| |

6 dicas para ampliar o vocabulário

Ampliar o vocabulário pode melhorar a habilidade de comunicação, aumentar a capacidade de pensamento e raciocínio, e ainda fazer com que você ganhe pontos na carreira, independente da área de atuação. Ter um bom vocabulário é fundamental para se destacar e obter sucesso pessoal e profissional, e isso inclui expressar-se adequadamente, ter alto poder de interpretação de texto e uma boa escrita.

Existem diversos estudos que relacionam o domínio de um rico vocabulário ao sucesso profissional. As pessoas bem sucedidas, de fato, sabem se comunicar de forma adequada.

A formação de um bom vocabulário é o resultado da formação cultural, que está associada ao hábito de leituras frequentes e variadas, à apreciação da arte em suas diversas formas, ao convívio com pessoas cultas, à prática da escrita e ao contato com variadas áreas do conhecimento.

Ao ampliar o vocabulário, novas palavras e expressões começam a aparecer na hora de se comunicar e de escrever. Porém, não basta apenas conhecer vocábulos diferentes, é preciso saber empregá-los, conhecer seus sinônimos e analisar qual se encaixa melhor na ideia que você deseja compartilhar.

Ampliar o vocabulário pode trazer benefícios para a carreira!
Ampliar o vocabulário pode trazer benefícios para a carreira!

Ao longo da vida nosso vocabulário vai se formando, e existem diversas maneiras de enriquecê-lo. Selecionamos 5 dicas para quem deseja ampliar o vocabulário, veja abaixo:

Leia todos os dias

Adote o hábito de ler diariamente, não apenas livros, mas diversos artigos e textos de diferentes temas. A leitura é um excelente exercício para o cérebro, a pode aumentar a capacidade de interpretação e ajudar no armazenamento de informações importantes.

Leia obras diferentes para ter contato com palavras diferentes. Obras clássicas, por exemplo, podem ajudar a conhecer palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, fazendo com que o vocabulário se expanda.

Ler boas obras pode ajudar no aprendizado da aplicação adequada das regras da gramática normativa. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Oxford e divulgado pela Revista Veja, as pessoas que leem não por obrigação, mas sim por vontade própria, têm mais chances de evoluir profissionalmente, devido à ampliação de vocabulário e, consequentemente, à compreensão de conceitos abstratos, resultante do hábito de leitura.

Leia livros, artigos, blogs e sites de notícias!
Leia livros, artigos, blogs e sites de notícias!

Evite palavras vagas e generalistas

Existem palavras em nosso idioma, conhecidas como “palavras-ônibus”, que são utilizadas de forma vaga e generalista, e que podem apresentar diversos sentidos. Utilizar essas palavras no dia a dia é fácil e simples, porém, pode empobrecer a língua ao nomear um só termo ao invés de um termo próprio para cada item, como objetos e seres. Veja alguns exemplos:

  • legal
  • coisa/coisar
  • troço
  • parada
  • treco
  • tipo
  • lance

Escreva com frequência

Ao ler, você aprende novas palavras, e ao escrever, você poderá memorizá-las mais facilmente. Escrever ajuda a estimular o cérebro a compreender as derivações das palavras, utilizar sinônimos, e fixar os vocábulos na memória.

Escreva para memorizar novas palavras!
Escreva para memorizar novas palavras!

Aprenda a usar os sinônimos

Procure os sinônimos das palavras que você utiliza diariamente, assim, você consegue evitar a repetição constante das mesmas palavras. Veja alguns exemplos:

Em vez de dizer educado, diga: cortês; polido; gentil.
Em vez de dizer chato, diga: desagradável; inconveniente.
Em vez de dizer legal, diga: agradável; interessante.

Converse com pessoas diferentes

As pessoas ao seu redor também podem ajudar a ampliar o seu vocabulário. Conversar é um hábito muito importante para quem deseja aprender novas palavras e maneiras de se expressar. O ideal é conversar sobre assuntos diferentes e com pessoas diferentes, ou seja, de idades diferentes que a sua, outras profissões e preferências. Isso pode fazer com que você entre em contato com palavras que antes não conhecia e que passará a reconhecer. Independentemente de serem mais escolarizadas ou menos escolarizadas, todas as pessoas possuem conhecimentos e vocabulários diferentes, que podem enriquecer o nosso próprio vocabulário.

Converse sobre diversos assuntos com pessoas diferentes de você!
Converse sobre diversos assuntos com pessoas diferentes de você!

Seja curioso

Uma característica muito importante para quem deseja ampliar o vocabulário é a curiosidade. Mas não confunda, não estamos falando de ser uma pessoa intrometida, e sim, que gosta de aprender. Ser curioso faz com que você pesquise novos assuntos, temas e com isso, encontre novas palavras. Porém, para que os benefícios apareçam, a pesquisa precisa ser constante. Quando ver uma palava nova, pesquise o seu significado, sinônimos e aplicações.

Nunca ignore uma palavra nova. Pare, e tente adivinhar o seu significado. Depois, consulte no dicionário e confirme — ou aprenda. Se você não quiser andar por aí com um dicionário, aproveite e instale no seu smartphone ou use um dicionário online.

O dicionário deve ser o seu melhor amigo se você desejar ampliar o vocabulário!
O dicionário deve ser o seu melhor amigo se você desejar ampliar o vocabulário!

Por fim, não se esqueça de estudar e se atualizar constantamente. Se você desejar, pode começar a estudar agora mesmo, basta fazer o seu cadastro na Prime Cursos e começar a enriquecer o seu vocabulário!

Esperamos que as dicas possam ajudar a ampliar o seu vocabulário!

Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

27 Comments

  1. Walquyrya André Gomes disse:

    Bom dia ..Parabéns…gosto das dicas q colocar…

  2. Muito interessante, vou praticar. Grata pela dicas.

  3. Fernando dos Santos Armando disse:

    Ao artigo que acabo de ler agora , o meu comentário e aleluia por Deus ter me dado a graça de dotar me de mais um conhecimento .

  4. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Maravilha! Mais uma de tantas dicas profícuas! Obrigado, Prime!

  5. Cléia Santos disse:

    Caminho certo para quem procurava desenvolver seu vocabulário!!

  6. Senhores:
    Prime cursos, sempre tem as melhores opções para quem deseja instruir-se.
    Estou matriculado em cursos Prime, porém em razão de pouco tempo, não estou acessá-los.
    Atenciosamente.
    Ruy

  7. Josefa Marijane de Andrade Meira disse:

    Ótimas dicas..gosto muito e recomendo o Prime cursos

  8. Muito bom saber fala palavras difíceis,gostaria de aprender

  9. Já li mais. Lamento já não fazê-lo tanto mas o que foi dito é uma verdade. Quando se deixa de ler nosso vocabulário vai gradativamente também “encolhendo”, porque em geral, no dia-a-dia, nos cercamos por “palavras-ônibus”.

  10. Maria de Fátima disse:

    Muito boa essas dicas… Parabéns

  11. Salvador Fernando Godoi disse:

    Necessitamos do esforço contínuo para aprender, nas mais variadas áreas e momentos.Como disse alguém: Quer bons resultados em seus empreendimentos? “10 minutos inspiração e 90 minutos transpiração”. As Orientações dadas são excelentes, parabéns.

  12. muito bom este artigo,assim como outros

  13. CLAUDIO SIONER SALVINO DE LEMOS disse:

    PARABÉNS GOSTEI.

  14. ROSANE SCHUCK disse:

    Muito boa dica! Expandir o vocabulário é sempre o melhor caminho para o conhecimento! Obrigada ???

  15. Juliano Santos disse:

    Como sempre excelentes dicas dês de criança faço isso tenho um dicionário a 23 anos ganhei na escola quando tinha 10 anos, me descuidei com o passar dos anos mas agora com as dicas vou correr pegar meu dicionário obrigado prime parabéns.

  16. Amei as dicas , com certeza irei usa- las .

  17. Elaine Rocha disse:

    Adorei a dica me ajudou a refletir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.