Aromaterapia: tratando enfermidades com aromas e óleos de plantas

benefícios terapêuticos óleos plantas aromáticas
benefícios terapêuticos plantas
Muitos benefícios terapêuticos através de óleos e plantas aromáticas
Créditos da Imagem: Rhythmuswege Via: Pixabay

A aromaterapia é uma prática terapêutica de origem oriental. Povos de culturas antigas, como os hindus, os chineses e os egípcios, valorizavam os benefícios terapêuticos de óleos e plantas aromáticas. Há indícios de escrituras antigas do Oriente que ressaltam a importância dessas substâncias para a saúde do corpo e da mente. Esses itens fizeram parte da tradição medicinal desses povos até chegar ao Ocidente – possivelmente na época das Cruzadas.

Embora seja um tipo de tratamento antigo, foi somente por volta da década de 1920 que o químico francês Gattefossé cunhou o termo “aromathérapie”. O vocábulo deriva da junção de duas palavras: aroma, que significa “cheiro agradável”, e terapia, tratamento que objetiva a melhoria de um incômodo físico ou mental. Essa prática emprega óleos essenciais puros a fim de estabelecer o equilíbrio e a harmonia do indivíduo. O tratamento é feito de maneira individual e deve ser realizado após uma avaliação física e psicológica do paciente. Os óleos escolhidos são usados para curas físicas e emocionais, e os benefícios são conseguidos por meio de massagens, banhos aromáticos, inalações, entre outros procedimentos.

Essa técnica vem sendo utilizada nas mais diversas áreas, como cosmética e estética facial e corporal. Vale ressaltar que o profissional que trabalha nesse ramo deve ter sensibilidade para saber qual é o real problema do paciente, pois, muitas vezes, o distúrbio em questão tem origem emocional, o que acaba se refletindo no corpo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Diante da preocupação crescente com a qualidade de vida, esse ramo está em constante expansão, uma vez que as pessoas estão procurando cada vez mais soluções naturais para os seus problemas. E para quem deseja atuar ou expandir seus conhecimentos na área, uma boa opção é realizar cursos online.

Tratamento óleos banhos aromáticos
Tratamento individual realizado com óleos e banhos aromáticos
Créditos da Imagem: Wirawat Lian Via: Compfight

O Curso de Aromaterapia, oferecido pela Prime Cursos, é indicado para profissionais de estética, salões de beleza, clínicas, spas, terapeutas holísticos e também para todos que se interessarem em conhecer esse tipo de tratamento. Nesse programa de ensino, o aluno irá aprender o que são óleos naturais, como diferenciá-los dos sintéticos, principais métodos de obtenção dos óleos, como utilizá-los em tratamentos, precauções, ação no organismo e outros assuntos.

A Prime disponibiliza cursos grátis com certificado opcional válido em todo o país, ajudando a valorizar o currículo do aluno e a melhorar suas chances no mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui