Startup: o que é?

Startup tem como significado a conduta de iniciar algo, ou criar algo. Muitos chamam de “startup” toda empresa que consegue crescer rapidamente com baixos custos de manutenção. Outros já dizem que qualquer pequena empresa pode ser considerada uma startup em seu período inicial. Há ainda uma nova definição, que diz que startup significa várias pessoas em busca de um modelo de negócios com produção em escala e repetível, trabalhando em circunstâncias de extrema incerteza.

Foi nos anos 1990 (entre 1996 e 2001) que este termo –  indicado para constituir empresas recém-criadas – começou a ser conhecido e popularizado. Foram muitos os empreendedores da área da tecnologia que encontraram financiamento para seus projetos e obtiveram lucros com suas ideias promissoras e inovadoras.

Muitas empresas startup surgiram naquele período no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos. É de lá que saíram empresas como o Facebook, Apple, Google, Microsoft, entre outras. A palavra startup sempre foi conhecida como o ato de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. É importante que os empreendedores saibam que a fase inicial de uma empresa startup é marcada sempre por um cenário de incertezas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

startup

Startup no Brasil

No Brasil, as primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no começo do século XXI, e apresentou grande crescimento a partir de 2010, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups.

Veja abaixo algumas características que fazem uma empresa ser considerada uma Empresa Startup:

Negócios Repetível

Uma das características das empresas startup é que elas devem ter um modelo de negócios repetível, ou seja, poder entregar o mesmo produto em escala potencialmente limitada, sem muitas adaptações e diferenciais para cada cliente.

Diferença e Inovação

É fundamental que a empresa startup tenha algum diferencial, algo inovador do que conhecemos o do que já existe no mercado. Independente do que for (produto, serviço ou modelo de negócio) a empresa deve focar no diferencial.

Devem ser enxutas e flexíveis

É importante que as empresas sejam enxutas, pois como uma startup tem a necessidade de autenticar sua inovação, precisa estar preparada para mudar o seu produto/serviço ou modelo de negócio para adequar-se a necessidade dos clientes.

Escalabilidade

A empresa startup ter escalabilidade significa poder crescer rapidamente sem a necessidade de exigir recursos humanos ou financeiros na mesma proporção.

Potencial para crescimento

O objetivo deste método é tentar criar produtos ou serviços que possam ser utilizados e adorados por milhares (ou até milhões) de clientes, e com isso, crescer continuamente.

Sonhar alto

Mesmo começando como uma pequena empresa, uma startup deve ter, desde o começo, a ideia de se tornar uma grande empresa de sucesso no futuro, ou seja, deve estar pronta para melhorar o seu negócio ou produto a qualquer hora e sempre sonhar com o sucesso.

Veja abaixo um vídeo sobre o método startup:

Gostou? Se sim, recomendamos o Curso de  Como criar uma Startup da Prime Cursos, que conta com videoaulas. O curso, assim como todos os outros do site, é online e gratuito. Para começar basta que o aluno faça o cadastro no site e assine o curso. Você pode também ver o passo a passo de como começar a estudar dentro do site em “Entenda como Funciona“.


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Primeiro quero dizer que o conteúdo de vocês é sempre muito bom! Já concluí uma meia dúzia de seus cursos, porém nunca emiti um certificado, e sabem pq não? Parabéns msm pelo conteúdo novamente, mas tenho uma crítica a fazer, as provas são muito fáceis. Não sei se sou só eu que acho isso mas, penso que se um contratante ver um dia as provas de vocês após entrevistar um candidato com um curso de vocês, isso vai ser constrangedor. Bom, novamente digo que, posso estar errado, e tomara que sim de verdade. Tanto o site quanto o app são ótimos, poderia ter também a opção de baixar os conteúdos dos cursos em pdf, ajudaria bastante! Até mais, bom dia!

    • Olá Carlos, tudo bem?
      Muito obrigada, ficamos felizes em saber!
      Bom, já pensamos sim em dificultar as avaliações, porém ao mesmo tempo em que recebemos mensagens como a sua, também recebemos muitas críticas que dizem que as provas são muito difíceis. Por isso, tentamos deixar cada avaliação de acordo com cada curso, num nível mediano. Espero ter respondido e qualquer dúvida basta deixar seu comentário, ok?
      Fique a vontade para fazer quantos cursos desejar em nosso site. Desejamos a você MUITO sucesso!
      Prime Cursos

  2. É sempre muito bom ouvir, para melhorar, quem está sempre ouvindo erra menos, porque fala menos. Assim sendo agradei das explicações sobre a palavra Startup, pois estou começando uma pequena empresa no ramo de bolos, doces, salgados, entre outros. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui