|

O que vale como horas complementares?

Atividades complementares são atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. São consideradas atividades complementares os conhecimentos, habilidades, competências e atitudes adquiridas fora do ambiente escolar, que visam aumentar o conhecimento do aluno.

Essas atividades devem ser desenvolvidas paralelamente às demais disciplinas acadêmicas, como, por exemplo: cursos livres, iniciação científica, participação em palestras, projetos de pesquisa, monitoria, além de outras experiências profissionais.

O que são atividades complementares?

Atividades complementares ou horas extracurriculares foram instituídas pelo Ministério de Educação para compor a grade curricular dos cursos de graduação do Brasil. Elas são obrigatórias para complementar o currículo acadêmico — ou seja, para receber o tão desejado diploma, é necessário cumprir com a carga horária mínima determinada.

Essas atividades podem ser consideradas como um complemento ao aprendizado já obtido no curso. O objetivo é adicionar novas experiências para aumentar a formação do estudante. Dessa forma, o aluno consegue melhorar seu aproveitamento nos estudos e ainda obter conhecimento com as novas experiências.

As atividades podem ser divididas em duas categorias:

Atividades Complementares Internas: são atividades realizadas dentro da faculdade, como pesquisa, monitoria, iniciação científica e extensão.

Atividades Complementares Externas: são atividades realizadas fora da faculdade, como, por exemplo, workshops, congressos, cursos livres online, intercâmbios e estágios não obrigatórios.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada atividade:

Cursos online para horas complementares

Os cursos online para horas complementares são uma das alternativas para os estudantes que precisam cumprir a carga horária de atividades extracurriculares solicitada pelas universidades. No entanto, hoje em dia existem diversos sites que oferecem cursos online, não apenas pagos como também gratuitos.

Essa é uma excelente opção para os estudantes que precisam cumprir horas complementares, mas têm pouco tempo para estudar. E isso acontece porque cursos online oferecem flexibilidade de horários.

Além disso, ao realizar as atividades extracurriculares, o estudante também tem a chance de obter mais conhecimento e adicionar esses cursos em seu currículo.

A Prime Cursos oferece cursos online para horas complementares. O site disponibiliza diversos cursos online de diferentes áreas para que o estudante consiga completar suas horas complementares a distância com total flexibilidade de horário.

Monitoria

A monitoria é uma atividade excelente que tem como objetivo oferecer ao aluno monitor, aprofundamento acadêmico. Dessa forma, através do programa de monitoria, o estudante consegue vivenciar, sistematicamente, com acompanhamento do docente responsável, experiências dos processos de ensino e aprendizagem.

Há dois tipos de monitoria: a monitoria com bolsa e a monitoria voluntária. A monitoria voluntária é válida para o programa de atividades complementares.

Estágio

O estágio é uma experiência fantástica, pois permite que o estudante tenha uma vivência no campo em que vai atuar. O estágio também possibilita que o aluno adquira mais maturidade e desenvolvimento interpessoal.

Em alguns casos, os estágios profissionais são atividades complementares obrigatórias. E além de ajudar com as horas complementares, o estágio pode enriquecer o currículo e até mesmo ajudar na busca de emprego. Isso acontece porque muitas empresas têm o costume de efetivar estagiários depois da faculdade.

Pesquisa

Adicionar a atividade de pesquisa acadêmica no currículo pode ser muito interessante. Isso faz com que o estudante passe a impressão de comprometimento, pois teve interesse em colocar em prática o que estudou em sala de aula.

Além disso, essa atividade é ideal para quem deseja aumentar o engajamento com os professores, aprender a desenvolver trabalhos científicos, participar e colaborar em eventos acadêmicos como, por exemplo, seminários e congressos, etc.

Portanto, se o estudante tiver interesse o ideal é entrar em contato com a faculdade. A maioria das universidades costuma ter grupos de pesquisa criados pelos próprios professores, que selecionam alunos da graduação para bolsas de iniciação científica.

Intercâmbio

O intercâmbio é uma atividade que pode abrir muitos caminhos. É interessante não só para os estudantes que desejam aprender um novo idioma, mas também para aqueles que querem conhecer novos países e culturas. Por esse motivo, essa é uma experiência bastante valorizada pelos profissionais.

No entanto, o ideal é escolher programas de intercâmbio entre universidades. Dessa forma, é possível cursar um semestre ou até mesmo um ano fora do país. Há também programas de estudo e trabalho, isto é, quando o aluno pode estudar e ao mesmo tempo trabalhar em outro período para ajudar com os gastos.

Voluntariado

O voluntariado é uma atividade que pode trazer diversos benefícios, não apenas para o estudante, como também para qualquer pessoa. Essa atividade pode fazer a diferença na sociedade, e ainda ser um diferencial no currículo.

Além disso, praticar o bem ao próximo pode transformar o estudante em um ser humano melhor. É possível se voluntariar em ONG’s de crianças carentes, animais, projetos culturais, entre outros.

Quais os benefícios de participar dessas atividades?

Além de cumprir as horas complementares exigidas pela faculdade, o estudante ainda aprofunda o seu conhecimento teórico. Além disso, é possível aperfeiçoar ou até desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, melhorar a comunicação, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver a liderança, etc.

Dependendo do tipo de atividade, o estudante também consegue ter contato com diferentes realidades e culturas. E, por consequência, é possível ainda aumentar a rede de relacionamentos. Enfim, são diversos os benefícios das atividades complementares.

Quais atividades não são consideradas complementares?

Cursos de competências, palestras, e seminiários sem vinculação direta ao curso. Por exemplo: você cursa Medicina e apresenta como atividade complementar um curso de Direito. Ou seja, qualquer atividade sem ligação direta com a formação desejada.

E você, já precisou realizar alguma atividade para obter horas complementares? Qual é a sua atividade preferida ou qual você escolheria?

Deixe o seu comentário! E não se esqueça de deixar sugestões de artigos!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

2 Comentários

  1. Maria José Ferreira disse:

    Muito obrigada por essa informação,me tirou algumas dúvidas.

  2. Essa informação me ajudou e muito. Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.