O que os profissionais de seleção analisam em suas redes sociais

Você já parou para pensar sobre o que o seu perfil nas redes sociais diz sobre você? Será que os recrutadores analisam isso? Saiba que sim, muitos profissionais de seleção podem estar de olho no seu perfil do Facebook, Twitter e Instagram, e não apenas no LinkedIn, como muitos pensam.

De acordo com especialistas, os recrutados analisam as redes sociais para “ter uma ideia mais precisa de quem você é”. E com as redes sociais é possível saber muita coisa de uma pessoa, de acordo com o que ela curte, compartilha e comenta. Você já parou para analisar o seu perfil? E será que você comenta e compartilha coisas que poderiam prejudicar o seu trabalho atual ou futuro emprego?

Um currículo pode dizer muito sobre as suas qualificações e experiências, mas seu perfil nas redes sociais pode ajudar a determinar sua persnonalidade e se você se encaixa na cultura da empresa.

Com a importância desse assunto, trouxemos hoje as principais questões que os recrutadores analisam nas suas redes socias.

FACEBOOK

Os recrutadores e gerentes costumam analisar com atenção duas seções do seu perfil nessa rede social: o ábum de fotos e o “sobre”, onde estão suas informações pessoais e profissionais. Eles querem conferir se como você se descreve no perfil da rede social está de acordo com o que você coloca no currículo. Eles também analisam sua gramática e ortografia!

Em relação ao álbum de fotos, saiba que ele pode dizer muito sobre seus gostos e estilo de vida também. E eles não apenas avaliam as imagens, como também as descrições. Eles querem saber se você se apresenta de uma maneira profissional, por isso os especialistas recomendam que você tome alguns cuidados na hora se postar fotos e escrever suas legendas.

INSTAGRAM

Nessa rede social, os recrutadores e profissionais de seleção analisam quem você segue e quem segue você. Eles também analisam como você se comunica com as pessoas nessa rede social, e o tipo de fotos que publica, para saber como você representa você mesmo.

TWITTER

Nessa rede social os recrutadores costumam analisar quem você está seguindo e o que você compartilha. Eles observam se você compartilha informações úteis, importantes para seu mercado, ou se apenas usa o Twitter para discussões e comentários bobos.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais:

Facebook
Instagram
Twitter

Esperamos que as dicas possam ajudar! Ah, e se você desejar melhorar  o seu perfil no LinkedIn, já fizemos um artigo aqui no blog com algumas dicas!

Se gostou, deixe o seu comentário! 🙂

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

9 Comentários

  1. Dalila de Souza Ferreira disse:

    Muito bom e importante tudo, as informações grande valia e proveitosas. Posso dizer que procuro ser sempre natural,verdadeira,autêntica,buscando uma comunicação positiva interante sem ser o que não sou pra agradar e fugir de qualquer verdade, sem mentiras e ofensas ,mesmo que as opiniões são adversas. Procuro sempre respeitar,entender e não aceitar tudo,é democracia! Bom dia!

  2. Celia Regina Carneiro teixeira disse:

    Apreciei muito o q vcs expuseram. Com certeza ,os candidatos a empregos vão se beneficiar desse conteúdo.
    Grata

  3. Mariana Lima disse:

    Quanto a matéria, ela está ótima.

    Mas, vou comentar sobre o conteúdo:

    As empresas tem direito de controlar o que os funcionários fazem e deixam de fazer com o computador da EMPRESA. Por lei os gestores não podem verificar a vida pessoal dos funcionários seja por rede social ou não. Os profissionais não devem se sujeitar a ter superiores e colegas de trabalho em sua rede pessoal contra sua vontade por achar que tem a obrigação de dar satisfação da sua vida fora do trabalho. Duvido uma empresa demitir um funcionário alegando que o mesmo o bloqueou no facebook por ex. Se fizer sabem que são processados. Eu particularmente(sou bastante clara quanto à isso) bloqueio todos os meus colegas e superiores; meu relacionamento com eles é extritamente PROFISSIONAL. Misturar amizade e trabalho é que nem álcool e direção = combinação perigosa.

  4. Esta de parabéns a equipe do Prime cursos. com certeza esta agradando ainda mais seu publico

  5. Gostei muito do que foi exposto referente as redes sociais. Sempre falo às pessoas para tomarem cuidado com “certos comentários e/ou fotos que postam”, pois que tais assuntos definem quem são realmente. Pelo que li percebo que estou certa nos alertas que dou.

  6. Se os recrutadores, ou quem lá sejam, bisbilhotam a vida de um candidato a um emprego, antes de ter certeza que vai contrata-lo, estão invadindo a privacidade do mesmo. É ilegal!

  7. Interessante as dicas.
    As empresas tem direito de controlar o que os funcionários fazem e deixam de fazer com o computador da EMPRESA. Por lei os gestores não podem verificar a vida pessoal dos funcionários seja por rede social ou não. Os profissionais não devem se sujeitar a ter superiores e colegas de trabalho em sua rede pessoal contra sua vontade por achar que tem a obrigação de dar satisfação da sua vida fora do trabalho. Duvido uma empresa demitir um funcionário alegando que o mesmo o bloqueou no facebook por ex. Se fizer sabem que são processados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.