O que vale como horas complementares?

Atividades complementares são atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. São consideradas atividades complementares os conhecimentos, habilidades, competências e atitudes adquiridas fora do ambiente escolar, que visam aumentar o conhecimento do aluno.

Essas atividades devem ser desenvolvidas paralelamente às demais disciplinas acadêmicas, como, por exemplo: cursos livres, iniciação científica, participação em palestras, projetos de pesquisa, monitoria, além de outras experiências profissionais.

O que são atividades complementares?

Atividades complementares ou horas extracurriculares foram instituídas pelo Ministério de Educação para compor a grade curricular dos cursos de graduação do Brasil. Elas são obrigatórias para complementar o currículo acadêmico — ou seja, para receber o tão desejado diploma, é necessário cumprir com a carga horária mínima determinada.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Essas atividades podem ser consideradas como um complemento ao aprendizado já obtido no curso. O objetivo é adicionar novas experiências para aumentar a formação do estudante. Dessa forma, o aluno consegue melhorar seu aproveitamento nos estudos e ainda obter conhecimento com as novas experiências.

As atividades podem ser divididas em duas categorias:

Atividades Complementares Internas: são atividades realizadas dentro da faculdade, como pesquisa, monitoria, iniciação científica e extensão.

Atividades Complementares Externas: são atividades realizadas fora da faculdade, como, por exemplo, workshops, congressos, cursos livres online, intercâmbios e estágios não obrigatórios.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada atividade:

Cursos online para horas complementares

Os cursos online para horas complementares são uma das alternativas para os estudantes que precisam cumprir a carga horária de atividades extracurriculares solicitada pelas universidades. No entanto, hoje em dia existem diversos sites que oferecem cursos online, não apenas pagos como também gratuitos.

Essa é uma excelente opção para os estudantes que precisam cumprir horas complementares, mas têm pouco tempo para estudar. E isso acontece porque cursos online oferecem flexibilidade de horários.

Além disso, ao realizar as atividades extracurriculares, o estudante também tem a chance de obter mais conhecimento e adicionar esses cursos em seu currículo.

A Prime Cursos oferece cursos online para horas complementares. O site disponibiliza diversos cursos online de diferentes áreas para que o estudante consiga completar suas horas complementares a distância com total flexibilidade de horário.

Monitoria

A monitoria é uma atividade excelente que tem como objetivo oferecer ao aluno monitor, aprofundamento acadêmico. Dessa forma, através do programa de monitoria, o estudante consegue vivenciar, sistematicamente, com acompanhamento do docente responsável, experiências dos processos de ensino e aprendizagem.

Há dois tipos de monitoria: a monitoria com bolsa e a monitoria voluntária. A monitoria voluntária é válida para o programa de atividades complementares.

Estágio

O estágio é uma experiência fantástica, pois permite que o estudante tenha uma vivência no campo em que vai atuar. O estágio também possibilita que o aluno adquira mais maturidade e desenvolvimento interpessoal.

Em alguns casos, os estágios profissionais são atividades complementares obrigatórias. E além de ajudar com as horas complementares, o estágio pode enriquecer o currículo e até mesmo ajudar na busca de emprego. Isso acontece porque muitas empresas têm o costume de efetivar estagiários depois da faculdade.

Pesquisa

Adicionar a atividade de pesquisa acadêmica no currículo pode ser muito interessante. Isso faz com que o estudante passe a impressão de comprometimento, pois teve interesse em colocar em prática o que estudou em sala de aula.

Além disso, essa atividade é ideal para quem deseja aumentar o engajamento com os professores, aprender a desenvolver trabalhos científicos, participar e colaborar em eventos acadêmicos como, por exemplo, seminários e congressos, etc.

Portanto, se o estudante tiver interesse o ideal é entrar em contato com a faculdade. A maioria das universidades costuma ter grupos de pesquisa criados pelos próprios professores, que selecionam alunos da graduação para bolsas de iniciação científica.

Intercâmbio

O intercâmbio é uma atividade que pode abrir muitos caminhos. É interessante não só para os estudantes que desejam aprender um novo idioma, mas também para aqueles que querem conhecer novos países e culturas. Por esse motivo, essa é uma experiência bastante valorizada pelos profissionais.

No entanto, o ideal é escolher programas de intercâmbio entre universidades. Dessa forma, é possível cursar um semestre ou até mesmo um ano fora do país. Há também programas de estudo e trabalho, isto é, quando o aluno pode estudar e ao mesmo tempo trabalhar em outro período para ajudar com os gastos.

Voluntariado

O voluntariado é uma atividade que pode trazer diversos benefícios, não apenas para o estudante, como também para qualquer pessoa. Essa atividade pode fazer a diferença na sociedade, e ainda ser um diferencial no currículo.

Além disso, praticar o bem ao próximo pode transformar o estudante em um ser humano melhor. É possível se voluntariar em ONG’s de crianças carentes, animais, projetos culturais, entre outros.

Quais os benefícios de participar dessas atividades?

Além de cumprir as horas complementares exigidas pela faculdade, o estudante ainda aprofunda o seu conhecimento teórico. Além disso, é possível aperfeiçoar ou até desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, melhorar a comunicação, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver a liderança, etc.

Dependendo do tipo de atividade, o estudante também consegue ter contato com diferentes realidades e culturas. E, por consequência, é possível ainda aumentar a rede de relacionamentos. Enfim, são diversos os benefícios das atividades complementares.

Quais atividades não são consideradas complementares?

Cursos de competências, palestras, e seminiários sem vinculação direta ao curso. Por exemplo: você cursa Medicina e apresenta como atividade complementar um curso de Direito. Ou seja, qualquer atividade sem ligação direta com a formação desejada.

E você, já precisou realizar alguma atividade para obter horas complementares? Qual é a sua atividade preferida ou qual você escolheria?

Deixe o seu comentário! E não se esqueça de deixar sugestões de artigos!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui