

7. Erva-doce

Essa erva tem grande papel no aumento de melatonina, hormônio responsável pelo sono, além de auxiliar na redução de gordura corporal e favorecer o processo digestivo. E apesar de muitas pessoas não saberem, uma boa noite de sono está fortemente ligada com a perda de peso eficaz e duradoura.

8. Óleo de mirra

A mirra é uma resina seca que é extraída do tronco de uma árvore capaz de acelerar o processo de cicatrização de feridas.

Além de ser um antioxidante natural, antiviral e anti-inflamatório ainda tem ação expectorante e antifúngica.

Devido a sua função desintoxicante no organismo, este óleo tem uma função importante na perda de peso.

9. Essência de jasmim

Sua essência vem da flor de jasmim, conhecida por seu aroma agradável e por trazer uma sensação de paz e bem-estar aliviando o estresse, que pode ser uma das causas da compulsão alimentar.

Por isso, é recomendado aspirar a fragrância do jasmim logo de manhã para evitar o estresse no cotidiano e antes das refeições, para diminuir o apetite e evitar consumir refeições muito grandes.

10. Alecrim

O alecrim é uma erva que possui um poder muito grande na perda de peso por atuar na remoção de gordura ruins das células. Além disso, o alecrim é um poderoso anti-inflamatório natural que também ajuda na saúde do organismo e no combate aos radicais livres.

o óleo de alecrim pode ser aplicado diretamente na pele
o óleo de alecrim pode ser aplicado diretamente na pele

Uma dica é usar o óleo de alecrim nos pontos de gordura localizada e massagear por aproximadamente 30 minutos.

11. Óleo de eucalipto

A essência de eucalipto é extraída do tronco da própria árvore, e é considerado um excelente tratamento para o estresse além de ter funções analgésicas. Com isso, atua melhorando o humor e evitando a compulsão alimentar.

Como aplicar os óleos essenciais que ajudam a emagrecer?

Enquanto alguns óleos essenciais que ajudam a emagrecer são aplicados diretamente na pele do corpo graças à sua ação anti-inflamatória, outros contam com aromas calmantes que devem ser aspiradas.

Com isso, ao entrar pela mucosa do nariz, as propriedades dos óleos essenciais agem dentro do organismo de forma mais eficiente, técnica usada principalmente na aromaterapia.

Leia também Como funciona a aromaterapia?

Agora que você viu quais são os óleos essenciais que ajudam a emagrecer e quais os benefícios de cada um deles, já pode começar a usá-los para lhe auxiliar no processo de perda de peso. Para resultados ainda melhores você também pode optar pela aromaterapia, que proporciona diversos outros benefícios para a saúde.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia

Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

1 Comentário

  1. Aproveitar os benefícios dos óleos para emagrecer, sem dúvida, é uma das melhores formas de emagrecer de forma saudável. Realmente, aquelas que conseguem controlar a fome e praticar alguma atividade física, tem tudo de que precisa para emagrecer. Excelente artigo. Bastante informativo. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.