10 dicas para aprender a falar inglês sozinho

Confira essas super dicas para aprender a falar inglês sozinho
Confira essas super dicas para aprender a falar inglês sozinho

O inglês é hoje um dos idiomas mais falados em todo o mundo. Sendo a língua “universal” do mundo moderno, saber compreender e se comunicar através dele tem sido essencial para a vida de muitos. Seja no âmbito acadêmico, profissional ou até mesmo pessoal aprender inglês se tornou um requisito importante.

Mas, para aqueles que não querem ou não tem condições de pagar por um curso ou professor, existem também várias técnicas amplamente divulgadas por professores e alunos que podem te ajudar a aprender sozinho. Para te ajudar a conhecê-las melhor fizemos um compilado das 10 principais dicas para aprender a falar inglês sozinho.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 – Tenha paciência

A primeira dica pode parecer boba, mas é extremamente importante, especialmente se seguirá tentando aprender por conta própria. Aprender um novo idioma é um processo que depende de pessoa para pessoa, alguns aprendem mais rápido do que outros, e também do tempo que irá se dedicar a isso.

Dificuldades e momentos em que se encontrar estagnado vão existir, mas você deve manter em mente que ninguém se torna fluente do dia para a noite. Por isso, tenha paciência e continue estudando.

2 – Organize-se

Aprender um novo idioma é algo que exige tempo e também determinação.

Para isso, é importante que se você quer aprender inglês sozinho consiga organizar um tempo de estudo e dedicação todos os dias, para que assim seu aprendizado não pare ou seja esquecido.

3 – Se envolva com o idioma

A melhor maneira de se aprender um idioma é convivendo com ele o máximo possível. É assim que aprendemos nosso idioma nativo quando pequenos, e é assim que você irá aprender um novo idioma quando adulto.

Para isso se cerque dele: assista a noticiários, escute a rádios em inglês, mude o idioma do seu celular e outros aparelhos para ele, leia e siga o máximo possível de pessoas que falam em inglês. Faça com que ele esteja presente no seu cotidiano.

4 – Assista a filmes (em inglês)

O entretenimento é uma das melhores maneiras de se colocar em contato com um novo idioma de maneira divertida. E os filmes, além de te ajudarem a criar um vocabulário cada vez maior, também vai te auxiliar a ter mais clareza em como cada palavra é dita.

Comece vendo filmes já conhecidos, que vão te ajudar a compreender melhor a história. Em seguida mude a legenda de filmes nunca vistos para o inglês, para entender como as palavras são escritas e ditas. E por último tente ver os filmes sem legendas.

5 – Escute música

Onde quer que você vá é impossível que nunca tenha escutado uma música em inglês. Além disso, mesmo que os gêneros possam ser completamente opostos, todos amam ouvir música, o que torna esse um costume bem prazeroso.

Se você já gosta de um ou vários artistas que cantam em inglês isso será mais fácil ainda: os escute mais atentamente, leia as letras e então tente absorver o máximo delas.

6 – Use da internet o máximo que puder

Seja a procura de notícias, músicas, exercícios, vídeos ou podcasts.

Existem centenas de sites que disponibilizam conteúdos que servem para auxiliar quem quer aprender inglês em casa, tire o máximo proveito disso.

7 – Converse com pessoas reais (mas em inglês)

Na internet também é possível encontrar sites gratuitos onde você consegue ter contato com pessoas de todos os cantos do mundo. Através de chamadas de vídeo ou áudio você pode buscar conversar com aqueles que falam inglês, quem sabe fazer uma troca onde você aprende o idioma dele e também ensina um pouco do português.

A conversação será essencial para colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu em teoria, te ajudando a usar na vida real frases e palavras que aprendeu enquanto ouvia músicas, via filmes ou lia algo em inglês.

8 – Não tenha medo de aprender como uma criança

Aprender um novo idioma não é tão diferente de aprender um idioma nativo quando criança.

Por isso, não tenha medo de começar do básico: histórias, músicas e desenhos infantis são ótimos para quem está começando a aprender.

9 – Leia o máximo que puder

Se cerque de novos vocabulários, isso vai ajudar seu conhecimento sobre o idioma a expandir e melhorar bastante seu vocabulário.

Para isso faça muito uso da leitura: notícias, livros, posts de celebridades em redes sociais. Tudo vale desde que você esteja melhorando seu conhecimento.

10 – Faça anotações do inglês

Sempre que assistir um filme e ver uma palavra ou frase que não entender a anote. Faça o mesmo ao ler ou ouvir uma música e ao pesquisar o significado a anote também. Escreva frases que ache úteis, as reimagine em conversas e como poderia as utilizar nelas.

Faça isso sempre que aprender algo novo, usando novos conhecimentos para expandir não só seu vocabulário, mas também sua capacidade de o usar.

Curso de Inglês Grátis Online

Uma otima oportunidade é o curso de inglês básico da Prime Cursos totalmente gratuito e se você precisar ainda pode solicitar o certificado com o pagamento de uma taxa. Comece agora mesmo o curso de inglês grátis online!

inglês grátis online

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui