Tudo sobre a profissão de Berçarista

Side view portrait of a happy mother changing diaper to her baby

O berçarista é o profissional responsável por cuidar dos recém-nascidos, auxiliando com a higiene, alimentação e banho das crianças.

É uma profissão que envolve muito amor, carinho, dedicação e paciência.

O objetivo principal do berçarista é sempre zelar pelo bem-estar das crianças.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

E para isso, deve tratar com amor, carinho e todo o cuidado do mundo. Afinal, recém-nascidos precisam de cuidados extras e atenção 24 horas.

A profissão de berçarista exige muita paciência, amor e dedicação!

O que faz?

O berçarista deve cuidar da higiene, banhos e alimentação das crianças recém-nascidas.

Além disso, deve monitorar as crianças, acompanhar todas as atividades, auxiliar na seleção e preparação das refeições para as crianças, organizar o ambiente e os materiais, trocar fraldas e vestir as crianças, e regular os períodos de descanso.

Este profissional também deve ensinar para as crianças, dependendo da idade, noções de desenho, pintura e outras atividades interessantes para seu desenvolvimento.

Identificar sinais de problemas emocionais ou de desenvolvimento em crianças e informar aos pais ou tutores também é fundamental.

Os bebês podem divertir e alegrar qualquer dia ruim!
Os bebês podem divertir e alegrar qualquer dia ruim!

Características importantes para a profissão de Berçarista

Além de ter paciência e gostar de crianças, existem outras características muito importantes para obter sucesso e se destacar na profissão. Veja algumas abaixo:

  • Ser amigável e alegre
  • Boa comunicação para conversar com as crianças e com os paias quando for necessário
  • Criatividade para inventar atividades divertidas
  • Sensibilidade para detectar algum problema na criança
  • Energia para participar de todas as atividades

Onde atua?

O profissional berçarista pode atuar em qualquer instituição que cuida de crianças, como, pré-escolas, creches, berçários e hospitais, sob supervisão, variando o tempo de serviço, que geralmente é integral ou de turno.

Como os horários são bem flexíveis, a maioria dos profissionais trabalha em mais de um lugar.

O amor recebido ao trabalhar com crianças não tem comparação!
O amor recebido ao trabalhar com crianças não tem comparação!

O que é necessário para se tornar um profissional berçarista?

Para exercer a função de berçarista não é necessário ter nível superior. Porém, é indicado que o profissional tenha experiência na área, faça cursos, treinamentos de formação profissional e estude e se atualize constantemente.

A maioria dos profissionais trabalha com os conhecimentos que adquire na própria prática pedagógica ou até mesmo em seu cotidiano fora da escola, junto às crianças de sua família e comunidade, devido à formação pouco voltada para essa a área de berçário.

Há sempre novos desafios e atividades que marcam cada dia do trabalho de berçarista!
Há sempre novos desafios e atividades que marcam cada dia do trabalho de berçarista!

Os profissionais berçaristas devem sempre priorizar sua capacitação, buscando informações e orientações técnicas.

Apesar do grande crescimento desta área nos últimos anos, infelizmente ainda faltam profissionais qualificados para atuar na área.

Então se você gosta de crianças, é paciente e cuidadoso, saiba que o Curso de Berçarista pode ser uma excelente opção, e futuramente, profissão, já que esta é uma área de mercado de trabalho promissor.

Os recém-nascidos precisam de muitos cuidados, por isso, o berçarista deve ter muita dedicação no seu trabalho!

A Prime Cursos lançou recentemente o Curso de Berçarista, com a finalidade de ensinar ao aluno os cuidados necessários com o recém-nascido, as características fundamentais para ser um bom profissional, opções de atividades e brincadeiras com os bebês, como dar banho, dicas para o sono e alimentação das crianças e muito mais!

Se você desejar, pode começar o curso agora mesmo! Para isso, basta fazer o seu cadastro no site, assinar o curso e começar a estudar esta linda profissão!

E você? Conhece algum berçarista? Gostou da profissão?

Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião eu acho que essa titulo de berçarista não deveria existir,,,porque desvaloriza o profissional de pedagogia que estuda 4 anos numa universidade e tem aptidão e competência para dar aulas na educação infantil. As pessoas já não valorizam a educação e agora com esse título de berçarista é que não irão mesmo valorizar ,mas sim chamar de babá..dizem que a pedagoga é uma babá..antes de falarem da profissão vão estudar e deixem quem entende de educação falar e fazer as criticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui