Dicas do professor da felicidade de Harvard Tal Ben-Shahar para ser mais feliz

O israelense Tal Ben-Shahar é professor na Universidade de Harvard e escritor nas áreas de psicologia positiva e liderança. Ele ficou famoso por suas aulas sobre felicidade, e acredita que você pode aprender a ser feliz.

Para o professor da felicidade, como é conhecido, ser feliz não é estar bem o tempo todo, mas saber agir com o desconforto e não deixar de ficar bem mesmo em situações difíceis.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Se as escolas ensinassem técnicas de superação, resiliência, relações interpessoais e inteligência emocional, as crianças já aprenderiam a programar o cérebro para serem felizes, superar adversidades e aproveitar as pequenas coisas.

Em uma palestra para o evento G.A.T.E. em São Paulo, ele explicou como aceitar emoções ruins para alcançar a felicidade. Selecionamos algumas dicas do professor de felicidade Tal Ben-Shahar que podem te ajudar a ser mais feliz:

Permissão para ser humano

O professor explica que o objetivo não é ser feliz o tempo todo, mas abrir caminho para a felicidade. Ele mesmo diz que resolveu mudar seu curso de graduação – de ciência da computação para psicologia – quando percebeu que não estava se sentindo feliz.

Ele desejava responder duas perguntas, para si mesmo e para ajudar a outros: “Por que não sou feliz?” “E como posso ficar mais feliz?

Ele diz que é preciso se permitir sentir todas as emoções, boas ou ruins, para ser mais feliz. “Emoções dolorosas são uma boa notícia: quer dizer que você não é um psicopata e que não está morto”, fala.

Tentar bloquear as emoções, segundo ele, faz com que elas fiquem muito mais tempo perturbando seus pensamentos. Por isso é importante deixar sentir, independente de qual seja a emoção.

Vou dar uma tarefa simples para vocês, não dura nem 10 segundos. Eu quero que vocês não pensem em um elefante rosa. Não pensem em um elefante rosa, ok?”, diz ele. O que você pensa automaticamente? No elefante rosa.

As emoções são assim também. Como a lei da gravidade, ela é natural, tentar lutar contra ela seria uma constante frustração”. Ou seja, você não pode se livar se sentimentos ruins, mas pode aprender a lidar com eles.

Aprenda a lidar com as emoções, sejam elas boas ou ruins
Aprenda a lidar com as emoções, sejam elas boas ou ruins

Aceitar os erros

Aprenda a falhar ou você vai falhar em aprender”, avisa o professor. Tal Ben-Shahar diz que aceitar os erros e as frutrações faz parte do processo de inovação.

Hoje o mundo é estressante, e isso tem um grande impacto na nossa busca pela felicidade.

O professor recomenda abraçar o estresse e o fracasso, pois isso faz parte do que é ser humano. Ele diz que o estresse é até bom, desde que se aprenda a mudar sua visão sobre ele.

O estresse nos deixa mais fortes, mais resilientes e melhores em resolver problemas no cotidiano. Quando você faz musculação, você coloca estresse no seu músculo, certo? Se dia após dia você trabalha um pouco e vai aumentando o peso, aos poucos você fica mais forte. Agora, se você puxar peso demais, não descansar e tentar puxar cada vez mais, você vai se lesionar”, explica ele.

Para lidar com o excesso de estresse, é preciso de um tempo para se recuperar. O professor da felicidade explica que são 3 tempos de descanso: micro, mezzo e macro. O tempo micro é fundamental para praticar durante o dia, principalmente durante o trabalho.

É o mais simples, mas já ajuda muito: uma pausa para um café, alguns minutinhos de meditação, um almoço longe do computador, etc.

O segundo tempo, o mezzo, é ter uma boa noite de sono, com a quantidade ideal para você relaxar e qualidade, ou seja, longe de barulhos e luzes. O macro, que é o terceiro tempo seriam férias mais longas, para se desconectar do mundo.

Como exemplo ele cita os funcionários de um banco, que por causa do excesso de estresse, estavam adoecendo e até abandonando a empresa.

Eles não conseguiam parar nem por 10 minutos durante o expediente. Tal Ben-Shahar conseguiu fazer um trabalho com eles, e pediu que eles fizessem uma pausa da 30 segundos a cada três horas de trabalho.

Eles deveriam fechar os olhos e respirar profundamente naquele tempo. Algumas vezes por dia fazendo isso e em pouco tempo eles perceberam que o bem-estar na empresa já havia melhorado”, diz.

Aprenda a falhar ou você vai falhar em aprender
Aprenda a falhar ou você vai falhar em aprender

Simplificar a vida

É preciso parar de querer tudo para ontem, fazer muitas coisas ao mesmo tempo e tentar acelerar cada vez mais. Simplificar a vida é torná-la mais leve, mais fácil, mais simples.

É saber que nem sempre tudo vai estar bem, mas que sempre hávera algo que dará certo. Fazer as coisas com mais calma, tranquilidade e ter mais paciência com as tarefas, situações e até com as pessoas ao nosso redor, podem aumentar a nossa felicidade.

Seja simples: fale com calma, tenha equilíbrio na sua rotina, e leve uma vida mais leve!
Seja simples: fale com calma, tenha equilíbrio na sua rotina, e leve uma vida mais leve!

Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos melhoram o sistema circulatório, ajudam a liberar tensões, e produzem enforfina no corpo, promovendo assim uma sensação de bem-estar. “Com trinta minutos de exercício físico regular, três vezes por semana, não seremos apenas mais saudáveis, mas também mais felizes”.

Separe 30 minutos por dia para se exercitar! Você com certeza ficará mais feliz!
Separe 30 minutos por dia para se exercitar! Você com certeza ficará mais feliz!

Ter um hobbie – ou vários

Temos obrigações, tarefas, diversos compromissos no dia a dia, então separar um tempo para fazer aquilo que mais gostamos, é o que nos faz sentir que temos uma vida plena e feliz e, por isso, deve ser uma tarefa obrigatória para todos.

Tenha um hobby para alegrar ainda mais seus dias!
Tenha um hobby para alegrar ainda mais seus dias!

Praticar a Gratidão

Ser grato não é apenas agradecer por tudo aquilo que tem, mas sim, realmente sentir a sensação de gratidão, e ficar feliz por isso. Perceber o que temos e o que somos, e dar o devido valor para isso, pode gerar um sentimento de felicidade.

Seja consciente de tudo o que você tem, fez, faz e é. Isso com certeza vai te levar para o caminho certo, e trazer o sentimento de bem-estar.

Agradeça por tudo aquilo que você é e tem!
Agradeça por tudo aquilo que você é e tem!

Você já conhecia o professor da felicidade? Gostou das dicas?

Não se esqueça de comentar!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

11 COMENTÁRIOS

  1. Bacana demais.realmente somos falhos e nossa rotina nos fadga os poucos.temos que ter o controle de nossa ações e moderar os hábitos que nos deixa estressados.muito bem descrito o texto.

  2. Texto simples, assim como deve ser a vida. Esclarecedor. Cultivar bons pensamentos, praticar exercícios e começar cada dia como se fosse uma tábula essa, reescrevendo a própria história, com novos propósitos. Adorei! Estou grata!

  3. Texto simples, assim como deve ser a vida. Esclarecedor. Cultivar bons pensamentos, praticar exercícios e começar cada dia como se fosse uma tábula rasa, reescrevendo a própria história, com novos propósitos. Adorei! Estou grata!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui