O que os profissionais de seleção analisam em suas redes sociais

Você já parou para pensar sobre o que o seu perfil nas redes sociais diz sobre você? Será que os recrutadores analisam isso? Saiba que sim, muitos profissionais de seleção podem estar de olho no seu perfil do Facebook, Twitter e Instagram, e não apenas no LinkedIn, como muitos pensam.

De acordo com especialistas, os recrutados analisam as redes sociais para “ter uma ideia mais precisa de quem você é”. E com as redes sociais é possível saber muita coisa de uma pessoa, de acordo com o que ela curte, compartilha e comenta. Você já parou para analisar o seu perfil? E será que você comenta e compartilha coisas que poderiam prejudicar o seu trabalho atual ou futuro emprego?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Um currículo pode dizer muito sobre as suas qualificações e experiências, mas seu perfil nas redes sociais pode ajudar a determinar sua persnonalidade e se você se encaixa na cultura da empresa.

Com a importância desse assunto, trouxemos hoje as principais questões que os recrutadores analisam nas suas redes socias.

FACEBOOK

Os recrutadores e gerentes costumam analisar com atenção duas seções do seu perfil nessa rede social: o ábum de fotos e o “sobre”, onde estão suas informações pessoais e profissionais. Eles querem conferir se como você se descreve no perfil da rede social está de acordo com o que você coloca no currículo. Eles também analisam sua gramática e ortografia!

Em relação ao álbum de fotos, saiba que ele pode dizer muito sobre seus gostos e estilo de vida também. E eles não apenas avaliam as imagens, como também as descrições. Eles querem saber se você se apresenta de uma maneira profissional, por isso os especialistas recomendam que você tome alguns cuidados na hora se postar fotos e escrever suas legendas.

INSTAGRAM

Nessa rede social, os recrutadores e profissionais de seleção analisam quem você segue e quem segue você. Eles também analisam como você se comunica com as pessoas nessa rede social, e o tipo de fotos que publica, para saber como você representa você mesmo.

TWITTER

Nessa rede social os recrutadores costumam analisar quem você está seguindo e o que você compartilha. Eles observam se você compartilha informações úteis, importantes para seu mercado, ou se apenas usa o Twitter para discussões e comentários bobos.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais:

Facebook
Instagram
Twitter

Esperamos que as dicas possam ajudar! Ah, e se você desejar melhorar  o seu perfil no LinkedIn, já fizemos um artigo aqui no blog com algumas dicas!

Se gostou, deixe o seu comentário! 🙂

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom e importante tudo, as informações grande valia e proveitosas. Posso dizer que procuro ser sempre natural,verdadeira,autêntica,buscando uma comunicação positiva interante sem ser o que não sou pra agradar e fugir de qualquer verdade, sem mentiras e ofensas ,mesmo que as opiniões são adversas. Procuro sempre respeitar,entender e não aceitar tudo,é democracia! Bom dia!

  2. Apreciei muito o q vcs expuseram. Com certeza ,os candidatos a empregos vão se beneficiar desse conteúdo.
    Grata

  3. Quanto a matéria, ela está ótima.

    Mas, vou comentar sobre o conteúdo:

    As empresas tem direito de controlar o que os funcionários fazem e deixam de fazer com o computador da EMPRESA. Por lei os gestores não podem verificar a vida pessoal dos funcionários seja por rede social ou não. Os profissionais não devem se sujeitar a ter superiores e colegas de trabalho em sua rede pessoal contra sua vontade por achar que tem a obrigação de dar satisfação da sua vida fora do trabalho. Duvido uma empresa demitir um funcionário alegando que o mesmo o bloqueou no facebook por ex. Se fizer sabem que são processados. Eu particularmente(sou bastante clara quanto à isso) bloqueio todos os meus colegas e superiores; meu relacionamento com eles é extritamente PROFISSIONAL. Misturar amizade e trabalho é que nem álcool e direção = combinação perigosa.

  4. Gostei muito do que foi exposto referente as redes sociais. Sempre falo às pessoas para tomarem cuidado com “certos comentários e/ou fotos que postam”, pois que tais assuntos definem quem são realmente. Pelo que li percebo que estou certa nos alertas que dou.

  5. Interessante as dicas.
    As empresas tem direito de controlar o que os funcionários fazem e deixam de fazer com o computador da EMPRESA. Por lei os gestores não podem verificar a vida pessoal dos funcionários seja por rede social ou não. Os profissionais não devem se sujeitar a ter superiores e colegas de trabalho em sua rede pessoal contra sua vontade por achar que tem a obrigação de dar satisfação da sua vida fora do trabalho. Duvido uma empresa demitir um funcionário alegando que o mesmo o bloqueou no facebook por ex. Se fizer sabem que são processados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui