Entendendo os sistemas de produção das empresas

A administração da produção é a base para o sucesso de qualquer empresa. Mas, é também um assunto muito complexo. O Planejamento e Controle da Produção (PCP), por exemplo, quando realizado de forma eficaz, possibilita que a empresa desenvolva um Plano Mestre da Produção (PMP).

Esse documento nada mais é do que um mapa de produção que contém as diretrizes gerais do processo. O que torna o planejamento, execução e monitoramento mais práticos graças às normas e rotinas claras.

Como se tornar Assistente de PCP

O cargo de Assistente de PCP está cada vez mais disputado. A média salarial varia entre aproximadamente R$1.323 (início de carreira em pequena empresa) e R$ 3.332 (master em empresa grande) segundo informações do Site Nacional do Emprego (Sine).

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A área de Planejamento e Controle da Produção requer profissionais qualificados que tenham bons conhecimentos em administração. Mas, o foco em gestão de produção é fundamental para desenvolver bem a função. O ideal é que você esteja se graduando em Administração ou Engenharia de Produção para prosperar na carreira.

A dica para quem pretende iniciar nesta área é investir em cursos complementares de PCP. Aqui na Prime Cursos, você encontra do módulo introdutório aos mais avançados como:

Introdução a PCP
Assistente de PCP 1
Assistente de PCP 2

Para quem trabalha com administração de produção, conhecimentos profundos em PCP é essencial. Mas, também é importante entender bem o funcionamento dos sistemas de produção que são um conjunto de operações e atividades relacionadas entre si com o objetivo de produzir bens ou serviços.

Se você está em início de carreira na área de administração de produção ou ainda deseja fazer parte dela, o ideal é que invista em aprender o gerenciamento em conformidade com os sistemas de produção tradicionais:

– Produção contínua: é o sistema de administração de produção mais utilizado na fabricação de produtos padronizados. Também denominado como fluxo de linha, esse sistema funciona como uma sequência linear de produção de bens ou serviços

com um mesmo padrão de qualidade. Dessa forma, a manufatura passa de um posto de trabalho para o outro de acordo com uma sequência lógica planejada previamente.

– Produção intermitente: muito comum em indústrias que organizam as operações por etapas na mesma máquina. Esse sistema de administração de produção tem como principal característica a fabricação realizada por lote. Assim que uma etapa é concluída, outros produtos são colocados nas máquinas para serem desenvolvidos. O primeiro produto voltará a ser fabricado após um tempo determinado, o que forma o fluxo intermitente.

– Produção para grandes projetos: esse sistema de administração de produção tem como principais características a pouca repetitividade no processo (quando tem). A dificuldade de planejamento e controle da produção são os maiores desafios de gerenciar a operação de grandes projetos.

Conhecimentos diferenciais na administração da produção

  • ERP
  • MRP
  • Just in Time
  • Sistema Kanban online
  • Programa 5S
  • Gestão de projetos
  • Gestão de qualidade

Veja abaixo um vídeo interessante sobre Planejamento e Controle da Produção:

Já fez nossos cursos gratuitos de PCP? Conte para a gente como eles têm contribuído para sua carreira em planejamento e controle de produção!

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

13 COMENTÁRIOS

    • Olá Ronaldo, tudo bem?
      Para começar o curso, primeiramente é necessário fazer o seu cadastro em nosso site. Depois, basta assinar o curso e confirmar a assinatura. Para visualizar todos os nossos cursos, basta acessar o link abaixo:

      https://www.primecursos.com.br/cursos/

      Qualquer dúvida entre em contato ok?
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui