Exercícios para falar melhor em público

Falar com clareza e confiança é uma das características das pessoas de sucesso. Ter uma boa comunicação faz toda a diferença nos dias atuais, e é uma das habilidades mais importantes no mundo dos negócios. Saber se expressar de forma correta, conseguindo transformar ideias e pensamentos em palavras, e ser capaz de conversar com diferentes públicos são habilidades essenciais para ter uma boa comunicação.

Não apenas no ambiente corporativo, mas em todos os lugares e situações devemos saber nos comunicar bem. Ter uma boa entonação, ser objetivo, utilizar o português adequado e escolher as palavras certas são cuidados importantes das pessoas com comunicabilidade, ou seja, facilidade de se comunicar.

Muitas pessoas têm medo de falar em público, e além do nervosismo, acabam ficando com ansiedade, preocupação, aflição, inquietação, etc. Saiba que isto é totalmente normal, pois ao saber que terá que falar em público, a pessoa acaba pensando que não vai conseguir se expressar de forma adequada.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Sabemos da importância de uma boa comunicação, por isso listamos alguns exercícios para lhe ajudar. Com isso, você poderá obter a capacidade de falar com espontaneidade e naturalidade, demonstrando sempre uma segurança ao falar, e credibilidade no que é dito. Veja abaixo alguns exercícios para falar melhor em público:

Usar sua articulação 

Os sons devem ser bem articulados, principalmente as vogais. Se você falar abrindo muito a boca, pode acabar falando alto ou errado. Se você falar sem abrir muito a boca, talvez transmita insegurança. Ou seja, quando você consegue articular bem as palavras, os ouvintes conseguirão entendê-lo. Com isso você ganhará credibilidade e haverá maiores chances de levarem a sério o que diz.

Mantenha a cabeça erguida e o queixo afastado do peito se perceber que sua voz sai abafada. Para falar com maior clareza, pratica falar devagar e articule cada sílaba. Pode parecer estranho no começo, pois as palavras irão soar muito precisas, mas com o tempo e a prática você estará falando com naturalidade. Lembre-se sempre de deixar o hábito de ler com extrema precisão apenas para os treinos, pois no dia-a-dia a comunicação poderá ficar artificial.

Faça em casa: se deseja uma comunicação natural, treine para relaxar o maxilar, os lábios, os músculos da face e da garganta e o pescoço. Mantenha sempre a cabeça erguida e a boca aberta o suficiente para falar.

como-falar-bem-em-publico

Fale de forma clara e objetiva

Treine falando sempre bem devagar. Claro que na hora da comunicação, você deve estar num ritmo médio, nem devagar nem acelerado demais. Porém para aprender a falar de forma adequada, comece falando devagar, percebendo como cada palavra sai da sua boca. Com a ansiedade é possível que você fale correndo, rápido demais, e assim não consiga terminar o que ia dizer. Além disso, pode transmitir insegurança e falta de clareza. Por isso relaxe e tente obter uma velocidade média, com as pausas e pontos adequados, demonstrando credibilidade, firmeza e segurança.

Postura e gesticulações

Não adianta ser o mestre da boa comunicação se a sua postura está errada. Você sabia que a linguagem corporal pode afetar a maneira como a plateia interpreta o orador? Fique reto, com os ombros para trás e as mãos em frente ao corpo.

Grave uma apresentação sua e depois faça uma avaliação

Mesmo que ache que sua comunicação está boa, grave um áudio ou um vídeo de seu discurso para corrigir pequenas falhas. Com isso será possível analisar a sua postura e sua entonação, que poderiam passar despercebidos.

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas de como falar bem em público:

Na dúvida ou na insegurança, procure um profissional

Pratique a comunicação todos os dias, porém se ainda se sentir muito inseguro, o ideal é procurar um fonoaudiólogo, que é o profissional especialista na fala e dicção. Com algumas sessões você poderá melhorar muito.

Para finalizar, recomendamos o Curso de Oratória e Apresentação em Público da Prime Cursos. No curso, online e gratuito, o aluno aprende sobre linguagem corporal, dicas para reconhecer o seu público, qual a conduta correta ao falar em público, e muito mais. Para começar o curso, basta fazer o cadastro no site e assinar gratuitamente.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

28 COMENTÁRIOS

  1. são de grande valia estas dicas, principalmente pessoas que trabalham com o público. sou corretor de imóveis, portanto sempre tiro proveito destas destes ensinamentos para o dia a dia.

  2. Muito grata por receber essas dicas que para a minha área profissional é de extrema importância. Aproveito também para informar a minha satisfação, acabou de chegar meu certificado de Redação Oficial, estou muito contente com a rapidez da chegada deste.

  3. Ótima dica com essas novas tecnicas vou me tornar ainda mais eloqüente! Agora um pouco de dialeto pois ate falar um pouco em dialeto meu trabalho exige lido com todo tipo de pesso! Valeu prime cursos é nos na fita!!!

  4. Este artigo chegou no meu e-mail bem na hora que mais preciso, pois vou ter que fazer uma apresentação para a minha escola toda!
    Agradeço muito pelas dicas que são realmente importantes.

  5. preciso muito deste curso , porque quando falo ao publico fico com muito receio que estou a falar mal ,e os sons da minha voz soa muito mal.

    • Olá, tudo bem?
      Faça o seu cadastro no site e comece o curso agora mesmo ou quando desejar!
      Qualquer dúvida deixe seu comentário,
      Prime Cursos

  6. bom tenho um pouco de vergonha em falar em publico mas venho lendo essas tecnicas de vcs estou aprendendo muito com isso. quero saber mais como faço

  7. Quero mim cadrastar pois sinto um pouco inseguro nos eventos que pratico abertura de show meio de show e saída de show pois toco forró e canto mais por ser inseguro,
    falo mais pouco e canto mais quero me expressar melhor e mostrar o meu talento com maior claresa

    • Olá José, tudo bem?
      Entendemos, e temos certeza que o curso poderá te ajudar com a oratória! Acesse o link do curso de Oratória e Apresentação em Público e veja todas as informações sobre ele:
      https://www.primecursos.com.br/oratoria-e-apresentacao-em-publico/

      Se desejar fazer o curso, primeiramente você deve fazer o seu cadastro em nosso site: https://www.primecursos.com.br/
      Depois, basta escolher o (s) curso (s) de seu interesse, e clicar em ASSINAR GRÁTIS e depois em CONFIRMAR ASSINATURA. Após isso, você já pode começar a estudar o seu curso, que estará disponível na área para alunos!
      Qualquer dúvida basta entrar em contato!
      PRIME CURSOS

    • Bom dia Vaneza, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário!
      O Curso de Oratória e Apresentação em Público é gratuito e online. Não há um prazo mínimo ou máximo para concluir os cursos. Você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade. Os cursos estão disponíveis em nosso portal e você acessa quando e quanto desejar.
      Qualquer dúvida entre em contato! 🙂
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui