|

Quais são os cursos profissionalizantes mais procurados no Brasil?

Se você deseja atualizar o seu currículo ou obter qualificação profissional, é fundamental conhecer quais são os cursos profissionalizantes mais procurados no Brasil. Afinal, esse tipo de curso pode trazer diversos benefícios para a sua carreira.

Os cursos profissionalizantes podem ser considerados os cursos técnicos de nível médio e os cursos tecnológicos, que são os cursos de nível superior, mas de curta duração.

A boa notícia é que ambos oferecem um grande conjunto de opções e você pode escolher aquele que mais se identifica.

Esses cursos possuem alta empregabilidade, já que são objetivos e voltados ao mercado. Ou seja, isso significa que você não precisa esperar muito tempo para ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, o grande benefício desse tipo de curso é o fato de ser muito mais rápido, prático e descomplicado do que um curso superior. Os cursos profissionalizantes são objetivos e focam na prática, ajudando aqueles que desejam aprender de forma mais rápida.

Qual curso profissionalizante escolher?

Se você, por exemplo, já fez algum curso no ensino médio ou em outro período, o ideal é procurar uma formação relacionada, pois poderá agregar bastante à sua formação profissional.

Mas se você ainda não fez nenhum curso e está decidindo qual é a melhor escolha profissional, uma boa ideia é optar pelos cursos profissionalizantes mais procurados, que poderão te direcionar com eficiência ao mercado de trabalho.

Com uma boa formação especializada obtida através de cursos profissionalizantes, é possível ingressar no mercado de trabalho já em uma área específica.

Vantagens dos Cursos Profissionalizantes

Como você já sabe, existem diversos benefícios ao fazer cursos profissionalizantes. Veja abaixo alguns:

  • Alguns cursos possuem mensalidades mais baratas do que a maioria das graduações;
  • São cursos de alta empregabilidade;
  • Conteúdo objetivo e aprendizado mais rápido;
  • Foco na área profissional em que deseja atuar.

Quais são os cursos profissionalizantes mais procurados no Brasil?

Se interessou? Então aproveite para conhecer quais são os cursos profissionalizantes mais procurados no Brasil. Veja abaixo:

Técnico em Informática

O profissional Técnico em Informática tem como responsabilidade planejar e executar os processos de manutenção de computadores e também operar as redes locais de computadores. Além disso, esse profissional pode desenvolver aplicativos computacionais, utilizando normas técnicas, de qualidade, de segurança do trabalho, de saúde, e preservação ambiental no desempenho de sua função.

Pode também trabalhar em organizações públicas ou privadas de qualquer área, como por exemplo, comércio, indústria, serviços, consultoria, ensino e pesquisa. Dessa forma, atua através da prestação de serviços autônomos, temporários ou com contrato efetivo.

Se você deseja conhecer mais sobre essa profissão, recomendamos o Curso livre de Técnico em Informática da Prime Cursos do Brasil. O curso é básico, por isso, é ideal para quem deseja conhecer mais sobre a área antes de entrar em um curso de nível técnico.

Tecnólogo em Gestão Financeira

O profissional Tecnólogo em Gestão financeira é muito valorizado para as empresas, e essa área está em constante expansão.

A profissão exige um amplo conhecimento na área de finanças, e, por isso, o gestor financeiro deve analisar e encontrar as melhores maneiras de administrar e planejar o capital corporativo.

Tecnólogo em Recursos Humanos

O Técnólogo em Recursos Humanos tem como responsabilidade lidar com as questões que envolvem os funcionários das empresas.

O profissional deve ser capaz de administrar as atividades da área de Recursos Humanos, como, por exemplo, contratações e demissões, transferências de funcionários, cálculo de salário e férias, etc.

Além disso, tem como função desenvolver estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a integração entre os setores da empresa.

A área de recursos humanos é promissora e cresce cada vez mais. Aliás, o profissional de Recursos Humanos pode atuar em qualquer empresa, não só na área de RH, como também no Departamento Pessoal.

Se você desejar aprender mais sobre Recursos Humanos, recomendamos o curso de Administração de RH da Prime Cursos!

Tecnólogo em Processos Gerenciais

O Tecnólogo em Processos Gerenciais tem como objetivo ensinar ao aluno a criar estratégias gerenciais, ou seja, planejar e desenvolver orçamentos e coordenar todos os processos de uma empresa. Esses conhecimentos permitem que o futuro profissional transite por diferentes áreas, como, finanças, investimentos e até logística, por exemplo.

O profissional formado em Processos Gerenciais deve ter os conhecimentos necessários para definir estratégias, planejar e gerenciar processos. Essa é uma área muito valorizada, e são essas características que muitas empresas vêm buscando.

Técnico em Meio Ambiente

O Técnico em Meio Ambiente tem como responsabilidade levantar e sistematizar informações, dados e documentos técnicos que contribuam com a realização de estudos socioambientais.

Esse profissional deve ajudar no processo de elaboração de políticas ambientais. Além disso, deve contribuir para a implementação de programas de gerenciamento ambiental.

O Técnico em Meio Ambiente pode atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais de indústrias, comércio, consultoria, serviços, ensino e pesquisa.

Se você desejar aprender mais sobre essa área, e até ajudar o planeta com esse conhecimento, a Prime Cursos oferece cursos livres online na área do meio ambiente, como, por exemplo: Impactos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, entre outros.

Leia também nosso artigo com 7 dicas de cursos para trabalhar com o meio ambiente!

