A importância da busca pela qualificação profissional

A cada dia o mercado de trabalho fica mais exigente, e com isso, a procura por profissionais qualificados aumenta. Hoje em dia não basta saber o básico, é importante ter tudo “a mais”: mais experiência, mais cursos, mais conhecimento, mais técnica, mais tudo.

Os profissionais que não possuem qualificação, demoram mais tempo para realizar suas tarefas, e isso leva tempo e dinheiro. Por este motivo, empresários optam por contratar mão de obra qualificada, ou seja, pessoas preparadas para as exigências das vagas.

Mas se engana quem pensa que ter formação é tudo. Não basta se formar na melhor faculdade ou curso e não continuar estudando. É fundamental se qualificar e atualizar. Além disso, não basta ter apenas uma formação técnica. É preciso saber se comunicar de forma adequada, se vestir corretamente, ter uma boa redação, etc. Hoje em dia não basta ser um profissional, é preciso ser O profissional. Hoje sempre devemos estar pensando, e o mercado de trabalho busca raciocínio. É essencial exercitar não apenas os músculos, mas também o cérebro.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Mas afinal o que é qualificação profissional? E por que devemos nos qualificar constantemente?

A qualificação profissional é a formação através de cursos, faculdades, palestras e outras formas de ensino profissional, com o objetivo de aprender algo ou aperfeiçoar suas habilidades para conseguir executar funções específicas solicitadas pelo mercado de trabalho, que como falamos acima, está cada vez mais exigente.

A qualificação profissional pode ser realizada através de diversas modalidades, ensino regular ou cursos livres, presencial ou online. Ela pode ser aplicada nos níveis básico, médio ou superior, e pode variar sua carga horária, sendo conforme a necessidade de aprendizagem e a exigência da área de atuação.

Estudar e ter um diferencial faz toda a diferença para o crescimento profissional. Além disso, é muito importante se reciclar, se atualizando com novos conhecimentos e técnicas, pois o tempo passa e devemos sempre ir além da experiência já adquirida. Nunca fique parado, esteja sempre buscando novos conhecimentos.

Qualquer experiência de qualificação pode ser positiva e contar ponto no currículo. O mercado de trabalho valoriza as pessoas que buscam crescimento profissional, que estão sempre buscando atualização. É muito mais provável que quem sai do mercado é quem não se recicla.

Outra dica importante é que, não basta fazer cursos por fazer. Ter certificados não fará com que você obtenha crescimento profissional. O que importa na verdade é o seu real conhecimento. É preciso fazer cursos de acordo com a sua área de atuação, que irão lhe agregar no dia a dia de trabalho. Não busque apenas por diplomas, mas sim por conhecimento, experiência e novidades para sua carreira.

Agora que você já sabe da importância da qualificação e atualização profissional, que tal começar agora mesmo a obter conhecimento? Não fique parado, comece agora mesmo um curso online da Prime Cursos e adquira conhecimento em sua área de atuação. Ou, se ainda não sabe o que deseja estudar, faça vários cursos e veja com qual você mais se identifica! São diversas áreas, veja abaixo:

Administração
Gastronomia
Contabilidade
Moda
Comunicação e Vendas
Música
Saúde e Bem estar
Meio Ambiente
Informática
Educação
E muito mais!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

20 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do artigo. Mas, fica uma pergunta. Em meu caso que formei-me em adm. de empresas e as faculdades não possui inclusão para deficientes
    visuais. Como fica? Devo mudar de área, ou não? Responda para: [email protected]

  2. Bom dia, gostei do artigo, à qualificação é importante, hoje o mercado de trabalho está exigem e, ficar fora sem conhecimento, fora de tudo, você só perde.

  3. Bom dia, gostei do artigo, à qualificação é importante, hoje o mercado de trabalho está exigente, ficar fora sem conhecimento, também tá fora do mercado.

  4. Bom dia! Excelente texto, de fácil compreensão e rápido entendimento, realmente a qualificação profissional bem como o conhecimento faz toda diferença na disputa por uma vaga no mercado de trabalho competitivo.

  5. Parabéns pelo artigo! Buscar qualificação profissional é realmente muito importante para nosso crescimento. É isso que venho fazendo.

  6. Boa tarde!
    Desejo me especializar para atuar no mercado, porém por ser mulher e ter 44 anos estou em dúvidas em que profissão investir, acredito que vocês podem me dar algumas dicas.

    Desde já, grata!

  7. Boa tarde, parabéns ótima reportagem e sou uma prova viva de que ser qualificado nos dias de hoje se faz necessário. Tenho 41 anos, e estou cursando faculdade para ter uma satisfação pessoal e um retorno financeiro para o futuro!

  8. Gostaria tanto de fazer outros cursos,mas mo momento estou no momento estou pagando minha faculdade e estou sem condições nenhuma.Mas agradeço por ter lembrado de seu aluno.

  9. Bom dia, gostei do desta publicação, pois vem ilustrar que não basta ter um certificado nota 10 e não saber demonstrar o que se aprendeu, continuem a nos actualizar pois temos muito interesse em aprender.

  10. ” SEMPRE TEMOS QUE ESTÁ CAPACITADOS PESSOALMENTE E BEM QUALIFICADOS PROFISSIONALMENTE FAZENDO CURSOS ,PALESTRAS,SEMINÁRIOS E OUTROS EVENTOS PRA TRAZER NOVOS CONHECIMENTOS ATUAI. PORQUE A CONCORRÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO ESTÁ MUITO COMPETITIVO COM CANDIDATOS BEM PREPARADOS,” QUALIFICAMENTE,”

  11. Gostei muito da reportagem, sempre pensei dessa maneira. Me mantenho atualizada, faço cursos e gosto muito de novos conhecimentos. Mas com o mercado mais exigente, não basta ter somente um item. Hoje querem inglês fluente mesmo que você não vá usar, querem programas e sistemas específicos e com prática mesmo para estagiários. Dediquei alguns anos no mercado financeiro (Bancário) e hoje estou cursando contabilidade e estou sentindo as mesmas dificuldades, mesmo com pós e MBA. A impressão que tenho é que se quem vai te entrevistar não tem esse currículo tem medo de perder o lugar. Estou a procura de estágio na área de contábeis e a dificuldade esta absurda. Não podemos ter 45 anos e estar estudando, não podemos ter opções de mudar de carreira pelo simples fato de o mercado querer estagiários com experiências. Será que quem está contratando não teve uma chance na vida !

  12. Gostei Muito Do Artigo, O Bom É que Eu Amo Obter Conhecimentos De Quase Tudo ,Sou Bastante Curioso, Procuro Saber De Tudo E Actualizar-me Sempre, Visto Quê O Mercado Está Muito Exigente Então É Importante Procurar Dominar Várias Áreas E Saber Falar Várias Línguas, Pra Facilitar Encontrar Emprego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui