Problemas de memória? Saiba como ativar a sua de forma simples

Não quer mais passar pelo “deu branco”? Então veja o que você pode fazer para estimular a memória e obter ótimos resultados no trabalho e nos estudos

shutterstock_242439133
(Via Shutterstock)

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações internas no cérebro, ou externas, de dispositivos artificiais. Na prática, ela tem se tornado uma das grandes apostas dos vestibulandos para garantir um bom desempenho nos vestibulares e processos seletivos. Mas, o stress e a rotina intensa de estudos ocasionam o desgaste mental, o que dificulta todo o processo.

A falta de atenção origina lapsos de memória, que tem sido considerado um dos principais obstáculos na perda de memória, principalmente aos estudantes. O ideal é estar sempre exercitando a mente e priorizar os detalhes. As associações de conteúdo + imagem, símbolos, links, etc, auxiliam a lembrar de determinado fato/acontecimento. A organização dos materiais para estudo e a revisão desses, são importantes para a memorização.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

É possível perceber que uma boa memória depende de hábito e treino, portanto, o mais aconselhável é trabalhá-la durante a vida para obter bons resultados. Antes de uma prova ou apresentação, seja na faculdade ou no trabalho, exercite a sua memória, estude, planeje, pois ela é uma peça fundamental que exige calma e dedicação.

Os Radicais Livres

(Via Pixabay)
(Via Pixabay)

Durante a vida, as células localizadas no cérebro sofrem com os radicais livres, pois eles comprometem e diminuem a produção de energia produzida mentalmente. A ação destes componentes implica na atuação dos neurônios, e provocam o desaparecimento das sinapses, reduzindo a capacidade de comunicação entre as células e ocasionam o mal funcionamento intelectual.

Quando os radicais livres sofrem grande exposição, os neurônios podem ser destruídos e essa ação pode estimular doenças degenerativas como alzheimer, parkinson e outras. Estudos sobre o assunto são realizados, mas nenhum conclusivo. Porém, é sugerido que a melhor maneira de evitar doenças relacionadas ao cérebro é fornecer a ele mais antioxidantes, para assim, combater os radicais livres.

Veja a lista de alguns alimentos que ajudam a estimular a memória e a eliminar os radicais livres:

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados são alimentos fontes de vitaminas B, que ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. A carne vermelha também contém ferro que pode colaborar com a boa memória.

Peixes: principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

Gema de ovo: contém colina, condutor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. A falta dela é associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Frutas e vegetais amarelos: mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc, são alimentos que contém betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas: como morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam na memória.

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, são ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Como se percebe, há vários alimentos fontes de antioxidantes ao seu alcance, então aproveite para ter uma alimentação variada e consuma no seu dia a dia todos os grupos alimentares.

Boas Práticas

Além da alimentação, exercitar a memória é uma das dicas preciosas que a neurocientista Carla Tieppo nos conta. A ginástica cerebral é uma das mais importantes a ser praticada e, claro, estudar é uma tática infalível. Afinal, acumular conhecimento nunca é demais e sempre acrescentará em qualquer fase da sua vida. Confira o vídeo:


Créditos Supera Ginástica para o Cérebro – Via YouTube

Um dos métodos para ter uma boa memória é estudar, como já vimos, e nesse quesito a Prime Cursos pode te ajudar. Que tal cadastrar-se nos cursos gratuitos do portal da Prime para ativar a sua memória? Isso mesmo, os conteúdos dos cursos são gratuitos e online, você não gasta com locomoção e nem com material para estudar.

Ao estudar em um dos maiores portais de ensino a distância, você conta com a opção de solicitar o certificado de conclusão, que lhe proporcionará qualificação/atualização para o mercado de trabalho.

As áreas do conhecimento oferecidas são diversas, escolha a sua: Administração, Comunicação e Vendas, Contabilidade e Finanças, Direito, Educação, Enem, Gastronomia e Confeitaria, Idiomas, Informática, Meio ambiente, Moda, Música, Recursos Humanos, Saúde e Bem-Estar, Segurança no Trabalho, SEO e Webmarketing, Turismo e Hotelaria, Concursos Públicos e outras áreas.

Clique neste link e saiba como funciona para assinar os melhores cursos da web.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

39 COMENTÁRIOS

  1. Olá profissionais do Prime, acabo de encontrar esses cursos e vou esforçar ao máximo para conquistar alguns certificados desses cursos livres, esta equipe está de parabéns
    obrigado
    Jorge.

  2. Desde a década de 80 que leio sobre isso! Acredito que, independentemente de onde está armazenada a informação, nós precisamos de sinapses para chegar mais rápido à ela. Quanto mais sinapses melhor! Invista nos jogos de cartas (todos eles). Dominó e Sudoku também são muito bons. Conheço pessoas de mais idade que jogam Buraco contando todas as cartas! Têm uma memória impecável na vida cotidiana.

  3. Gostei muito do assunto, isso é muito importante para evitar determinadas doenças, gostaria de fazer esses cursos.

  4. Foi dificil mais concegui perder peso logo apos seguir umas dicas de valor.
    No inicio tinha vergonha até de estudar ,sair de casa e varias outras coisas .
    Se alguem quizer saber que risca segui basta clicar no meu nome ,estarei livre para ajudar .

  5. Amei todas as dicas,principalmente sobre os alimentos,onde encontramos as vitaminas essenciais para fortalecer o cérebro.

  6. Bom dia, já sigo vocês e tenho aproveitado muito da riqueza e oportunidades que oferecem. Só tenho em ser muito grata. Não aproveito mais por falta de tempo. Tenho recomendado bastante a jovens e amigos.

  7. Gostei pois estou estudando e não consigo memorizar nada já fiz três prova e fui muito mau , e olha que estudei é como se você lê rele várias vezes e na ora não lembrar de nada .

  8. Tenho problema com a memória recente. Lembro de fazer algo e em alguns segundos esqueço e é uma luta p voltar a lembrar. Esse post poderá me ajudar bastante! Grato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui