5 dicas para preservar sua imagem profissional

Algumas atitudes, que parecem ser inofensivas, podem pegar mal no ambiente de trabalho e até mudar a maneira que as pessoas olham para você. Dentro do ambiente profissional, é preciso cuidar com o que faz, o que fala, e também o jeito de se expressar. Por isso, veja algumas dicas para preservar sua imagem profissional no dia a dia de trabalho:

Abaixe ou desligue o celular

Apesar de clichê, essa dica é muito importante, já que muitos profissionais ainda não a seguem. Deixe o seu celular no modo silencioso, e apenas atenda alguma ligação se for algo muito importante, principalmente em reuniões. Se realmente precisar, antes mesmo da reunião avise que talvez tenha de atender a uma chamada. E sim, mesmo que o uso seja permitido na sua empresa, evite utilizar o celular e foque no trabalho.

Não atenda o celular do colega

O celular do seu colega está tocando direto. Você atende ou espera ele chegar? A dúvida é comum, porém o correto é não atender. O celular é um aparelho pessoal e nunca deve ser atendido por outra pessoa, apenas é claro, se o dono pedir formalmente. Para ser um bom colega no trabalho – e na vida pessoal também – coloque-se sempre no lugar do outro, e pergunte a si mesmo “eu gostaria que fizessem isso comigo? Eu gostaria que falassem isso de mim?”.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Cuidado com as redes sociais

Infelizmente, as redes sociais podem atrapalhar a sua imagem no ambiente profissional. Em primeiro lugar, evite sair adicionado todas as pessoas do trabalho. Se você utilizar uma rede social profissional, como o LinkedIn, tudo bem. Porém em outras redes sociais, deixe para adicionar apenas amigos e familiares. Cuidado também com o que posta, o que curte e o que compartilha. Não faça comentários relacionados ao trabalho ou à empresa nas redes sociais, mesmo aqueles considerados como “brincadeira”. Durante o horário de trabalho, evite utilizar as redes sociais. Deixe para acessar no intervalo ou fora da empresa. Não é legal que outras pessoas vejam você curtindo, comentando ou compartilhando coisas enquanto deveria estar trabalhando.

Lembre-se de que você está sendo observado

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de que estão num ambiente profissional e que estão sendo observadas, em todas as suas atitudes. O que você fala, o jeito que se expressa, suas dicas e ideias, e até o que você curte, comenta e compartilha nas redes sociais, assim como já falamos na dica anterior. Cuidado para não cair em contradição! Imagine a seguinte situação: você recusou um convite para uma reunião ou para um almoço, afirmando que tinha outro compromisso, mas acaba compartilhando outras informações nas redes sociais. Quando estiver no trabalho, foque nisso. Não minta, nem faça fofoca, achando que seus colegas ou superiores não vão descobrir. O que você fala sobre outra pessoa, diz muito sobre você. Então, novamente, lembre-se de que você está sempre sendo observado.

Evite comentários negativos

Por mais que apareça alguma situação difícil, reunião chata ou até um comentário negativo de um colega de trabalho ou do chefe, evite comentar sobre isso dentro do ambiente de trabalho. Jamais fale de outras pessoas, e cuidado com os comentários e a maneira que você se expressa. Piadas devem ser evitadas e brincadeiras devem ser feitas com moderação, desde que não estejam relacionadas à pessoas ou que transmitam insatisfação com o trabalho. Imagine a seguinte situação: um colega vai tirar férias e você fala, sem querer, que ele é sortudo. Parece uma simples brincadeira, certo? Porém, alguém pode entender que você não está feliz no trabalho. Simples palavras podem comprometer a sua imagem, por isso, pense muito bem antes de falar.

Veja abaixo um vídeo muito interessante sobre postura profissional:

Por fim, lembre-se de ser você mesmo, ter educação, ética profissional, e tratar todos com respeito.

Se você gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

138 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas, simples, mas que muitas vezes dependendo do estado de espírito, essas situações podem acontecer!

    Obrigada

    • Boas dicas, essas coisas realmente acontecem no trabalho e as vezes não nos damos conta de que estamos sendo inconvenientes. Obrigada.

    • Boa dica , é bom sempre lembrar que apesar de estarmos na segunda casa , não nos dá o direito de nós comportarmos conforme bem entendemos .

    • Muito bom , são coisas do nosso cotidiano que as vezes esquecemos de algumas delas .
      Nos ajuda muito, tanto no trabalho como também na nossa vida pessoal mesmo .
      Obrigada.
      Deus lhe abençoe .

  2. Excelentes dicas, apesar da maioria dos profissionais já conhecerem, muitos não as praticam, portanto sempre é bom relembra-las!
    Obrigado

  3. Um boa dica! Infelizmente alguns trabalhadores, estão utilizando bastante as redes sociais, e não é para produzir melhor na empresa, só que eles necessitam hoje de cumprir metas apertadíssimas, e se descuidam com as redes sociais, terminam usando para divertir-se, esquecendo da observação feita pelos seus superiores hierárquicos e do desemprego que assola o nosso país!

  4. Bom dia,
    Excelentes dicas, vou aplicar no meu dia a dia. Muito obrigada. Já compartilhei com meu marido.
    Grata.
    Roze

  5. Bom dia, muito bom sua pontuação em relação nossa postura no trabalho, mas as vezes devido a situação que passamos lá dentro é difícil segui-las.
    Mas temos que tentar,obrigada

  6. Ótimas observações, somos assim é realmente não nos preocupamos com o olhar do colega… Abriu meus olhos mais uma vez, mesmo há sendo meu comportamento no que comentado… Gostei muito

  7. São excelentes dicas👍, pois as vezes penso que algumas brincadeiras pra mim são saudáveis, e com certeza não são. Vou me policiar mais depois dessa leitura, Valeu e Obrigado mesmo.

  8. Muito importante sempre estar atento a tudo que se refere ao ambiente de trabalho e as dicas aqui passadas foram de grande importância!! 🙏🙏

  9. Muito interessante. Muita das vezes baixamos de desempenho, nao atingimos os objetivos por detalhes pequenos e k importam muito para o sucesso.

  10. Sao coisas simples que acontecem no nosso dia dia,mas se nao prestarmos atencao nos dara imagem negativa.As dicas sao maravilhosas.

  11. Bom dia. Essas dicas são realmente importantes e necessitam serem colocadas em prática no ambiente profissional. Obrigado.

  12. Muito importante, Dicas ótimas e com conteúdo! elas sendo bem aplicadas agregam e muito no nosso dia dia de trabalho !

  13. Excelentes dicas, devemos ficar atentos a elas e praticá-las no dia a dia, não só no ambiente de trabalho, mas como regras de bons comportamentos e respeito ao próximo.

    • Achei ,muito construtiva as dicas ,pois as vezes em pequenas coisas , falhamos e pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia!!

  14. Excelentes dicas. Muita ética, cuidado. E “O que você fala, diz muito sobre você ” é corretíssimo.
    Parabéns e obrigada.

  15. Excelentes, as dicas.
    As vezes falamos algo pensando que é simples e que é uma forma de dizer que estamos felizes pelo outro, mas a forma como nos expressamos pode ser entendida de outra forma.

  16. Verdade passei por situação como estás entrei numa empresa oriental como auxiliar de cozinha hoje sou chefe lá dentro aprendi muitas coisas passei por situação como estás até aprender a liderar uma equipe de 18foncionarios maz graças a Deus hoje td sobre controle

  17. A maioria sabem dessa dicas o problema no ambiente de trabalho às pessoas acham que estão em casa faz tudo bem quer isso é um hábito, celular é o que mais atrapalha na vida de todos.

  18. Ótimas as dicas! Nós temos o péssimo hábito de criticar os outros. E esquecemos de olhar o nosso próprio umbigo. Antes de falar de alguém pelas costas ou seja fazer alguma critica. Se colocar na posição da pessoa antes. Ressaltando, toda regra tem excessão, tem muita gente que não age dessa forma.

  19. Bom dia, em verdade digo que estes são ensinamentos basicos e muitos de nos leu, so que não vamos levar a peito, por orgulho ou por se super estimar. o verdadeiro proficional e umilde. Obrigado.

  20. Ola Dra. MUito obrigado pelas dicas. exigem um exercicio diario para por em pratica. A pressao exigida no ambiente de trabalho, as injusticas, as desigualdades de tratamento e beneficios fazem com que a nossa personalidade seja posta em causa. Todas as empresas ou instituicoes do Estado deveria ter um psicologo que daria essas dicas e outras para tornar o ambiente de trabalho menos pesado e acolhedor.

  21. Dicas ótimas, muitas vezes achamos que podemos confiar nos colegas e nem sempre podemos atribuir essa confiança a uma pessoa que é apenas colega de trabalho

  22. Excelentes, não podemos deixar cair o esquecimento e pratica-las dentro do possível, uma vez que existem vários outros fatores que influenciam diretamente na nossa postura profissional.,

  23. mui boa todas as dicas eu apesar de trabalhar em um local isolado mesmo assim sinto que estou prejudicando meu trabalho. porque estou o tempo todo no celular. E justamente hoje fui adivertido sobre o uso do mesmo.

  24. Moço d Deus!amei as dicas!Estava precisando dmais delas e não sabia.Quase todas serviram de advertencias para mim!Muitíssimo obgado mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui