| |

6 dicas para ampliar o vocabulário

Ampliar o vocabulário pode melhorar a habilidade de comunicação, aumentar a capacidade de pensamento e raciocínio, e ainda fazer com que você ganhe pontos na carreira, independente da área de atuação. Ter um bom vocabulário é fundamental para se destacar e obter sucesso pessoal e profissional, e isso inclui expressar-se adequadamente, ter alto poder de interpretação de texto e uma boa escrita.

Existem diversos estudos que relacionam o domínio de um rico vocabulário ao sucesso profissional. As pessoas bem sucedidas, de fato, sabem se comunicar de forma adequada.

A formação de um bom vocabulário é o resultado da formação cultural, que está associada ao hábito de leituras frequentes e variadas, à apreciação da arte em suas diversas formas, ao convívio com pessoas cultas, à prática da escrita e ao contato com variadas áreas do conhecimento.

Ao ampliar o vocabulário, novas palavras e expressões começam a aparecer na hora de se comunicar e de escrever. Porém, não basta apenas conhecer vocábulos diferentes, é preciso saber empregá-los, conhecer seus sinônimos e analisar qual se encaixa melhor na ideia que você deseja compartilhar.

Ampliar o vocabulário pode trazer benefícios para a carreira!
Ampliar o vocabulário pode trazer benefícios para a carreira!

Ao longo da vida nosso vocabulário vai se formando, e existem diversas maneiras de enriquecê-lo. Selecionamos 5 dicas para quem deseja ampliar o vocabulário, veja abaixo:

Leia todos os dias

Adote o hábito de ler diariamente, não apenas livros, mas diversos artigos e textos de diferentes temas. A leitura é um excelente exercício para o cérebro, a pode aumentar a capacidade de interpretação e ajudar no armazenamento de informações importantes.

Leia obras diferentes para ter contato com palavras diferentes. Obras clássicas, por exemplo, podem ajudar a conhecer palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, fazendo com que o vocabulário se expanda.

Ler boas obras pode ajudar no aprendizado da aplicação adequada das regras da gramática normativa. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Oxford e divulgado pela Revista Veja, as pessoas que leem não por obrigação, mas sim por vontade própria, têm mais chances de evoluir profissionalmente, devido à ampliação de vocabulário e, consequentemente, à compreensão de conceitos abstratos, resultante do hábito de leitura.

Leia livros, artigos, blogs e sites de notícias!
Leia livros, artigos, blogs e sites de notícias!

Evite palavras vagas e generalistas

Existem palavras em nosso idioma, conhecidas como “palavras-ônibus”, que são utilizadas de forma vaga e generalista, e que podem apresentar diversos sentidos. Utilizar essas palavras no dia a dia é fácil e simples, porém, pode empobrecer a língua ao nomear um só termo ao invés de um termo próprio para cada item, como objetos e seres. Veja alguns exemplos:

  • legal
  • coisa/coisar
  • troço
  • parada
  • treco
  • tipo
  • lance

Escreva com frequência

Ao ler, você aprende novas palavras, e ao escrever, você poderá memorizá-las mais facilmente. Escrever ajuda a estimular o cérebro a compreender as derivações das palavras, utilizar sinônimos, e fixar os vocábulos na memória.

Escreva para memorizar novas palavras!
Escreva para memorizar novas palavras!

Aprenda a usar os sinônimos

Procure os sinônimos das palavras que você utiliza diariamente, assim, você consegue evitar a repetição constante das mesmas palavras. Veja alguns exemplos:

Em vez de dizer educado, diga: cortês; polido; gentil.
Em vez de dizer chato, diga: desagradável; inconveniente.
Em vez de dizer legal, diga: agradável; interessante.

Converse com pessoas diferentes

As pessoas ao seu redor também podem ajudar a ampliar o seu vocabulário. Conversar é um hábito muito importante para quem deseja aprender novas palavras e maneiras de se expressar. O ideal é conversar sobre assuntos diferentes e com pessoas diferentes, ou seja, de idades diferentes que a sua, outras profissões e preferências. Isso pode fazer com que você entre em contato com palavras que antes não conhecia e que passará a reconhecer. Independentemente de serem mais escolarizadas ou menos escolarizadas, todas as pessoas possuem conhecimentos e vocabulários diferentes, que podem enriquecer o nosso próprio vocabulário.

Converse sobre diversos assuntos com pessoas diferentes de você!
Converse sobre diversos assuntos com pessoas diferentes de você!

Seja curioso

Uma característica muito importante para quem deseja ampliar o vocabulário é a curiosidade. Mas não confunda, não estamos falando de ser uma pessoa intrometida, e sim, que gosta de aprender. Ser curioso faz com que você pesquise novos assuntos, temas e com isso, encontre novas palavras. Porém, para que os benefícios apareçam, a pesquisa precisa ser constante. Quando ver uma palava nova, pesquise o seu significado, sinônimos e aplicações.

Nunca ignore uma palavra nova. Pare, e tente adivinhar o seu significado. Depois, consulte no dicionário e confirme — ou aprenda. Se você não quiser andar por aí com um dicionário, aproveite e instale no seu smartphone ou use um dicionário online.

O dicionário deve ser o seu melhor amigo se você desejar ampliar o vocabulário!
O dicionário deve ser o seu melhor amigo se você desejar ampliar o vocabulário!

Por fim, não se esqueça de estudar e se atualizar constantamente. Se você desejar, pode começar a estudar agora mesmo, basta fazer o seu cadastro na Prime Cursos e começar a enriquecer o seu vocabulário!

Esperamos que as dicas possam ajudar a ampliar o seu vocabulário!

Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

27 Comentários

  1. Walquyrya André Gomes disse:

    Bom dia ..Parabéns…gosto das dicas q colocar…

  2. Muito interessante, vou praticar. Grata pela dicas.

  3. Fernando dos Santos Armando disse:

    Ao artigo que acabo de ler agora , o meu comentário e aleluia por Deus ter me dado a graça de dotar me de mais um conhecimento .

  4. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Maravilha! Mais uma de tantas dicas profícuas! Obrigado, Prime!

  5. Cléia Santos disse:

    Caminho certo para quem procurava desenvolver seu vocabulário!!

  6. Senhores:
    Prime cursos, sempre tem as melhores opções para quem deseja instruir-se.
    Estou matriculado em cursos Prime, porém em razão de pouco tempo, não estou acessá-los.
    Atenciosamente.
    Ruy

  7. Josefa Marijane de Andrade Meira disse:

    Ótimas dicas..gosto muito e recomendo o Prime cursos

  8. Muito bom saber fala palavras difíceis,gostaria de aprender

  9. Já li mais. Lamento já não fazê-lo tanto mas o que foi dito é uma verdade. Quando se deixa de ler nosso vocabulário vai gradativamente também “encolhendo”, porque em geral, no dia-a-dia, nos cercamos por “palavras-ônibus”.

  10. Maria de Fátima disse:

    Muito boa essas dicas… Parabéns

  11. Salvador Fernando Godoi disse:

    Necessitamos do esforço contínuo para aprender, nas mais variadas áreas e momentos.Como disse alguém: Quer bons resultados em seus empreendimentos? “10 minutos inspiração e 90 minutos transpiração”. As Orientações dadas são excelentes, parabéns.

  12. muito bom este artigo,assim como outros

  13. CLAUDIO SIONER SALVINO DE LEMOS disse:

    PARABÉNS GOSTEI.

  14. ROSANE SCHUCK disse:

    Muito boa dica! Expandir o vocabulário é sempre o melhor caminho para o conhecimento! Obrigada ???

  15. Juliano Santos disse:

    Como sempre excelentes dicas dês de criança faço isso tenho um dicionário a 23 anos ganhei na escola quando tinha 10 anos, me descuidei com o passar dos anos mas agora com as dicas vou correr pegar meu dicionário obrigado prime parabéns.

  16. Amei as dicas , com certeza irei usa- las .

  17. Elaine Rocha disse:

    Adorei a dica me ajudou a refletir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.