O que é o curso PNL?

A programação neurolinguística (PNL) é o estudo a respeito dos padrões cerebrais, linguísticos e fisiológicos, com o objetivo de promover mudanças positivas de acordo com os objetivos de cada indivíduo. 

As técnicas e conhecimentos envolvidos na PNL atuam diretamente no funcionamento cerebral e na sua interação com a mente, com os pensamentos, emoções e comportamentos. Continue a leitura para entender melhor sobre essa metodologia e sobre o curso PNL. 

O que é a PNL? 

Consegue imaginar como seria sua vida se você pudesse simplesmente reprogramar a sua mente, aprimorando os comportamentos que considera benéficos, e eliminando aqueles que são negativos? Segundo a programação neurolinguística, isso é totalmente possível.

As técnicas adotadas pela PNL promovem benefícios para os diversos aspectos da vida, seja pessoal, profissional ou nas relações interpessoais, possibilitando a conquista de objetivos e metas. 

Programação neurolinguística: PNL
Programação neurolinguística: PNL

A PNL foi criada por Richard Bandler e John Grinder, estudiosos norte-americanos que acreditavam na existência de uma conexão entre os procedimentos neurológicos, a linguagem e os padrões de comportamento. Em conjunto, desenvolveram uma técnica que suprisse a necessidade de compreender, descrever e aplicar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas referências em suas áreas de atuação. 

A metodologia criada por Bandler e Grinder possui ferramentas que favorecem uma mudança no modo de perceber o mundo à nossa volta e no nosso controle das respostas humanas aos estímulos externos, delineando os passos necessários para conseguir o que se deseja. As etapas estipuladas durante o seu processo favorecem a criação de novos hábitos saudáveis e ações construtivas. 

Como o próprio nome já diz, essa metodologia também envolve a linguagem, tanto a verbal quanto a não verbal, sendo interna ou externa. A PNL promove uma análise de como esses aspectos influenciam em nossos estados emocionais e, como consequência, nos nossos comportamentos e perspectivas de vida.

Nossa mente trabalha recebendo informações, filtrando-as, organizando-as e então promovendo a resposta aos estímulos externos. A partir dos conhecimentos da programação neurolinguística, é possível ressignificar padrões considerados prejudiciais e desenvolver aqueles que são identificados como positivos.

Continue a leitura para entender os benefícios promovidos com a aplicação das técnicas de PNL. 

Quais os benefícios do curso PNL?

Ao focar em pontos específicos, a PNL age em estruturas ou registros inconscientes, favorecendo um cenário para as mudanças almejadas. Por isso, se destaca enquanto método por apresentar rapidez na obtenção de resultados positivos.

Quem deseja obter mudanças breves e objetivas quanto a questões comportamentais, pode contar com a PNL. Os benefícios são diversos, uma vez que a PNL é uma técnica flexível e ampla que pode ser aplicada em diversas áreas da vida. 

Desenvolver a capacidade de liderança é um diferencial da PNL
Desenvolver a capacidade de liderança é um diferencial da PNL

Alguns pontos específicos que podem ser resolvidos com a sua ajuda são falta de produtividade nos estudos ou trabalho, dificuldade ao falar em público, timidez e falta de disciplina para praticar exercícios físicos, entre diversas outras. 

Além disso, ajuda no processo de autoconhecimento, aumenta a autoconfiança e a autoestima, ajuda a ter assertividade na definição de metas e objetivos e na hora de fazer escolhas. Também proporciona o aprimoramento da inteligência emocional, mudanças nos padrões negativos de pensamento e de comportamento, e melhora na comunicação e interação com outras pessoas. 

As vantagens são muito atrativas, não são?! Você com certeza deve estar se perguntando se está apto(a) a fazer o curso de PNL, então continue a leitura para descobrir. 

Quem pode fazer o curso PNL?

Não há nenhum requisito ou limitação para fazer um treinamento de programação neurolinguística, nem mesmo quanto aos objetivos desejados, pois a técnica é ampla e pode ser aplicada em contextos diversos. Ótima notícia, não acha?! 

Sendo assim, qualquer pessoa pode realizar o curso PNL, desde que o mesmo seja realizado por um profissional certificado e devidamente capacitado.

Conheça a seguir alguns cursos de PNL. 

Cursos de PNL

Há cursos de programação neurolinguística tanto para quem deseja apenas conhecer melhor a metodologia, quanto para quem procura qualificação como coaching ou practioner (termo usado para designar quem é habilitado para praticar a PNL). Confira a seguir alguns deles. 

Instituto Brasileiro de Gestão Avançada (IBGA)

Há cursos em três modalidades oferecidos pelo IBGA: presencial, à distância e cursos de curta duração. 

Os cursos presenciais são oferecidos na cidade de Belo Horizonte (MG), enquanto que os cursos à distância podem ser uma opção para interessados em qualquer lugar do Brasil. São treinamentos pagos, que contam com a emissão de certificados e avaliações, tendo uma duração média de 6 meses. São indicados para quem busca uma qualificação como coaching e/ou practioner. 

Para quem já possui um diploma de graduação, o Instituto também oferece a possibilidade de cursar uma pós-graduação em PNL, que é oferecida em modalidade semipresencial e EAD.    

Já os cursos de curta duração possuem um enfoque direcionado e restrito ao desenvolvimento pessoal e/ou oratória.

Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL)

A sede da SBPNL está localizada na cidade de São Paulo, e conta com um centro de treinamento com diversos cursos, para diversos graus de interesse no assunto. 

Uma das opções é o workshop introdutório “Desperte seu Mindset de Inteligência Emocional”, voltado para quem deseja dar o primeiro passo para conhecer o universo da programação neurolinguística. 

A instituição também oferece cursos para quem tem interesse em alavancar sua carreira com a ajuda da PNL, como o “PNL em Vendas” e “O Poder da Resiliência”. 

Além dessas opções, há ainda a possibilidade de seguir uma formação em coaching, ingressando em um dos diversos grupos de estudos em programação neurolinguística oferecidos pela SBPNL. 

Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp)

O INAp fica no Rio de Janeiro, oferece palestras presenciais gratuitas periodicamente e cursos com temáticas bem amplas. Através do instituto, é possível obter certificações em practioner, master practioner e coaching.

Além disso, também é possível realizar cursos de hipnose, autoliderança e psicologia positiva. 

Ainda que seja possível encontrar diversos cursos, especializações e certificações em PNL e essa seja uma metodologia que tem ajudado muitas pessoas a conquistarem suas metas e objetivos, é importante pontuar sua diferença com relação à psicoterapia. Confira no próximo típico. 

PNL não é psicoterapia 

Enquanto a psicoterapia é um processo terapêutico muito importante para lidar com traumas emocionais, doenças psiquiátricas e questões pessoais diversas, a programação neurolinguística se trata de uma abordagem educacional, com o propósito de aprimorar habilidades e pontos específicos e pontuais. 

Como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) exige que profissionais da área apliquem apenas técnicas validadas cientificamente, a PNL não se encaixa nas ferramentas que podem ser usadas por profissionais psicólogos. Da mesma forma, a psicoterapia só pode ser exercida por psicólogos graduados. Nenhuma técnica ou ferramenta de programação neurolinguística é suficiente para substituir um processo psicoterápico.

Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis

Que tal aprender um pouco mais sobre PNL? A nossa dica é que você faça um Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis aqui na Prime Cursos! Ao todo, o curso está com mais de 40 horas/aula dividido entre 20 módulos que irão possibilitar você aprender desde o básico, até técnicas avançadas para trabalhar a autoestima e depressão.

Todo os cursos oferecidos pela Prime são 100% online e gratuito, podendo ter certificação válida em todo o território nacional se você desejar! Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo.


Stories

Posts Recentes

  • Modelo de Currículo Básico para Vigia Escolar
    Se você está procurando emprego, seja para iniciar no mercado de trabalho ou para trocar de profissão sabe que desenvolver um currículo pode ser trabalhoso, por isso a Prime está disponibilizando um modelo básico de currículo para você que terminou ou pretende fazer o Curso de Vigia Escolar Online Grátis e está procurando uma vaga…
  • Modelo de Currículo Básico para Porteiro
    Se você está procurando emprego, seja para iniciar no mercado de trabalho ou para trocar de profissão sabe que desenvolver um currículo pode ser trabalhoso, por isso a Prime está disponibilizando um modelo básico de currículo para você que terminou ou pretende fazer o Curso de Porteiro Online Grátis e está procurando uma vaga na…
  • Os Principais Desafios do Vigia Escolar na Atualidade
    O trabalho de um vigia escolar é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários, porem esses profissionais enfrentam uma série de desafios diários que vão além de suas responsabilidades de vigilância e monitoramento. Neste artigo, exploraremos as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos por esses profissionais, desde lidar com comportamentos…
  • Como se Tornar Vigia Escolar: Tudo Sobre Formação e Carreira
    A segurança nas instituições de ensino tornou-se uma prioridade fundamental, tornado a figura do vigia escolar muito importante dentro da instituição visando a proteção de alunos, professores e funcionários. O papel do vigia escolar vai além da vigilância, abrangendo a implementação de medidas de segurança e o controle de acesso. Interessado em seguir essa carreira…
  • Função do Vigia Escolar: Responsabilidades e Impacto na Segurança
    O vigia escolar desempenha uma função crucial na manutenção da segurança e bem-estar dentro das escolas. Sua presença garante que alunos, funcionários e visitantes se sintam protegidos e em um ambiente seguro para aprendizado e trabalho. Com diversas responsabilidades que vão desde o monitoramento de acesso até a resposta a emergências, o vigia escolar é…
  • Descubra qual a formação necessária para ser síndico
    O síndico é uma peça chave na administração de um condomínio, responsável por gerir o patrimônio comum e assegurar o bem-estar dos moradores. Apesar de não haver muitos requisitos formais para assumir este cargo, algumas habilidades e conhecimentos específicos podem fazer uma grande diferença na eficácia com que ele desempenha suas funções. Comunicar-se bem, entender…
  • Gestão de condomínios: qual o trabalho do síndico profissional?
    O trabalho de síndico evoluiu de uma posição geralmente ocupada por moradores para uma carreira profissionalizada, refletindo a complexidade crescente na administração de condomínios. Essa transformação deve-se ao aumento das demandas legais, financeiras e administrativas, que exigem um conhecimento especializado para uma gestão eficiente e conforme à legislação. A relevância do trabalho do síndico profissional…
  • Quem pode ser síndico profissional? Qualificações e habilidades
    O síndico profissional tem um papel muito importante na administração de condomínios, se diferenciando do síndico que mora no prédio por ser um especialista contratado. Enquanto o síndico residente é um morador que assume essa responsabilidade, muitas vezes sem ter formação específica, o síndico profissional é escolhido por seu conhecimento técnico e experiência em administração,…
  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.