Cinco fontes de recursos para ONGs

Pelo Brasil a fora existem, aproximadamente, 290.692 ONGs que atuam em diversos setores culturais. Elas estão dentro do chamado Terceiro Setor, atuando onde o Estado deveria ter atuado, preferencialmente, de forma preventiva.

Em sua raiz, ONG quer dizer Organizações Não governamentais. Para que ela tenha essa característica primária é necessário que, antes de tudo, ela não trabalhe com finalidade lucrativa. De uma forma menos burocrática e mais flexível, os Órgãos governamentais passaram a entender sua importância social e contribuir, dessa forma, para os projetos sociais trabalhados por elas.

Como não visam o lucro, dependem de doações para continuar a manter suas funções ativas. E é aí que está o problema. Nem todo mundo tem conhecimento do que é uma ONG e como fazer para ajudar. Empresas, pessoas civis e até o poder público podem se unir e investir nas ideias levantadas e nos projetos executados pelas ONGs.

Assim sendo, onde se deve buscar os recursos desejados?

Fontes de Recursos para ONG

Existem inúmeras fontes e maneiras de uma ONG conseguir captar recursos para continuidade de seus projetos sociais. O segredo principal é que você consiga descobrir quais são as estratégias mais adequadas (sempre trabalhando de acordo com a atividade desenvolvida) para que você tenha sucesso e consiga a doação.

A curto modo, pode-se dizer que as ONGs consegue captar recursos financeiros:

  • Pessoas jurídicas: através da elaboração de projetos em edital que tenham propostas de patrocínio (Leis de Cultura, Leis de Esporte, Leis de Educação,…), desenvolvendo ações de Marketing que estejam elencadas à causa principal ou que por meio do projeto em conjunto estejam alinhados com o objetivo geral da empresa, ou
  • Pessoas Físicas: é a fonte de recurso mais conhecida entre todas. Contudo, para que as pessoas façam suas doações é necessário que, primeiro, elas se sintam tocadas com o projeto e queiram fazer parte dessa realização. Aqui você precisa alimentar dois pontos importantes: 1) o vínculo que a pessoa cria com a ONG e 2) o interesse e a identificação que essa pessoa tem com a causa para a qual você luta.

Existem estratégias bastante efetivas, como por exemplo: a realização de jantares, de almoços beneficentes, de bingos, de noites temáticas como pizza, feijoada, festa do milho, entre outros.

Se a sua ONG é maior e já tem experiência no mercado, você pode investir numa nova fonte, como o Marketing, trabalhando com a divulgação do seu canal, mostrando às pessoas o conteúdo abordado pelos projetos, além do trabalho com mala direta, email marketing, telemarketing, anúncios em Tv ou anúncios em jornais, entre outros.

Crowdfunding- uma nova fonte de recurso

Devido ao avanço da tecnologia, uma das novas formas de gerar receitas é através do Crowdfunding. Esse nome é dado para o “Financiamento Coletivo” e é oferecido por alguns sites aqui no Brasil, como o Catarse, o Benfeitoria ou o Kickante.

É importante ressaltar que é uma maneira nova de investir, mas que possibilita que até pessoas de fora do país façam a sua contribuição. É tudo muito tranquilo e transparente, o que passa segurança para o doador e o estimule a colaborar com esse financiamento coletivo sempre que ele puder.

Outras formas de recursos para ONG

As fundações e órgãos internacionais tem se mostrado bastante receptiva à essa ideia! Esse tipo de doação se dá, em sua grande maioria, através de elaborações de projetos. Aqui no BR, os Grantmakers (nome dado para fundações doadoras de recursos) são bastante rara. Normalmente, o que é visto, são os próprios fundadores criando e executando os seus projetos. Contudo, é uma tendência e não podemos descartar a possibilidade.

Os órgãos governamentais também são uma excelente opção. Existem diversas formas de contribuição de governos nas mais diversas esferas: Federal, Estadual e também Municipal. Através do Novo Marco Regulatório, esse processo ficou um pouco menos burocrático. Os Entes conseguem visualizar quais seriam suas melhores formas de investimento. Se você ainda não sabe o que é o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, aproveita e confira o nosso artigo.

E por fim, uma das práticas menos comuns, mas existente é através do Imposto de Renda. O estímulo de doações dedutíveis do IR pode ser feito tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas. Seja no setor de educação, cultura, lazer, esporte, as doações realizadas são passíveis de restituição. Interessante, não é?


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