Qual a diferença entre curso livre e curso técnico?

A portrait of an Asian college student on campus

Tanto o curso livre, quanto o curso técnico, são ótimas maneiras de se qualificar e de se atualizar. E para se destacar em qualquer profissão, uma coisa é certa: é preciso ser qualificado e se atualizar constantemente. E para isso, é preciso adotar o hábito de estudar e buscar conhecimento.

O legal é que existem diversas formas de obter conhecimento, e hoje em dia, com a correria e rotina agitada de muitas pessoas, fazer cursos online é uma excelente opção.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Com cursos online é possível estudar em qualquer lugar que tenha acesso à internet, e no seu tempo disponível. Porém, existem algumas dúvidas em relação aos cursos online. Uma questão importante é entender que curso online é diferente de curso técnico.

Curso Técnico

O Curso técnico, diferente de um curso livre e de uma graduação, é específico e direcionado para capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Dessa forma, seu conteúdo é mais focado em exercícios práticos. Não é considerado um curso de nível superior, e dependendo da categoria, pode ser feito durante o Ensino Médio.

Os cursos técnicos são regulamentados pelo MEC – Ministério da Educação, e precisam cumprir uma determinada carga horária e estar dentro de um eixo temático. Existem 3 tipos de curso técnico, veja abaixo:

Curso Técnico Integrado

Este tipo de curso é feito durante o Ensino Médio, substituindo as disciplinas da grade escolar regular. A duração é de 3 ou 4 anos, e o aluno recebe no final dois diplomas, um da conclusão do Ensino Médio, e outro do Ensino Técnico.

Curso Técnico Externo ou Concomitante

O curso técnico externo ou concomitante também acontece no Ensino Médio, porém, é separado e não interfere na grade curricular. O aluno deve ter o primeiro ano do Ensino Médio concluído para começar este tipo de curso. Sua duração é de 1 a 2 anos.

Curso Técnico Subsequente ou Profissionalizante

Este tipo de curso técnico é indicado para quem já finalizou o Ensino Médio e deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Os cursos técnicos subsequentes ou profissionalizantes duram aproximadamente 2 anos e são divididos, geralmente, em módulos.

Onde encontrar?

Escolas como o Senac, Senai, Rede Federal de Educação Tecnológica, as ETECs do Centro Paula Souza em São Paulo, entre outras, são alguns exemplos de escolas tradicionais que oferecem cursos técnicos.

O governo brasileiro oferece o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego) e também o programa e-TEC Brasil, atitudes que contribuem na capacitação de jovens por meio do Ensino Técnico, em cursos presenciais ou a distância.

Curso Livre

O curso livre faz parte da modalidade de Educação Profissional, porém, não tem uma regulamentação específica. Não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), mas tem base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. Porém, é importante lembrar que o MEC só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas, o que não desqualifica a modalidade livre.

Os cursos livres são, geralmente, ministrados em pequena carga horária, e tem por objetivo tratar de um assunto muito específico. Não costumam exigir nenhum pré-requisito, e podem ser ministrados tanto presencialmente, quanto a distância. O Certificado desses tipos de curso é aceito como capacitação e atualização, mas não habilitam ao exercício de uma profissão.

Este tipo de curso é mais rápido e objetivo, e seu conteúdo é voltado para questões práticas, podendo ser aplicado facilmente no ambiente profissional. A vantagem, além da praticidade, é que os cursos podem ser feitos online.

Onde encontrar?

Na Prime Cursos você encontre diversos cursos de diferentes áreas, todos online e gratuitos. Administração, informática, direito, contabilidade e idiomas, são alguns exemplos de áreas muito procuradas no mercado de trabalho. Se você deseja obter qualificação e um diferencial no seu currículo, faça o seu cadastro e comece a estudar agora mesmo. Lembre-se: conhecimento nunca é demais!

Se você gostou do artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário.

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui