Você conhece a técnica de rapport?

Quais são as técnicas de rapport?

Ser capaz de criar uma conexão com alguém é algo mágico, fundamental para conseguir gerar a sensação de empatia e acolhimento. O rapport foi desenvolvido reconhecendo essa importância. Trata-se de uma série de técnicas para criar uma ligação de empatia com outra pessoa. 

Essa é uma habilidade que pode abrir muitas portas, já que compreender as pessoas e suas necessidades é algo muito valorizado hoje em dia, especialmente no universo dos negócios. Explorando as técnicas de rapport, é possível que a comunicação seja realizada com menor resistência pelas partes envolvidas. 

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer sobre o rapport e suas principais técnicas. Boa leitura! 

O que é rapport?

A palavra “rapport” tem origem francesa, do termo “rapporter”, que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação natural”. Segundo a Psicologia, trata-se de uma técnica para criar uma relação de empatia com outra pessoa. Isso possibilita que a comunicação seja estabelecida com mais confiança pelas partes envolvidas, fazendo com que o interlocutor fique mais receptivo e aberto a interações. 

O que é rapport?
O que é rapport?

É uma técnica amplamente utilizada em estratégias de treinamento, como no coaching, por exemplo, que tem o intuito de estabelecer uma relação de proximidade e naturalidade com os clientes para que os resultados desejados sejam alcançados ao longo do processo. 

A seguir, vamos conhecer as técnicas desenvolvidas a partir do rapport. 

Quais técnicas usar? 

Com o rapport, é possível estabelecer uma relação de identificação e confiança durante uma conversa sem depender apenas da linguagem verbal. O rapport, em si, é justamente a exploração de elementos referentes à linguagem corporal, como vamos entender a seguir. 

Contato visual

O simples ato de olhar nos olhos da outra pessoa durante a conversa pode parecer um gesto sem importância, mas é muito importante para passar confiança e transparência. Ao fazer isso, é possível compreender aspectos que as palavras não revelam. 

Por isso, manter o contato visual é considerado fundamental para causar uma impressão positiva no interlocutor, mesmo que de forma inconsciente. Isso é facilmente percebido quando em uma conversa a outra pessoa não olha em seus olhos, o que geralmente causa certo desconforto. 

Ao manter o contato visual, é possível também prestar mais atenção na pessoa com quem conversa, observar suas reações e direcionar a conversa conforme for necessário. 

Postura corporal

A postura adotada por um indivíduo pode dizer muito a seu respeito: se ele está confortável ou não, se está resistente ou receptivo a uma ideia, e assim por diante. O mesmo vale para a fisionomia, já que as expressões faciais são mais espontâneas do que as palavras. 

Esses são aspectos muito importantes explorados pelo rapport, já que influenciam a percepção das pessoas a respeito umas das outras. 

Postura corporal: a postura tem muito a dizer sobre você
Postura corporal: a postura tem muito a dizer sobre você

Por isso, é fundamental manter uma boa postura e expressões faciais acolhedoras durante uma conversa ou reunião, mesmo que aconteça por vídeo-chamada ou telefone. Isso contribui de forma a aumentar sua autoconfiança, diminuindo o estresse e definitivamente melhorando o seu desempenho, seja lá qual for o objetivo do diálogo.  

Tom de voz

Observar o tom de voz empregado pela outra pessoa durante uma conversa também faz parte do rapport. Preste atenção a isso e, se necessário, ajuste o seu próprio tom para que a conversa esteja em harmonia. 

Gestos

Para promover identificação ao longo da conversa, tente repetir alguns gestos que o outro indivíduo faz. Essa é uma técnica de espelhamento, que pode contribuir para uma conversa harmoniosa e uma relação de confiança. 

O ideal é esperar alguns segundos para repetir o gesto, de maneira que isso seja sutil e imperceptível, assim cria uma conexão mais próxima.

É também a técnica mais famosa do rapport, que se resume em agir de modo semelhante ao que a outra pessoa age. Da maneira mais natural possível, tente igualar seus gestos, tom de voz, ritmo da conversa e outros aspectos. 

Nomes

Algo tão simples quanto chamar cada pessoa pelo nome é também uma técnica que ajuda a contribuir com o tom de proximidade da conversa, aumentando ainda mais a conexão estabelecida. 

Alie essa com as outras dicas apresentadas, e isso fará com que a pessoa com quem você dialoga se sinta valorizada e importante para o seu negócio. 

Comunicação verbal

Por fim, chegamos à técnica que diz respeito à comunicação verbal como um todo. Preocupe-se em compreender o que o seu interlocutor diz, e quais os motivos que o levaram a te procurar. Só assim você será capaz de encontrar a melhor forma de ajudá-lo. 

A PNL auxilia você na comunicação verbal
A PNL auxilia você na comunicação verbal

Faça perguntas, se for preciso e adequado, e tente investigar qual a maneira mais adequada de conduzir não apenas a conversa em específico, mas a relação que está sendo construída naquele momento como um todo. 

Como o rapport se trata de uma união de técnicas, é importante aplicá-las em conjunto, de modo a potencializar os resultados almejados. Agora veremos a seguir quais os benefícios em fazer uso dessa ferramenta. 

Os benefícios das técnicas de rapport

Como visto ao longo deste artigo, as técnicas de rapport podem influenciar totalmente as suas relações interpessoais, e fazer grande diferença nos seus resultados. Vamos aprofundar nesse assunto e conhecer melhor quais são os benefícios envolvidos. 

Mais credibilidade no seu trabalho

As técnicas de rapport são algumas das formas mais eficientes para gerar confiança e identificação em uma conversa. Isso se justifica pelo fato de que as pessoas se sentem mais confortáveis para confiar em quem é parecido com elas, dividindo as mesmas ideias e tendo os mesmos objetivos em comum. 

O profissional que domina as técnicas de rapport terá mais facilidade de guiar seu interlocutor durante o diálogo, criando oportunidades para apresentar todos os diferenciais da solução que está vendendo, seja um produto ou um serviço. 

Maior credibilidade dentro do seu trabalho
Maior credibilidade dentro do seu trabalho

A maneira como uma conversa, reunião ou negociação é conduzida é o que determina que o cliente enxergue mais valor e credibilidade no seu trabalho e na organização que você representa. Como consequência disso, fica mais fácil obter os resultados que você deseja, seja vender um determinado produto, arrematar a contratação de um serviço ou fechar uma parceria. 

Maior controle da situação

Conhecendo e aplicando as técnicas de rapport, é possível conduzir sutilmente a conversa de acordo com seus interesses. Tendo a situação sob controle, fica mais fácil estar seguro e confiante para alcançar os objetivos que mais te trazem benefícios de acordo com cada contexto. 

Maior receptividade ao seu contato

Estar ou não receptivo à outra pessoa e sua abordagem é algo intimamente relacionado com o aspecto emocional. Argumentos racionais podem ser apresentados e de fato colaborar para valorizar um produto ou serviço, mas as decisões geralmente são tomadas a partir de impulsos emocionais. 

A persuasão é uma habilidade que tem como base as emoções humanas. Se não houver confiança e reconhecimento entre os envolvidos no diálogo, fica praticamente impossível chegar em um acordo. 

Aplicando adequadamente as técnicas de rapport, é possível manter o receptor da mensagem com uma postura mais positiva e aberta a sugestões, orientações e dicas, e, portanto, mais próximo de se tornar um cliente ou um parceiro de fato. 

Rapport e programação neurolinguística

Você sabia que o rapport é uma das principais ferramentas utilizadas pela programação neurolinguística (PNL)?

Essa metodologia conquista cada vez mais adeptos, e seu sucesso se deve ao fato de ser uma técnica que traz resultados positivos e rápidos. Se fundamenta na busca de mudanças a partir do conhecimento acerca do funcionamento do cérebro e da sua interação com a mente e seus pensamentos, emoções e comportamentos. Clique aqui para saber mais sobre a PNL.

Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis

Que tal aprender um pouco mais sobre PNL? A nossa dica é que você faça um Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis aqui na Prime Cursos! Ao todo, o curso está com mais de 40 horas/aula dividido entre 20 módulos que irão possibilitar você aprender desde o básico, até técnicas avançadas para trabalhar a autoestima e depressão.

Todo os cursos oferecidos pela Prime são 100% online e gratuito, podendo ter certificação válida em todo o território nacional se você desejar! Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.