Equilibre o seu orçamento com este plano financeiro infalível

(Créditos Pixabay)
(Créditos Pixabay)
(Créditos Pixabay)

Para a grande parte das pessoas tomar o controle financeiro e organizar o orçamento não é uma tarefa fácil, principalmente quando envolve toda a família, e então a prática se torna ainda mais complicada.

A fórmula para manter o orçamento familiar equilibrado, diríamos que é bastante simples, a regra número um é fazer sobrar no final do mês, gastando menos do que se ganha. E quando não se tem um planejamento financeiro, é difícil saber o quanto do salário já está comprometido, e assim pode faltar dinheiro para trocar ou comprar o carro ou a casa dos sonhos.

Mas não se desespere, porque nós separamos algumas dicas para você ficar tranquilo no fim do mês, sem apertos e economizando ao mesmo tempo.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Antes de ler as nossas dicas, recomendamos que assista a entrevista com o economista Gustavo Cerbasi, ele é autor dos livros Casais inteligentes enriquecem juntos e Adeus, aposentadoria. No vídeo a seguir, ele indica os melhores investimentos a se fazer e como manter uma boa educação financeira.


Créditos canal Todo Seu – YouTube

Acompanhe o seu orçamento
Todos os meses acompanhe o seu salário e as suas despesas (seja no dinheiro, no cartão, cheque, etc). Não acompanhando mensalmente, você estará desperdiçando dinheiro. E para facilitar o seu trabalho, crie uma planilha para organizar o seu orçamento, pois é eficaz e traz ótimos resultados. Nesta planilha você poderá preencher vários campos, adicionando ou excluindo despesas do orçamento.

Compare os preços
Atualmente, com a internet ao alcance de todos é muito fácil comparar os preços dos produtos. Antes de comprar qualquer produto, pesquise o preço dele em outros estabelecimentos. Pode até parecer pouca diferença de um para outro, mas conseguir economizar de 10 a 20% é muito no orçamento final.

Elabore uma lista de compras
Quando for ao supermercado ou a alguma loja comprar algo, elabore uma lista de compras para não se perder, e compre somente o que for necessário. Esta é uma forma de evitar que você compre mais do que realmente precisa.

Pague à vista
É muito mais vantajoso pagar à vista, porque é uma forma de você comprar o produto a um preço mais barato. E claro, aproveite os descontos.

Trace as suas metas
As metas são muito importantes, mas muito importantes mesmo, porque você consegue economizar mais ao focar em algo que você realmente sonha ou deseja. A casa, o carro, a viagem, enfim, tudo o que você almeja na vida, pode sim ser conquistado, basta traçar metas para alcança-las.

Seja realista
Prevenir-se contra eventuais problemas que podem ocorrer nos seus investimentos é, sem dúvidas, uma grande vantagem. Não estamos falando para ser pessimista, mas apenas para ser realista. Acreditar que irá ganhar muito dinheiro e fácil é errôneo. Tenha o pé no chão!

Viva conforme o seu bolso
Viva de acordo com o seu padrão de vida ou passe por sufocos. Evite se endividar ou você viverá pagando juros em cima de juros.

Quanto mais cedo você perceber que é um investimento organizar e planejar-se financeiramente, mais cedo você conquistará a sua independência financeira e os seus objetivos. Leia sobre economia e esteja antenado nesta área.

Gostou e quer saber como administrar as suas finanças da melhor forma?

Aprenda a administrar e organizar as suas finanças com o curso gratuito de Finanças Pessoais oferecido no portal da Prime Cursos. O cadastro, a assinatura no site e o conteúdo do curso é gratuito. Isso mesmo! Você não paga nada para estuda-lo.

Uma outra vantagem de estudar conosco é que você não precisa gastar com transporte e material, pois o curso é online e você irá acessar do seu computador, tablet ou celular (Android ou IOS).

Faça o seu cadastro agora mesmo!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

68 COMENTÁRIOS

  1. Amei esse contiodo ajudou bastante no meu negocio
    Quero agradeser aequipe de primi por tudo que tem feito por mim. Muito obrigado primi

  2. Excelente artigo sobre os cursos da PRIME, no qual sou usuário e recomendo.
    Nestes tempos bicudos de “crise” que vivemos atualmente, é uma atitude necessária atentarmos para nossas finanças pessoais, nos disciplinarmos para uma maior acuidade neste assunto.

    Grande Agraço,

    Sergio

  3. Amei as dica muito boas , precisa por em prática, uma dica simples mas nós brasileiros não tem o ávido de praricar .muito boas mesmo .

  4. NOSSA É MUITO BOM PODER CONTAR COM A PRIME , POIS É UMA FORMA DE LEVAR EDUCAÇÃO A TODAS AS CASAS INDEPENDENTE DE CLASSE SOCIAL PRINCIPALMENTE A CASA DE QUEM MAIS PRECISA ….

    PARABÉNS É UM SUCESSO.

  5. Uma matéria não muito aplicável nos dias de hoje, mas muito importante, principalmente os médios assalariados…..

  6. Essa dica vai me ajudar bastante, ja que estou bastante endividado, vou poder controlar mais os meus gastos. Vai ser mais um curso que vou botar em pratica no prime.

  7. muito bom fiz Radiojornalismo, passei recebi meu certificado e agora dei continuidade fazendo reportagens para TV Facesport TV, para ver é só acessar no facebook ou no youtube e saberá o quanto aprendi com o curso que fiz e dou a liberdade a todos para comentar te aguardo la´!!!

  8. Muito oportuno esse tema, pois nos dias atuais tem sido muito difícil poupar, porém sempre que posso consigo guardar um pouco para eventuais despesas, com essas dicas já vejo a possibilidade de ir mais além almejando conquistar um bem maior de consumo mesmo que seja a longo prazo.

  9. Já fiz curso com vcs, recebi o meu certificado que coloquei no meu curriculum para um concurso interno da empresa, onde me ajudou muito e consegui me elevar um nível o meu cargo.

  10. Maravilha amei as dicas gostaria d fazer o curso pq sempre gasto mais do q ganho e tem uma hora q cansa viver endividado

  11. Ótimas dicas ,mas o comeco e sempre muito difícil.. Onde posso achar uma cópia de planilha ?apenas para me orienta.

    • Olá, João!
      Obrigada pelo seu contato.

      O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação.

      Para saber mais, acesse: https://www.primecursos.com.br/certificado/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  12. Gostei muito vou ficar mais esperto desde que completei 18 anos comecei a exagerar nas dívidas hoje tenho 27 anos e ainda não me equilibrei mais agora estou decidido a me equilibrar..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui