Dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn

Prime Cursos 03.05.2018

Para quem deseja obter boas oportunidades profissionais, ter um currículo bem feito é fundamental. E além de adicionar as experiências, cursos e qualidades no documento, é importante que o currículo tenha uma boa apresentação.

Conhecido como o “cartão de visita” do candidato, o currículo é o primeiro passo de uma seleção, e pode até determinar se o candidato será ou não chamado para uma entrevista, e até para uma vaga de emprego.

Existem alguns serviços online gratuitos que possibilitam a criação de um currículo, e um deles é o Gerador de Currículo da Prime Cursos, onde o profissional pode criar o seu currículo de acordo com as exigências do mercado, em segundos.

Além disso, uma dica muito importante para qualquer profissional é criar um perfil no LinkedIn.

O LinkedIn é um site especializado em negócios, que, por ter o formato de uma rede de relacionamentos, ficou conhecido como a rede social dos negócios. O site foi fundado em dezembro de 2002, e é indicado para quem deseja criar e manter relações corporativas e contatos de trabalho.

No site, é possível criar uma lista de contatos, encontrar oportunidades de trabalho ou aperfeiçoamento, divulgar vagas e assuntos profissionais, encontrar pessoas por meio de contatos de pessoas que você já conhece, e encontrar referências sobre pessoas.

Com o propósito de conectar candidatos a recrutadores de empresas, o site atrai diversos jovens todo ano, que estão em busca de um novo emprego. O LinkedIn conta hoje com cerca de 400 milhões de usuários ativos.

Hoje em dia, já existem empresas que só contratam profissionais pelo LinkedIn, já que o perfil pode servir como uma carta de apresentação. Apesar disso, muitos perfis são incompletos, e os recrutadores encontram dificuldades na hora da avaliação.

Ter um bom perfil, significa ter interesse, preocupação e dedicação. Até mesmo um estudante, que talvez não tenha ainda muita experiência profssional, pode criar um perfil que atraia a atenção de recrutadores.

Sabendo da importância disso, trouxemos algumas dicas para ajudar a melhorar o seu perfil no LinkedIn.

Atenção com a sua biografia

SEMPRE seja sincero e honesto no seu perfil. Lembre-se de que muitas pessoas terão acesso ao seu perfil, desde colegas de trabalho, até gerentes, diretores e clientes. Além disso, invista em um bom resumo, contando quem é você de uma forma simples e profissional.

Use palavras-chave

Para facilitar buscas, você deve definir muito bem a sua profissão e o que deseja. Utilize palavras que descrevam seu perfil. Veja alguns exemplos:

-se você for estudante, a dica é utilizar a palavra “estudante” mesmo, pois essa é a palavra que recrutadores buscam quando procuram alguém com esse perfil.

-se você é um profissional em Tecnologia de Informações, use o termo “TI” ou “Consultor de TI”.

Lembre-se de ter o cuidado para não exagerar e abusar dos termos, e usar apenas o necessário.

A importância da foto de perfil

A foto que você colocará no perfil deve reapresentar a sua imagem profissional. Você não precisa colocar uma foto feita por um fotógrafo profissional, mas é preciso ter alguns cuidados. Nada de fotos borradas, ou muito escuras. Leve em conta também a sua área de atuação: é formal ou informal? O ideal é que a foto represente a sua imagem profissional. Outra questão importante é manter a foto atualizada, então evite utilizar fotos antigas.

Mantenha sempre seu perfil atualizado

Não pense que apenas criar um perfil no LinkedIn é suficiente. É importante que o seu perfil esteja sempre atualizado. Fez um curso no último final de semana? Adicone no seu perfil. Todas as informações relacionadas com o seu trabalho e futuro profissional devem ser adicionadas.

Dicas Extras

– Não se esqueça de colocar uma foto de fundo profissional. Evite colocar fotos muito pessoais. Prefira fundos neutros.

– As empresas também observam o que você preencheu – ou não – no campos “outros”, como projetos de voluntariado, causas, organizações filantrópicas, etc.

– Interagir com seus contatos é muito importante e faz parte da manutenção de relacionamentos. Mande um parabéns quando uma pessoa conseguiu um novo emprego!

– O LinkedIn oferece a possibilidade de ter perfis em mais de um idioma, e isso pode ser muito importante, dependendo da sua área de atuação. Para isso, é preciso clicar na seta ao lado do botão “Ver perfil como” e clicar na opção “criar perfil em outro idioma”. O site espelha as informações atuais e você apenas precisa traduzi-las.

– Apareça antes no Google personalizando sua URL. Você consegue obter uma assinatura mais resumida se personalizar o link com seu nome profissional, e assim, é possível subir nas pesquisas do Google. Para editar sua URL, basta selecionar o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto.

E agora? Preparado para montar um perfil profissional de sucesso?

Se gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

 

 

Leia Também

11 Comments

Leandro

Boas dicas. Até mesmo porque faço parte há algum tempo, mas confesso que eu não sabia do básico.

Reply
Raimunda

Muito bom,o mundo precisa de mudanças,São poucas oportunidades pra jovens de classe humilde,onde encontra pessoas inteligente,cheia de energia capaz de transformá entre ó bem ou mal dependem da porta! DEUS abençoe vocês.

Reply
Job Manuel Pedro

é tão benéfico para todos nós saber se concentrar mas não sabemos o fazer.
com esta aula é bem provável depois de bem treinado, a concentração começará a vir em nós.
por isso muito obrigado caros professores que pelo muito têm feito ao prol do nosso intelecto.

Reply
Mariano justiniano de sousa

Obrigado pela dica adorei e muito gratificante ter oportunidades de pessoas capacitado de interagir em nossas mente e nos transforma-los.

Reply
Alex Cardoso dos Santos

Muito bom ,boa idéia obrigado pela dica no mundo que vivemos tudo muda gradativamente ,por isso continuemos acompanhado as mudanças no mercado de trabalho, ótimas dicas como essas nos ajuda a identificar com nosso trajeto profissional..

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *