Como ter motivação no trabalho

A motivação faz toda a diferença e deve estar presente em tudo em nossa vida. Não importa se é no trabalho, na vida pessoal, nos estudos, enfim, devemos ter motivação em tudo o que desejamos fazer. Mas se manter motivado nem sempre é uma tarefa fácil. Ás vezes a empolgação aparece, mas logo some facilmente. No começo do dia você acorda motivado para fazer o dia render, e após algumas horas a motivação não é mais a mesma. Saiba que isso é completamente normal, porém hoje trouxemos algumas dicas para se animar e manter a motivação no trabalho.

Quando trabalhamos com motivação, o trabalho rende, temos alegria no fim do dia e orgulho das tarefas que foram executadas. Mas antes de tudo é importante pensar: qual é a sua motivação? É importante ter algum sentimento que faça com que a vontade de trabalhar cresça.

Com a correria do dia a dia, muitas vezes realizamos tarefas sem parar para pensar nos reais motivos delas.Por qual motivo estou fazendo isso? Como meu trabalho pode melhorar? Como posso ajudar a empresa a crescer mais? Como posso me tornar um profissional melhor? Você já fez alguma pergunta assim?

Comece a gostar do que faz

Mais importante do que fazer aquilo que se gosta,  é gostar daquilo que se faz”. Você já parou para pensar nessa frase? Que tal começar a extrair felicidade do que faz diariamente? Busque um trabalho que te faça feliz ou tente ser feliz no trabalho que está. Algo de bom deve ter naquilo que você faz, basta procurar. Outra coisa importante a se fazer diariamente é agradecer. Pense em quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar, fazendo o seu trabalho. Tenha gratidão pelo seu emprego e  busque felicidade nas tarefas mais simples do dia a dia.

Cuide da pessoa mais importante…VOCÊ

É difícil se manter motivado sem energia. Você sabia que a falta de envolvimento pode estar ligada com a falta de energia física? O excesso de trabalho também pode causar isso. Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada podem ajudar muito a ativar as energias. Exercícios físicos também ajudam, além de uma boa hidratação – jamais deixe de beber água durante o trabalho. Pesquisas recentes mostram que o estresse e o excesso de tecnologia podem fazer com que as pessoas durmam menos de 6 horas por noite. Vá se deitar mais cedo e tente dormir mais horas por noite. Tente perceber que, provavelmente no dia que você acordar entusiasmado, é porque teve uma ótima noite de sono.

Leia, estude e se atualize

Comece a entender o seu trabalho, buscar mais informações e se tornar ainda melhor na sua área de atuação. Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da leitura, e recomendamos a todos os leitores que nunca parem de ler, estudar e se atualizar. Além disso, no último artigo falamos sobre a importância da qualificação profissional. Hoje em dia o mercado de trabalho busca pessoas que estudam e se atualizam, profissionais que buscam diariamente alcançar o sucesso. Por isso  recomendamos que você tente obter o hábito da leitura diária. Além disso, que tal trocar a novela por palestras motivacionais e documentários interessantes? E se trocar o tempo que gasta nas redes sociais por cursos online? Já imaginou o quanto você irá aprender? O que você ganha com isso? Além de muito conhecimento, você se tornará uma pessoa melhor – para você mesmo e para o mundo.

Sempre indicamos aqui no blog os nosso cursos de atualização e qualificação. Os cursos da Prime Cursos são totalmente online e gratuitos. Faça o seu cadastro e comece agora mesmo a ganhar conhecimento!

Comece e termine

Uma das coisas que mais tiram a motivação é começar algo e não finalizar. Você começa a pensar que apenas perdeu tempo com outras coisas desnecessárias e deixou de fazer o que era importante. Veja aqui no blog um artigo muito interesse de como obter produtividade no trabalho. Tente terminar algo, por menor que seja, todos os dias. Faça um planejamento para não ser interrompido até terminar. Quanto conseguimos finalizar algo e obtemos sucesso nisso, a motivação só aumenta.

Eu mesmo estabeleço uma meta para criar e finalizar os artigos aqui do blog. Começo e só paro quando o artigo está totalmente pronto. Depois tenho todo o tempo do mundo para realizar as outras tarefas. Eu consegui. Você também consegue! 😉

Veja abaixo um vídeo interessa que fala sobre os 3 principais motivos da infelicidade no trabalho:

Gostou das dicas de hoje? Que tal deixar seu comentário?


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

54 Comments

  1. Assisti uma palestra e gostei.
    So eletrecista autonomo.

      1. Gostei e sempre gosto dos vossos artigos sao muito úteis.

  2. Prezado Ricardo bom dia!! pode nos enviar suas excelentes dicas sobre motivação e outros temos.

    Grato
    Publio Ale
    011 98633-2457

  3. Francisco Flávio Ferreira de Almeida disse:

    Oi, muito bom o artigo, me vejo em algumas citações, como fazer para manter-se motivado sempre?

  4. Andrea Gomes disse:

    “…Outra coisa importante a se fazer diariamente é agradecer…”

    Essa frase pra mim, disse TUDO. Sou grata pelo meu trabalho, e acredito que tudo que fazemos deve ser com excelência.

    Parabéns, é um ótimo artigo.

  5. Como ter motivação em uma empresa onde o gerente humilha os funcionários em reuniões fechadas!?
    Uma empresa que faz contratações erradas, de pessoas descompromissadas com os outros e com elas mesmas!?

  6. Edivania dias lopes disse:

    assistir o vidio e são treis dicas que precisava para aplicar no meu trabalho.

  7. Edson gomes de Souza disse:

    Verdade a motivação faz toda diferença. Manter motivado não é tarefa fácil mas é preciso todo esforço e dedicação a cada tarefa empregada.

  8. AMANDA ROLEMBERG GARCIA ROLEMBERG GARCIA disse:

    Assisti ao vídeo,interesante.sou manicuri em um salão a um certo tempo, gostaria de dicas de empreendedorismo,..obrigada.

  9. paulo de Tarso disse:

    bom dia gostei das dicas, obrigado

  10. Roberto Souza disse:

    Gostei estou realmente necessitando de uma injeção de animo.

  11. ana claudia lopes disse:

    amei as dicas é de estrema inportancia.

  12. Gostaria do vídeo sobre empreendedor

  13. joel da silva rodrigues disse:

    Boa tarde, de grande avalia tanto profissional ,quanto pessoal esse artigo.

  14. Luiz Carlos Santos Monteiro disse:

    Parabéns pelas palavras de incentivo.
    Estudar e se aprimorar é tudo de bom.
    Independente da idade. Continuo estudando ainda hoje.
    Estou com 61 anos e nunca perco o estímulo.
    Abraço!!!!

  15. Luciana Maia do Nascimento disse:

    Temos que fazer aquilo gostamos para termos sucesso profissionalmente. Valeu as dicas!

  16. Quero empreender um negocio do zero. Quero saber se preciso estudar administração ou outro curso, mas qual? Tenho muita vontade e preciso saber por onde começar. Por favor me ajude.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Elenilda, tudo bem?
      Temos diversos cursos na área de Administração que podem ajudar. O ideal é que você escolha o curso de acordo com o seu objetivo. Os cursos são gratuitos, então você pode se cadastrar em vários e estudar o que mais gostar!
      Para visualizar todos os cursos dessa área, basta acessar o link abaixo:
      https://www.primecursos.com.br/administracao/
      Prime Cursos

  17. Valdirene Oliveira Silva Santos disse:

    Estou amando todas essas dicas. Leio tudo e faço uma reflexão. Estou aprendendo muito. Obrigado!!!

  18. Ricardo quero saber como posso começar a ser empreendedor.

  19. Sebastião Teixeira filho disse:

    – Adorei, e o que eu faço no meu dia a dia para manter um trabalho maravilhoso.

  20. Nossa amei muito bem elaborado parabens familia prime curso .obrigada por existie em minha vida e na vida de tamtas pessoas .

  21. adionaldo m. souza disse:

    Tem que se render diante de informacoes que de fato expressa o sentimento verdadeiro do ser humano em tornar-se melhor!

  22. Edmilson quaresma da silva disse:

    Obrigado dica ,estou precisando quero direito ta caro e realmente não quero desistir e tem muito tempo que parei de estudar quase não sei nada men redação kkk .valeu pela dica.

  23. Edmilson quaresma da silva disse:

    Obrigado. Pela dica pode me mandar mais dicas.

  24. Elvis carlos de paula disse:

    Muito boa a dica.eu trabalho pra mim. Com galeto.

  25. Sem duvida a maior motivação é concluir algo projetado, todavia pensar ser fácil chegar ao objetivo, é um grave engano, se for sem sacrifico significa dizer não ser tão inerente este projeto.

  26. Zélia de Jesus lima disse:

    Boa tarde…..
    Excelente abrange todos os pontos da questão. …….!!

  27. Maria da Glória Quintino Pinto disse:

    Gostei das explicações sobre motivação, foi ótimo pra mim ,obrigado.

  28. Silvia Helena disse:

    Boa tarde, eu gostei da dica eu sou da área da educação básica, porém quero entrar para a área, de Meio ambiente, sustentabilidade, por entender, que é uma área mas promissora, no mercado de trabalho.

  29. Muito bom essas dicas, aplicarei no meu dia a dia e ajudarei amigos a fazer uma avaliação pessoal para que possa viver mais feliz, principalmente profissional. Obrigado.

  30. Gostei muito do artigo e do vídeo porque as dicas podem ser aplicadas em qualquer situação ou espaço de trabalho.

  31. Mais uma vez fica meu agradecimento ao importante trabalho e tempo que vocês se dedicam em ajudar.
    Como sempre dicas importantes que as vezes não são praticadas mas, de extrema importância no ambiente de trabalho.

  32. lucinea macedo Muniz disse:

    achei otimo o incentivo, por exemplo eu procuro sempre ser bem animada, muito.

  33. O importante saber lidar com a liderança,pois vivemos em sociedade em todo organização tem um líder,não dar pra pedir pra sair da vida,o interessante a saber conviver com a diferença de opinião ,ter laços de amizade profissional ajuda muito.normas e regras tem q ser sequiadas.

  34. Sônia Maria de souza correia disse:

    montar meu próprio nagocio

  35. Olá ótima dica muito bom saber dessas informações pois é isso que mais acontece no trabalho das pessoas dificuldades de relacionamento…
    Parabéns ?. Amei…..

  36. Gostei do artigo e estou compartilhando aos meus amigos

  37. Ernandes Penido Amorim disse:

    Adorei as dicas e não deixo de ver todas que recebo. Faz eu melhorar como pessoa e profissionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.