Técnico em Eletrotécnica

O Técnico em Eletrotécnica é responsável por instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, deve executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança, participar no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações, e muito mais.

O profissional em Eletrotécnica profissional pode atuar em indústrias metalúrgicas, com assistência técnica, telecomunicações ou até mesmo em construção civil.

Técnico em Segurança do Trabalho

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho tem como responsabilidade analisar e avaliar o ambiente do trabalho, as instalações e os processos laborais, com o objetivo de prevenir adicentes, incidentes e doenças ocupacionais.

A função desse profissional é selecionar e adotar medidas de prevenção e controle de riscos ocupacionais. Dessa forma, através de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, consegue eliminar ou diminuir os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador.

O profissional de Segurança no Trabalho pode atuar em organizações públicas e privadas de qualquer área, através da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Além disso, pode atuar também como empregador, e, dessa forma, integrar equipes multiprofissionais.

Se você desejar conhecer mais sobre essa área, a Prime Cursos oferece cursos livres online de Segurança no Trabalho. Para estudar, basta efetuar o cadastro no site e assinar os cursos que desejar.

Técnico em Geoprocessamento

O Tecnólogo em Geoprocessamento é responsável por coletar informações geoespaciais e realizar o processamento de dados cartográficos. Essas funções são importantes para que o profissional consiga elaborar mapas georreferenciados, cartas topográficas e plantas, e entendimento de fenômenos urbanos e ambientais.

O curso é focado em Ciências Exatas, e inclui matérias como: física, matemática e geociências. Porém, a maior parte da grade curricular é direcionada para as disciplinas específicas da carreira, como, por exemplo, o monitoramento ambiental e o tratamento de imagens de satélite e de radar.

O profissional tecnólogo em Geoprocessamento pode atuar em instituições públicas ou privadas que trabalham com o monitoramento de recursos naturais ou da ocupação do solo. Além disso, pode trabalhar em prefeituras, no planejamento urbano.

Técnico em Redes de Computadores

O Técnico em Redes de Computadores é responsável por instalar e configurar dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de rede.

Além disso, também tem como função executar diagnósticos e corrigir falhas físicas e lógicas em rede de computadores; implementar recursos de políticas de segurança; e configurar acessos de usuários.

Portanto, o profissional dessa área por atuar na prestação autônoma de serviços, em instituições públicas e privadas, e também do terceiro setor que demandem redes de computadores.

Se você tiver interesse em fazer um curso básico antes de partir para um curso técnico, a Prime Cursos oferece o curso online de Redes de Computadores, que ensina os conceitos básicos de rede.

Técnico em Mecatrônica

O Técnico em Mecatrônica é o profissional responsável por desenvolver projetos de equipamentos, máquinas e dispositivos de automação, bem como de sistemas robotizados. Além disso, tem como função operar e programar essas máquinas, cuidar da medição e manutenção dos aparatos tecnológicos.

Essa profissão une conhecimentos de, sobretudo, três áreas: elétrica, mecânica e informática. O profissional formado em mecatrônica deve integrar processos mecânicos e eletrônicos por meio da computação.

No entanto, para atuar na área, o profissional deve ter formação em técnico em mecatrônica e se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

Técnico em Construção Civil

O Técnico em Construção Civil deve orientar e gerenciar as atividades e as equipes no canteiro de obras. Além disso, tem como responsabilidade fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção.

Esse profissional deve planejar e coordenar tecnicamente a execução de obras, considerando sempre as normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho e legislações específicas. Dessa forma, garante as condições de qualidade, produtividade e cuidados com o meio ambiente.

No entanto, o Técnico em Construção Civil não apenas atua em canteiros de obras, mas também em empresas de construção civil, escritórios de projetos, laboratórios de pesquisa, e também como profissional autônomo.

Para quem tiver interesse em se aprofundar na área antes de partir para um curso técnico, recomendamos o Curso de Construção Civil da Prime Cursos.

Técnico em Logística

O curso Técnico em Logística tem como objetivo ensinar o aluno a atuar em operações logísticas. Ou seja, o profissional deve ser capaz de colaborar no planejamento e execução de tarefas em empresas e indústrias.

A Logística é uma área de extrema importância, pois está presente em quase todos as grandes atividades econômicas, e é necessária, principalmente em grandes empresas e indústrias.

Esse profissional deve entender sobre os procedimentos de armazenamento, transporte e distribuição nas cadeias de bens e serviços.

O Técnico de Logística pode atuar em aeroportos, portos, transportadoras, varejistas, empresas de importação e exportação, supermercados, etc.

Se você tem interesse em aprender mais sobre Logística, recomendamos o Curso de Noções de Logística da Prime Cursos. O curso é livre e online, indicado para quem deseja conhecer mais sobre a área antes de partir para um curso técnico, por exemplo.

Esses foram apenas alguns dos muitos cursos profissionalizantes importantes e valorizados no Brasil.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre cada curso? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

4 Comments

  1. Reinaldo vieira disse:

    Olha o que vocês fazem e muito legal ajuda a tirar duvidas e abrir a nossa mente

  2. Francisco de Assis Freitas dos Santos disse:

    Continuem fazendo esse excelente trabalho

  3. Legal este curso tecnólogo de gestão financeira deve ser bem interessante. Uma parcela do mercado que está em alta. A gestão financeira, saiu das mãos dos banco, estão nas financeiras. As financeiras, usando as redes sociais estão informando as pessoas, sobre juros, investimentos. Um curso em alta. Muito legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.